Na Política

Biblia Online

Tamanho da letra

29/10 | 16:15h

Projeto sergipano será exposto em Nova York

O projeto ‘Cultura em Foco’, do Instituto de Pesquisas em Tecnologia da Informação (IPTI), parceiro da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia (Sedetec), apresentará a peça Manta de Fuxico Pied de Coq, produzida por artesãos de Santa Luzia do Itanhy, no Museum of Art and Desing New York. A manta fará parte da exposição ‘New Territories’ (em português, Novos Territórios), com abertura na próxima terça-feira, 4 de novembro, que une produtos de design, artesanato e arte da América Latina, analisando tendências.

O intuito da exposição é apresentar colaborações entre pequenas operações de fabricação, junto a artesãos, artistas e designers, fazendo com que o espectador reflita sobre questões da produção e mercantilização das obras, bem como à urbanização, o deslocamento e a sustentabilidade. Os trabalhos representam o que está sendo feito na região, em relação ao uso de materiais reutilizados em estratégias de upcycling (transformar resíduos ou produtos inúteis e descartáveis em novos materiais ou produtos de maior valor, uso ou qualidade) à mistura de competências digitais e tradicionais; e a recuperação do espaço pessoal e público.

A manta entrou para o catálogo da exposição, após uma seleção realizada pela curadora do museu, em viagem ao Brasil ano passado. A coordenadora de projetos do IPTI, Renata Piazzalunga, falou sobre a importância do projeto no Estado. “O projeto vem mudando a vida de pessoas que nunca pensaram em trabalhar com artesanato, promovendo profissionalização, autonomia e empoderamento. O trabalho artesanal não se tornou apenas uma fonte de renda, mas também uma fonte de reconhecimento digno e com repercussão internacional”, comenta.

Hoje, o ‘Cultura em Foco’ trabalha na criação de 5 linhas de produtos, totalizando, aproximadamente, 60 produtos. “Com o aumento da renda média dos artesãos envolvidos e aumento do valor agregado dos produtos, numa média de 2000%, também foi criada uma associação dos artesãos beneficiados pelo projeto, a Associação Cultura em Foco de Santa Luzia do Itanhy”, contou Renata Piazzalunga.

Cultura em Foco

O desenvolvimento dos produtos do ‘Cultura em Foco’, que agrega pesquisa/inovação, produção e comercialização, resultou na ampliação do mercado de inserção de produtos criativos, prospectados em mais de 12 canais de distribuição e comercialização. Assim, foi criada a empresa Fellicia, que comercializa os produtos (www.fellicia.com.br), em especial para comercialização em âmbito internacional. Além da venda de produtos, o ‘Cultura em Foco’ já participou de eventos nacionais e internacionais, a exemplo do Clerkenwll Design, Londres, 2013 e Trendease International, Bruxelas, 2013; e a conquista de contratos de fornecimento de produtos a grandes lojas de decoração, como foi o caso da Tok & Stok.

Da Ascom




28-03-2024
 

 

 

Resultados - Elei��es

 

Setransp

 

Setransp

 

Setransp

 

 

Parceiros

 

 

Fazer o Bem

 

Ciclo Urbano

 

Adjor

 

Sindjor

 

 

Twitter