Na Política

Biblia Online

03/11/13 | 21:59h (BSB)

“Queremos apoiar aquele que vai ganhar”, diz vereador Jony Marcos

“Seguiremos os critérios da ética, dos bons projetos para o Estado, e a aliança melhor”, diz vereador

Ampliar Foto

Jony: com quem ganhar

Por Adriana Freitas

 

Em seu terceiro mandato na Câmara Municipal de Aracaju (CMA), o presidente estadual do PRB, o vereador pastor Jony Marcos, fez uma avaliação do cenário político de Sergipe particularizando o PRB para as  eleições de 2014 em entrevista ao Universo Político.com. Segundo ele, o PRB só definirá qual grupo vai apoiar em 2014, mas o vereador deixou claro que o partido apoiará quem tiver mais condições de vencer as eleições. “Nós queremos apoiar aquele que vai ganhar, até porque o PRB tem essa posição de apoiar quem vai ganhar e dar sustentação a quem ganha”, ressaltou, mesmo depois de lideranças do PRB nacional darem a palavra de que o partido estará no palanque do pré-candidato Eduardo Amorim (PSC). Confira a entrevista completa:

 

O PRB já definiu quem apoiará nas eleições de 2014?

O PRB não tem compromisso de apoiar nenhum nome para o governo.  Temos três nomes que se destacam: o governador Jackson Barreto, o nosso querido Eduardo Amorim e, possivelmente, o prefeito de Aracaju, doutor João Alves. Temos esses três nomes e vamos definir o posicionamento do PRB na data certa - que é ano que vem. Até porque o PRB participa do Governo do Estado.

 

Quais os critérios o PRB adotará para definir qual partido apoiará?

Seguiremos os critérios da ética, dos bons projetos para o Estado, e uma aliança que seja melhor para o PRB. Nessa avaliação nós respeitamos os três possíveis nomes dos candidatos e entendemos que todos os três candidatos reúnem as condições para que o nosso partido possa apoiá-los. Não rejeitamos, nem excluímos nenhum dos três. Aquele agrupamento que tiver a melhor coligação, certamente, vai receber o nosso apoio. Nós queremos apoiar aquele que vai ganhar, até porque o PRB tem essa posição de apoiar quem vai ganhar e dar sustentação  a quem ganha. Por exemplo, nós não apoiamos o prefeito João Alves, mas, hoje, damos sustentação, pois não vemos vantagem em ser oposição só por ser oposição. Não posso dizer que vou torcer para que um candidato se der mal só porque não foi o grupo que apoiei, pois o prejuízo será para o povo.

 

Como o senhor avalia as pré-candidatos  Eduardo Amorim e do governador em exercício Jackson Barreto?

São grandes nomes. Jackson Barreto talvez fosse o mais merecedor de ganhar as eleições por causa da sua história. Já o senador Eduardo Amorim, é um jovem político que se destacou muito nos últimos tempos. Um grande parlamentar com deputado estadual, sendo o mais votado e como senador também foi o mais votado. Todos os dois são grandes nomes para serem apreciados pela população de Sergipe. Acho que o estado é privilegiado por ter nomes que reúna competência. Como também o prefeito João Alves, que dispenso até comentários. Já foi governador e o povo já conhece o trabalho dele. Agora o momento é focar nos mandatos que o partido tem, e hoje o partido tem um grande nome governando uma cidade do estado que é o prefeito Pastor Heleno.

 

Qual a expectativa do partido para as eleições de 2014? Quantos deputados federais e estaduais o partido pretende eleger?

Nossa expectativa é fazer aquilo que Sergipe permite, naturalmente é permitido que se faça um deputado federal, salvo algumas exceções como o PT que elegeu dois deputados. O pré-candidato a deputado federal do partido sou eu, pois já tenho três mandados de vereador e acho que isso já me capacitou através do traquejo do parlamento que me deu uma bagagem para que eu possa disputar a eleição de deputado federal e consiga fazer um bom mandato. O PRB é um partido jovem que na sua primeira eleição elegeu o vice-presidente José de Alencar, grande lutador contra uma enfermidade terrível, grande empresário que contribuiu muito para o nosso país.

 

O PRB conta com grandes lideranças, a exemplo de Jairo da Glória e do ex-prefeito de Estância, Ivan leite. Como avalia o fortalecimento do partido com a filiação dessas lideranças?

Tivemos filiações importantes como Jairo da Glória que quase não se elegeu prefeito de Glória por 100 votos. Temos o Ivan Leite, ex-prefeito de Estância, ex-deputado estadual, um grande nome da política brasileira.  E será um grande quadro para o partido para qualquer indicação a cargos majoritários, podendo ser candidato a deputado estadual também. Nada se define sobre a eleição esse ano.

 

Em relação à Câmara de Vereadores, o senhor vem cobrando a volta do Plano de Diretor à Câmara Municipal. A expansão mobiliária é a sua maior preocupação?

Falei aqui na Câmara sobre os paradoxos do Plano Diretor porque os vereadores bloquearam na Justiça o PL que está parado, mas enquanto isso  a expansão imobiliária está crescendo. Na avenida da Orla, tem uma construtora levantando um prédio na primeira rua, se valendo do PD antigo. Quem foi barrar o PD na justiça foi pensando que estava impedindo a exploração imobiliária, mas só que permanecendo o antigo a expansão continua. Quem foi pensando que iria frear as construtoras tinha essa intenção, ou de favorecer as construtoras? O vereador vem dar um discurso na tribuna, mas o que estão querendo é outra coisa. A paralisação do Plano Diretor pela justiça é de interesse de quem? Interessa as construtoras e quem pediu foi justamente os vereadores da oposição.

 

Quais problemas futuros a não atualização do Plano Diretor pode trazer para Aracaju?

Não estamos cumprindo normas. O PD precisa ser revisto a cada cinco anos e nós já estamos completando quase 15 anos sem revisão. Essa casa está faltando com o povo. De quem é a culpa? A justiça agiu de acordo com atitude dos vereadores, sendo que dois deles não estão mais no parlamento e eles foram até a justiça. Nós estamos descumprindo normas, não cumprindo prazos e a população está perdendo com isso. O nosso PD é arcaico como o nosso Código Penal, Código Civil, o nosso regimento interno dessa casa e o nosso parlamento funciona de vente em polpa, mas produz pouco. Quando digo isso não estou me referindo à criação de leis, mas em fiscalizar o cumprimento das leis que já existem e refazendo as leis arcaicas.

 

Da redação Universo Político.com



24-04-2024
 

 

 

Resultados - Elei��es

 

Setransp

 

Setransp

 

Setransp

 

 

Parceiros

 

 

Fazer o Bem

 

Ciclo Urbano

 

Adjor

 

Sindjor

 

 

Twitter