Na Política

Biblia Online

Tamanho da letra

22/10 | 20:31h

Projeto Japaratuba em Rede inicia seleção

Já foi dada a largada para a execução do projeto ‘Japaratuba em Rede: Juventude, Cultura e Cadeias Produtivas’, realizado pelo Instituto Banese com o patrocínio da Petrobras, através do Programa Integração Petrobras Comunidades Nordeste. O projeto tem como objetivo proporcionar educação profissional e integração de jovens agentes culturais de Japaratuba através de ações que ressaltem as potencialidades, as vitalidades culturais e promovam a educação profissional de agentes atuantes na cadeia produtiva da cultura.


A jornada de trabalho, aprendizados e conquistas junto à comunidade iniciou na sexta-feira, 17, e no sábado, 18, com a mobilização e inscrição dos interessados em participar do projeto. Até agora as inscrições ocorreram na sede de Japaratuba e no povoado São José, com grande interesse por parte dos jovens, a exemplo de Iale Iasmin Santos, de 18 anos. Quadrilheira apaixonada, ela declara seu grande interesse em participar do projeto. “Acho que tenho muitos talentos que se encaixam no projeto, por isso quero tanto participar. Vai ser uma oportunidade muito boa para os jovens de Japaratuba e será importante também para a cultura daqui. Depende de nós jovens não deixarmos que as coisas boas da cidade se acabem”.


Ao todo serão formados 50 jovens para a educação profissional no campo cultural e Delton Jones Gonçalves, de 20 anos, deseja ser um deles. Com habilidades artesanais e defensor de todas as manifestações culturais de Japaratuba, Delton acredita que pode contribuir com a preservação artística e cultural do município através do projeto. “Eu já defendo a cultura do meu município e participando de um projeto como esse sei que poderei fazer ainda mais, por isso resolvi fazer parte da seleção. Além disso, é uma iniciativa muito interessante e boa porque também vai nos dar mais oportunidades de trabalhar com o que gostamos de fazer”.


O projeto consistirá na realização de oficinas de criatividade e oficinas de gestão cultural associativa e participativa que potencializem os talentos e habilidades dos jovens participantes e a auto organização dos grupos culturais da cidade, contribuindo com a preservação e manutenção do patrimônio artístico e cultural do município e viabilizando retorno econômico para os beneficiários do projeto e para a comunidade em geral.


O diretor de programas e projetos do Instituto Banese e coordenador do projeto Japaratuba em Redes, Marcelo Rangel, que conduziu o processo de inscrição, avalia os dois primeiros dias de inscrições como positivo e destaca que a seleção terá como foco jovens atuantes em movimentos culturais que demonstrem interesse em aperfeiçoar seus conhecimentos, na perspectiva da geração de oportunidades de trabalho. “Esse é o ponto de partida de uma longa jornada que esperamos que seja a melhor possível tanto para os jovens participantes como para o cenário cultural de Japaratuba. Esses primeiros dias de inscrição confirmam o que levou o Instituto Banese a elaborar e propor esse projeto a Petrobras, pois foi possível perceber o interesse de jovens com a cabeça efervescendo culturalmente e ansiosos por aperfeiçoarem seus conhecimentos e o trabalho que já realizam nas suas comunidades”.


As mobilizações e inscrições seguirão até o dia 01 de novembro, podendo se inscrever jovens com idade entre 18 e 29 anos que atuem em movimentos culturais e artísticos, a exemplo de grupos folclóricos e parafolclóricos, de teatro, dança, bandas filarmônicas e marciais, quadrilhas juninas e que tenham interesse em contribuir para o fortalecimento e sustento das práticas e expressões culturais da cidade Japaratuba, incluindo suas comunidades e povoados.

Durante o processo de inscrição, é realizada a apresentação do projeto e os interessados preenchem um formulário de inscrição e participam de entrevista, conforme o cronograma de visitas aos povoados e comunidades de Japaratuba. Ainda haverá inscrição para os jovens dos povoados Sapucaia, Porteiras, Sibalde, Encruzilhadas, Patioba, Forges, Caraíbas, Várzea Verde e Badajós.

Do Instituto Banese




19-04-2024
 

 

 

Resultados - Elei��es

 

Setransp

 

Setransp

 

Setransp

 

 

Parceiros

 

 

Fazer o Bem

 

Ciclo Urbano

 

Adjor

 

Sindjor

 

 

Twitter