Na Política

Biblia Online

04/10/12 | 12:32h (BSB)

Simone: “Deus decide, mediante o povo”

Ampliar Foto

Simone:

A vereadora Simone Gois (PT) comenta nesta entrevista a aceitação da sua campanha pela reeleição nas ruas de Aracaju, a indicação que fez para a reforma da praça da Palestina, que leva o nome do seu pai, o episódio da Veneza, quando precisou desmentir um colega da Câmara de Vereadores, e fala ainda da fé em Deus que devolverá a saúde do governador Marcelo Déda.

 

A senhora concedeu uma entrevista na Ilha FM, na semana passada e, entre outras, coisas disse que se tiver que agir como o vereador Danilo Segundo agiu no bairro Veneza deixa a vida pública. O que motivou a senhora, vereadora?

A política, infelizmente, sempre foi um terreno fértil para a perfídia, enganação, mentira e outras formas negativas de o ser humano agir contra o próximo. Em ano de eleição, os excessos aparecem mesmo. Não sei o que passou pela cabeça do vereador Danilo Segundo, mas recebi um telefonema de um amigo que reside na Veneza me informando que ele estava naquele bairro e, ao passar em frente a uma residência onde há uma placa da vereadora Simone Gois, apontou e disse no microfone: ‘se ela entrar aqui na Veneza não sabe sair’. Fiquei muito triste com este episódio. Não apenas porque, ao contrário do que ele disse, ando e tenho amigos na Veneza, mas também porque não faço política assim. Escutei na Ilha FM, no programa de Gilmar Carvalho, que ele tinha feito algo parecido com o vereador Emmanuel Nascimento, que dava entrevista no momento. Não pensei duas vezes: aproveitei a audiência de Gilmar para trazer a verdade à tona. Não só o desmentir como disse a frase que você usou em sua pergunta. E falei sério. A forma como você trata as pessoas tem a ver com a educação que sua família lhe dá. E até em respeito à memória do meu pai, seu José Andrade Gois, não poderia me permitir jamais aproveitar a ausência de um colega de parlamento para mentir e tentar enganar pessoas na Veneza ou em qualquer outro lugar, desgastando a imagem de ninguém. De fato, se tiver que agir como o vereador Danilo Segundo agiu no bairro Veneza deixo a vida pública. Mas isso já foi superado. Deus não pode habitar um coração magoado.

 

A propósito, como a senhora avalia a campanha?

Exceto Elber Batalha Filho, todos nos vereadores estamos nas ruas, tentando dar continuidade aos nossos trabalhos renovando os mandatos. Todos nós trabalhamos, cada um ao seu modo, e esperamos, óbvio, o reconhecimento da população de Aracaju. Particularmente, dentro do que a legislação eleitoral permite, estou dando o meu máximo. Não paro um segundo. Acordo às 6h e vou até meia noite, contando com o lado dona de casa de Simone Gois. Da mãe Simone Gois. Como mulher, você sabe que o trabalho não termina quando chegamos em casa. Sempre estou conciliando os trabalhos na Câmara, da campanha e do lar. Mas o que vejo nas ruas me estimula. Muita gente que diz que votou em mim há quatro anos, fala que votará outra vez. Pessoas que não conheço dizem que me viram na TV e gostaram de mim. Outras acompanham o nosso trabalho. Há também eleitores que dizem que só votaram a primeira vez por causa do meu irmão, o ex-vereador Sérgio Gois, mas, agora, votam por causa de mim mesmo. Em fim: estou otimista, mas com os pés no chão. A Bíblia ensina que o querer e o realizar pertencem a Deus. É Deus quem decide mediante o povo. Então, como em tudo na vida, temos que fazer nossa parte, mas estarmos preparados para respeitar a vontade de Deus. Espero que seja da vontade dele a reeleição de Simone Gois (risos).

 

A senhora apresentou uma indicação na Câmara Municipal de Aracaju para que a praça que leva o nome do seu pai, José Andrade Gois, na Palestina fosse reformada. As obras estão sendo tocadas, mas essa indicação não foi no primeiro ano do seu mandato? Porque só agora as obras foram iniciadas?

Como você mesmo falou, a vereadora Simone Gois apresentou uma indicação para que a Prefeitura de Aracaju fizesse a reforma. No caso dos Projetos de Lei, nós vereadores temos autonomia para apresentá-los, como fiz no caso do projeto da cooperativa dos catadores de materiais recicláveis, criando um local para que estes trabalhadores levem o material para ser tratado e, lá mesmo, saiam com mercadorias para comercializar, ou outro projeto nosso sobre a ampliação do horário de atendimento nas agências bancárias de Aracaju. Mas vereador não tem poder para mandar reformar praça ou pavimentar rua. O vereador sugere. Busca junto ao prefeito. Pressiona no bom sentido. Mas a coisa só sai do papel mesmo quando o prefeito decide. E, essa decisão passa por uma palavra chamada prioridade. Quando apresentei a indicação, lá atrás, havia uma fila muito grande de problemas pedindo solução. E o prefeito foi atendendo. A nossa vez foi agora. Acredito que a comunidade sabe que nasci e me criei na Palestina e que tanto eu como meu irmão, Sérgio Gois, sempre olhamos para o bairro com amor. Reflita comigo: qual o filho não priorizaria uma praça de um lugar que nasceu, tem vários amigos e ainda o nome é do seu pai? Se eu pudesse, a praça já estava pronta há muito tempo. Mas o importante é que vai ficar linda.

 

Nos seus programas na TV e no rádio, a senhora sempre encerra com a frase “que Deus esteja no controle de nossas vidas”. A senhora é evangélica?

Eu prefiro dizer que sou cristã. Que o nosso propósito nesta vida é conseguir a salvação - e que isso só é possível aceitado Jesus Cristo como nosso senhor e salvador. E quando digo que Deus está no controle de nossas vidas, estou apenas divulgando o que está na palavra de Deus. Um dos maiores problemas da humanidade é a dificuldade de entender ou aceitar que não decidimos nada. Não temos nada. Somos mordomos de Deus. Quando ele chama, tudo fica aí para outro mordomo cuidar. E quando ele chama não tem homem que consiga desobedecê-lo. Ele está ou não no controle?

 

Dentro dessa fé, o que a senhora diria ao governador Marcelo Déda, que atravessa um momento muito difícil, com um câncer no estômago?

Deus está no controle. Deus nunca falhou e nunca falhará. Para Deus, nada é impossível. Muita gente já passou por problemas semelhantes ou até piores e, mediante a fé, hoje dão testemunhos do poder de Deus. Governador, tudo é possível ao que crê. Fé.

 

Da Folha Exclusiva



25-04-2024
 

 

 

Resultados - Elei��es

 

Setransp

 

Setransp

 

Setransp

 

 

Parceiros

 

 

Fazer o Bem

 

Ciclo Urbano

 

Adjor

 

Sindjor

 

 

Twitter