Na Política

Biblia Online

22/07/13 | 05:48h (BSB)

Jailton: "Aracaju não conseguiria compreender aproximação João e PT"

Sobre o Município, vereador diz que falta secretarias funcionarem e João agir sobre nomeados por Edvaldo

Por Raissa Cruz

 

"Nós temos problemas na administração municipal, e acredito que muitos desses problemas são em virtude das secretarias ainda não estarem funcionando de forma efetiva". A avaliação é do vereador Jailton Santana (PSC), que nesta entrevista cobra do prefeito uma posição sobre aqueles nomeados na gestão do ex-prefeito Edvaldo Nogueira (PCdoB) que permanecem na administração Municipal, e, ao comentar sobre a proximidade do governador em exercício Jackson Barreto (PMDB) e o prefeito João Alves (DEM), alfineta o PT: "preocupação maior do PT é perder espaço para uma composição do DEM ". Jailton cobra ainda retorno do apoio do PSC, e pondera: "jamais poderia pensar em uma aproximação política em João Alves, PMDB, PT e companhia. O povo de Aracaju não conseguiria compreender uma aproximação política dessa".

 

Qual a avaliação do senhor para esse primeiro semestre na Câmara?

É primeiro mandato para maioria dos vereadores, mas com uma participação intensa nas sessões e nos debates voltados para as questões da capital, como a questão do transporte, por exemplo. Os vereadores sendo recebidos pelo prefeito para apresentar suas defesas, então acredito que tem sido de forma positiva.

 

A gestão de João Alves têm seguido os caminhos que o senhor defendia, quando apoiou sua eleição?

Nem tudo é maravilhas, nós temos problemas na administração municipal, e acredito que muitos desses problemas são em virtude das secretarias ainda não estarem funcionando de forma efetiva. Por exemplo, na saúde, o governo ainda não deslanchou, embora tenha avaliado que com as Organizações de Saúde isso tende a melhorar com a presença da iniciativa privada. A Emurb sabemos que tem trabalhado com dificuldades, mas vejo o empenho do secretário de infraestrutura em consertar o que encontrou de errado. Porque Aracaju havia sido tomada de buracos, isso devido à falta de manutenção das vias que há muito tempo não vinha sendo realizada. Então, mostrei um ponto negativo, a saúde, e mostrei um positivo, a Emurb. Acho que o prefeito também deve tomar uma medida mais dura com aqueles da gestão anterior que ainda ocupam cargos. Já há inclusive reclamação de outros vereadores e da senadora Maria do Carmo (DEM), de que muitos cargos na saúde ainda estão sendo ocupados por pessoas da gestão passada, e em outras secretarias também. Estamos vendo muita cara antiga nas secretarias.

 

O senhor mostra insatisfação com algumas secretarias, então concorda com o secretário de Estado da Casa Civil, Silvio Santos (PT), quando ele diz que nada mudou em Aracaju com o prefeito João e têm secretários arrogantes no Município?

Não é só uma questão de Jailton Santana, mas de mais vereadores, mas repito que é impossível pegar uma administração como Aracaju, vinda das mãos de Edvaldo Nogueira, e de um grupo que governa há 30 anos, e a cidade não evoluiu. Aracaju parou no tempo. Então com todo respeito que eu tenho a Silvio Santos, falar de João Alves que está só há seis meses e criticar secretários chamando de arrogantes, acho que arrogância maior foram dos últimos chefes do executivo do governo dele. E Silvio perdeu a oportunidade de fazer uma autocrítica da gestão ruim que ele fez parte, inclusive como secretário de saúde. Temos um transporte público em Aracaju que está à beira da falência. E a gente não pode culpar somente a iniciativa privada, porque quem tem o poder de gestão sobre o sistema é o Município de Aracaju. E o que nos vimos de investimento no transporte nesses últimos anos? Na área de saúde muitos postos foram fechadas, fechamento também de escolas.

 

Durante seu programa de rádio na Ilha FM, quando o senhor comentava dessa critica de Silvio a João Alves, o suas palavras no arremate foram: “toma João! Ai João o que Silvio diz de você!”. Para o senhor faz parte da base do governo, esse alerta a João passa pela possibilidade especulada de o prefeito se aliar ao governo para disputa de 2014?

João desde que assumiu vem tentando, de forma administrativa, manter um bom relacionamento com o governo do Estado, e isso é bom. Mas a maior preocupação de Silvio Santos, com essas criticas, é João estar fazendo uma composição política com o PMDB, de Jackson Barreto que deve disputar o governo. A preocupação maior do PT hoje é perder espaço para uma composição do DEM para as eleições do próximo ano. O que, de qualquer forma, eu acredito que não vai acontecer. Não acredito que João possa se aliar ao PT e ao PMDB em Sergipe, ai seria a tragédia política.

 

Como o seu partido, PSC, tem observado essas possíveis alianças entre João, PMDB e, talvez, o PT? O partido, que tem seu candidato próprio, o senador Eduardo Amorim, para uma possível disputa ao governo, espera ainda o apoio de João em 2014?

Nós fizemos uma composição política na eleição passada, trazendo não só o apoio do PSC, mas de todo o seu grupo, para que João pudesse se eleger. As parcerias políticas foram realizadas entre os líderes do PSC e os Democratas, então eu acho que essa seria a hora do partido retribuir o que foi feito pelo nosso grupo. Mas há também espaço para todos. Pode ocorrer de João Lançar uma candidatura ao governo, e é natural. Mas jamais poderia pensar em uma aproximação política em João Alves, PMDB, PT e companhia. Seria inadmissível para história política, o povo de Aracaju não conseguiria compreender uma aproximação política dessa, com João e PT, por exemplo. O PSC não integra o governo municipal ocupando secretarias, nosso apoio foi para que ele se elegesse, vai esperar o mesmo.

 

Voltando à Câmara...Os vereadores têm interesse de retomar a discussão sobre o projeto de Revisão do Plano Diretor neste próximo semestre?

Alguns pontos do projeto foram barrados pela Justiça e o prefeito já sinalizou até em querer rever o projeto. Ainda não houve novas informações sobre a situação do plano na Justiça, mas há expectativa é de que o prefeito apresente o novo projeto o quanto antes para votação na Câmara.

 

O vereador Jailton planeja apresentar, e colocar em destaque, algum projeto seu?

Estou buscando reapresentar alguns projetos que na Legislatura passada foram reprovados, muitos nem sequer foram votados, por interferência do Executivo no Legislativo, à época. Um deles foi sobre o parcelamento do ITBI, e com a atual Legislatura, considerando a importância do projeto, nós já conseguimos derrubar o veto, e vamos colocar em votação. Outro é o projeto que trata da proibição da cobrança pela remoção dos postos instalados pela energiza em frente a residência, garagem e alguns órgãos de Aracaju, outro é sobre a cobrança fracionada dos estacionamentos no Centro, então estaremos reapresentando esses e outros.

 

Da redação Universo Político.com



11-12-2017
 

 

 

Resultados - Eleições 2016

 

Setransp

 

 

Parceiros
TPM

 

Tudo Salvo

 

 

Fazer o Bem

 

Ciclo Urbano

 

Adjor

 

Sindjor

 

 

Twitter