Na Política

Biblia Online

Tamanho da letra

07/06 | 10:06h

Toni Garrido comemora 15 anos de Tamar Aracaju

O ano de 2017 é de comemoração em Aracaju. Em junho o Projeto Tamar completa 15 anos de funcionamento em prol da conservação das tartarugas marinhas. Além disso, é um mês muito especial para conservação da natureza, comemora-se o dia mundial do meio ambiente, 5, o dia mundial dos oceanos, 8 e o dia internacional da tartaruga marinha, 16. Para unir essas datas e celebrar a vida das cinco espécies de tartarugas marinhas que existem no Brasil, o Projeto Tamar realizará um evento comemorativo no dia 13 de junho (terça-feira) com a participação de artistas sergipanos e nacionais. As comemorações iniciarão às 18h com apresentação do Barco de Fogo, nos Lagos da Orla de Atalaia. A partir das 20 horas no espaço cultural do Tamar, terá as apresentações dos sergipanos DJ Kaska, Burundanga e Zé Tramela, e também do renomado artista nacional Toni Garrido.

Inaugurado no dia 13 de junho de 2002, o Tamar de Aracaju é o primeiro oceanário do Nordeste. Instalado na praia da Atalaia, a 500m do mar na forma de uma tartaruga marinha, funciona como núcleo de sensibilização e educação ambiental, além de oferecer lazer, entretenimento e serviços. Junto com a loja é uma estrutura fundamental de geração local de emprego e renda, arrecadando recursos para as ações de conservação das tartarugas marinhas, sendo um importante meio de comunicação com a sociedade, sensibilizando mais de 1 milhão e 700 mil pessoas, cerca de 160 mil visitantes por ano.

Em 35 anos de parceria Tamar e Petrobras já liberaram em Sergipe mais de 7 milhões e 180 mil filhotes de tartarugas marinhas ao mar, marco esse que também será comemorado no dia 13. “Esse número representa os esforços empreendidos aos longo de 35 anos, com a ajuda da comunidade hoje conseguimos garantir com que mais filhotes cheguem ao mar e retornem daqui a 20 anos para desovar” comenta César Coelho, coordenador do Projeto Tamar em Sergipe.


TAMAR

O Projeto TAMAR começou nos anos 80 a proteger as tartarugas marinhas no Brasil. Com o patrocínio da Petrobras, por meio do programa Petrobras Socioambiental, hoje o projeto é uma soma de esforços entre a Fundação Pró-TAMAR e o Centro Tamar/ICMBio. Trabalha na pesquisa, proteção e manejo das cinco espécies de tartarugas marinhas que ocorrem no Brasil, todas ameaçadas de extinção: tartaruga-cabeçuda (Caretta caretta), tartaruga-de-pente (Eretmochelys imbricata), tartaruga-verde (Chelonia mydas), tartaruga-oliva (Lepidochelys olivacea) e tartaruga-de-couro (Dermochelys coriacea). Protege cerca de 1.100 quilômetros de praias e está presente em 25 localidades, em áreas de alimentação, desova, crescimento e descanso das tartarugas marinhas, no litoral e ilhas oceânicas dos estados da Bahia, Sergipe, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Ceará, Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo e Santa Catarina.

SHOW TONI GARRIDO
Data -13 de junho de 2017
Horário -a partir das 20h00
Local -Projeto TAMAR, Av. Santos Dumont, 1010, Atalaia, Aracaju, Sergipe.
Mais informações: (79) 3243 3214, das 09h00 as 12h00 e 14h00 as 18h00.

Da Assessoria de Imprensa




20-10-2017
 

 

 

Resultados - Eleições 2016

 

Setransp

 

 

Parceiros
TPM

 

Tudo Salvo

 

 

Fazer o Bem

 

Ciclo Urbano

 

Adjor

 

Sindjor

 

 

Twitter