Na Política

Biblia Online

30/09/13 | 02:02h (BSB)

Anderson pede sensibilidade de João, e o aconselha a não disputar governo

“É um projeto que visa atender classes mais necessitadas”, diz ele, insistindo na redução de tarifa

Por Adriana Freitas

 

Mesmo diante dos impasses que devem se estender por essa semana, o vereador Anderson de Tuca (PRTB) insiste em seu projeto para redução da tarifa de ônibus de R$ 2,45 para R$ 1,00 aos domingos. A proposta não identifica a fonte de custeio para subsidiar como manda a Lei Orgânica, mas já está preste a passar pela aprovação na redação final na Câmara Municipal de Aracaju, entretanto, pode ser revista pelos vereadores, ou, simplesmente, ser vetado pelo prefeito. Por isso, Anderson apela: “esperamos que o prefeito João Alves venha se sensibilizar, aguardamos ansiosamente que o nosso prefeito, que nós votamos, venha sancionar esse projeto”. O mesmo vereador, comentando sobre eleições, aconselha o prefeito João Alves a não disputar o governo, e destaca que seu compromisso para 2014 está apenas com a deputada Angélica Guimarães (PSC). “Ele (João) está começando um trabalho agora, acho que temos que construir a nossa história”, disse ele. Leia mais:

 

O senhor está preparado para a possibilidade de seu Projeto de Lei para redução do valor da tarifa do transporte coletivo aos domingos ser barrado, seja pelo prefeito ou mesmo com a Câmara, que articula rever a aprovação da proposta?

A gente sabe que é um projeto que visa atender as classes mais necessitadas, em especial aos trabalhadores que querem ter momento de lazer como, por exemplo, pegar a sua família para ir à praia. A gente sabe que o transporte coletivo também precisa mudar e muito, então esperamos o aumento de linhas com a licitação, uma bandeira que também levantamos, venha trazer benefícios. Esperamos que o prefeito João Alves venha se sensibilizar com a situação, e aguardamos ansiosamente que o nosso prefeito, que nós votamos, venha sancionar esse projeto tão importante para o povo de Aracaju.

 

Qual a previsão para conclusão desse processo de aprovação e entrar em vigor ou ser vetado?

Tudo depende da saída do projeto dessa casa. Acho que no prazo de 15 a 20 dias o projeto seja enviado para o executivo que tem um prazo para resolver. Em torno de 25 o prefeito tem que enviar o veto ou a sanção.

 

E quanto ao subsídio que projetos nesse aspecto deve ter, conforme a Lei Orgânica do Município?

Não acredito que o projeto vá oferece custo para a Prefeitura de Aracaju. Em Salvador um projeto semelhante funcionou sem causar custos. A Prefeitura Municipal de Salvador ia entrar com uma contrapartida, mas nem precisou porque aumentou a renda com o projeto, aumentou o número de passageiros, e eles querem agora ampliar o projeto. Mas se aqui ainda for o problema a fonte de recurso apresento uma emenda citando a taxa de gerenciamento, mas friso que o projeto não tem custo.

 

O senhor disse que recebe diariamente reclamações da população e mesmo sendo aliado não vai deixar de cobrar do prefeito. Não vê problema em estar desgastando sua relação com o prefeito?

O que eu digo sempre é que somos aliados, mas não somos alienados nesse sentido e temos que ajudar a construir junto com o prefeito uma cidade com qualidade de vida. Acredito que não vai haver nenhum desgaste porque acho que ele vai se sensibilizar com essa situação e com fé em Deus ele vai aprovar esse projeto.

 

Quais as principais reclamações que o senhor ouve da população?

A questão das ruas é uma das reclamações frequentes, por isso estamos cobrando do prefeito que o programa Rodando no Macio realmente comece com mais gás. As pessoas também cobram a questão da energia e nós levamos para a Energisa ou Emurb porque a gene não se esconde e faz um mandato participativo. Já pedi a reforma da praça Dom José Tomaz que ficou de fazer o modelo arquitetônico da praça e me garantiu que até o mês de outubro sairia um projeto para que se possa fazer a licitação, pois se trata de uma praça muito importante. Então a gente cobra e espera muito do prefeito João Alves Filho.

 

Quanto ao transporte por táxi lotação, o senhor é favorável à regulamentação daqueles que hoje são considerados táxis clandestinos?

A princípio temos que nos preocupar com as 2.080 concessões que é capaz dos taxistas perderem essas concessões. Acho que temos que resolver um problema de cada vez. Acho que temos que oferecer melhores condições de transporte, principalmente, aos moradores do bairro Santa Maria, pois sabemos que o número de ônibus lá é pequeno e a população chega a 70 mil habitantes e a população necessita de um transporte de qualidade.

 

Em relação às eleições de 2014, como o senhor avalia a possibilidade de o prefeito João Alves (DEM) ser pré-candidato a governador do Estado?

Se eu tivesse o poder de dizer ao prefeito na condição dele não sairia candidato a governador porque ele está começando um trabalho agora, e acho que temos que construir a nossa história. Se me perguntasse se eu queria ser candidato a deputado estadual eu diria ‘Deus o livre’, pois acho que temos que construir a nossa história aos poucos e tenho certeza que o prefeito ainda vai mostrar muitas coisas. E espero que ele seja o melhor prefeito que Aracaju já teve.

 

O senhor não acha que o prefeito pode levar em consideração a “história” de experiência vinda de outros mandatos como ex-governador, inclusive, e o destaque agora nas últimas pesquisas eleitorais?

Acho que cada período eleitoral é uma história, inclusive as eleições municipais mostraram isso com a renovação da Câmara. A forma de fazer política foi mudada, pois entraram nove vereadores e a população está atenta a quem tem compromisso e quem realmente quer mostrar serviço. Acho que ele também está revendo seus conceitos como candidato e acredito que ele não será candidato.

 

O vereador Anderson de Tuca já tem sua preferência para essa disputa ao governo em 2014?

Ainda não tenho candidato e ainda estou pensando. O nosso partido é ligado a Eduardo Amorim, mas não tenho compromisso com o pré-candidato Eduardo Amorim, apenas tenho compromisso com a deputada Angélica Guimarães porque foi a única pessoa que na minha caminhada me ajudou. Tenho compromisso com a deputada, mas que não impede o apoio a Eduardo Amorim, mas ela sabe dos meus posicionamentos e que tem que me convencer que merece o meu voto.

 

Da redação Universo Político.com



20-04-2024
 

 

 

Resultados - Elei��es

 

Setransp

 

Setransp

 

Setransp

 

 

Parceiros

 

 

Fazer o Bem

 

Ciclo Urbano

 

Adjor

 

Sindjor

 

 

Twitter