Na Política

Biblia Online

29/12/23 | 19:06h

Em parceria com o Detran-SE, Setransp abraça campanha educativa “Paz no trânsito começa por você”. A ação faz parte da Resolução Nº 1.000 do Conselho Nacional de Trânsito, que pede que as campanhas educativas de trânsito sejam promovidas pelos órgãos e entidades do Sistema Nacional de Trânsito (SNT) em 2024. O Detran entrou em contato com o Setransp e a presidente do Sindicato, Raissa Cruz, prontamente abraçou a causa e informou que ajudará na comunicação da campanha através dos ônibus, para que a mensagem circule pela Grande Aracaju e todos estavam conscientes que o trânsito também é coletivo e ser cauteloso torna o dia a dia seguro. Estava presentes a representante a presidente Raissa Cruz, a represdentante do Conselho Estadual de Trânsito de Sergipe (Centran), o Tenente Corronel Denny Cruz, a coordenadora de Educação para o Trânsito do Detran/SE, Tissiane Costa, a coordenadora de Comunicação do Detran/SE, Luciana Andrade e a PM Edileuza.

Para saber mais: https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/resolucao-contran-n-1.000-de-14-de-setembro-de-2023-512150140

Da Ascom

29/12/23 | 19:05h

O setor de transporte de passageiros de Sergipe e Alagoas, por intermédio da presidente executiva do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Aracaju (Setransp), Raissa Cruz, pôde  acompanhar de perto as discussões a acerca das ações para uma mobilidade urbana mais sustentável, junto com especialistas e líderes de Estado mundiais através da sua participação na Conferência das Partes das Nações Unidas, COP 28, em Dubai/ Emirados Árabes.

A COP é o encontro da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima, com o intuito de  disseminar conhecimento e celebrar parcerias que levam à descarbonização, ao financiamento climático e ao desenvolvimento sustentável. No espaço de diálogo empresarial da Confederação Nacional da Indústria (BR) na COP 28, o setor de transporte brasileiro participou com a Confederação Nacional de Transportes e o Programa Despoluir defendendo a utilização de tecnologias e energias limpas voltadas à atividade transportadora, serviço indispensável à economia mundial.

Entre a participação em plenárias e debates com diversas autoridades, a presidente do Setransp visitou as feiras de inovações como a Climate Action Innovation, CNI e Mobility Zone, também conheceu um pouco da mobilidade urbana em Dubai e se reuniu com um dos representantes da Road and Transport Authority (RTA), a Agência Governamental de Transporte de Dubai, que além de apresentar as estratégias de planejamento de uma melhor mobilidade na cidade, se colocou à disposição para promover parcerias com nossa cidade na busca de alternativas para um transporte público com sustentabilidade.

“Nossa participação na COP, especialmente no dia voltado para o transporte, nos trouxe muito aprendizado sobre a mobilidade pensando no meio ambiente, conhecimento sobre inovações além de contatos para planejarmos parcerias nessa mesma linha. Quando fomentamos o uso do transporte coletivo já poluímos menos, uma vez que serão menos veículos particulares nas vias para transportar um volume maior de pessoas. A RTA, por exemplo, enfatizou que o objetivo de Dubai é cada vez mais influenciar seus habitantes a priorizarem o transporte coletivo no seu dia a dia e fazer o mesmo com seus turistas. E nossa grande satisfação na COP28 foi presenciar aqui o Programa Despoluir que já afere os veículos das nossas cidades sendo uma das referências na COP28 como caminho certo para sustentabilidade”, disse Raissa Cruz enaltecendo a oportunidade dessas conexões. 

A gerente ambiental da CNT, Érica Marcos, também comentou sobre as apresentações feitas pelo setor de transporte na COP28. “Apresentamos a série CNT Energia do Transporte, tratamos especificamente do hidrogênio renovável ou hidrogênio verde, todos os seus ganhos e desafios que precisam ser superados, participamos do painel com empresários do setor de transporte tratando sobre transição energética, e apresentamos o maior Programa Ambiental da iniciativa privada, o Despoluir. Ao participar da COP28 observamos que estamos no caminho certo tanto no curto, como em médio e em longo prazo da transição energética do setor transportador”, frisou Érica Marcos.

Logo no Brasil, a presidente do Setransp irá compartilhar com os representantes do setor de transporte em Sergipe e Alagoas tudo que pode observar na  COP28 e o setor de transporte público em Dubai. 

A COP28 acontece de 30 de novembro a 12 de dezembro, e a participação do setor de transporte se deu de 30/11 a 06/12.

 Da Ascom

29/12/23 | 18:52h

O ano de 2023 foi marcado por uma atuação intensiva da Superintendência Estadual de Proteção e Defesa Civil (Supdec/SE) no enfrentamento de diversos desafios e eventos adversos em Sergipe. Desde alertas sobre riscos iminentes até ações emergenciais, a Supdec mostrou seu comprometimento em proteger a população e gerenciar situações de crise.

No início do ano, em janeiro, os agentes da Defesa Civil estadual cumpriram com a sua obrigação, alertando às populações ribeirinhas para o risco de inundação em virtude do aumento de vazão da CHESF. A resposta rápida envolveu ações de acompanhamento, análise do cenário e desocupação de áreas afetadas ao longo do Rio São Francisco, abrangendo 13 municípios.

Segundo o superintendente da Supdec/SE, tenente-coronel Luciano Queiroz, a Defesa Civil estadual é a responsável pelo envio dos alertas à população, por meio da Interface de Divulgação de Alertas Públicos (IDAP) desenvolvido pelo Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR). “A plataforma tem o objetivo de enviar alertas na iminência de uma ocorrência ou quando esta ocorrer, bem como as informações necessárias para o salvamento e melhor atendimento da população, prevenindo e orientando as pessoas quanto aos procedimentos que devem ser adotados diante do risco de inundações, alagamentos, temporais ou deslizamentos de terra, entre outros eventos adversos”, explica.

Ainda de acordo com Queiroz, até novembro deste ano, foram cadastrados para o envio de alertas via SMS sobre desastres, no território sergipano, 102.011 celulares, e durante os últimos 12 meses, foram enviadas 120 mensagens de alertas à população. Além disso, o superintendente enfatizou a relevância do monitoramento contínuo de tremores de terra, evidenciando o papel proativo da Supdec/SE na antecipação e resposta a eventos sísmicos na região. “A parceria com o Laboratório Sismológico da UFRN evidenciou esse nosso compromisso, visando antecipar e responder a eventos sísmicos no Estado”, ressalta.

A Coordenadoria de Recuperação e Gestão de Cenários de Riscos da Supdec/SE desempenhou papel importante na avaliação das ameaças e vulnerabilidades de ocorrência de desastres, e também nas decisões relativas às ações de recuperação pós-desastres. “Ao longo de 2023, foram realizadas 82 vistorias, resultando em relatórios técnicos e ações preventivas em diversas localidades. Ademais, houve a participação da equipe em 17 atividades que consistiram em reuniões, viagens, eventos, cursos de capacitação e afins”, detalha o superintendente.

Sobre as iniciativas de capacitação, o tenente-coronel ressaltou a importância do Curso de Operações e Gestão de Desastres realizado no início deste ano. “A Supdec/SE capacitou 246 agentes e coordenadores nas oito mesorregiões do estado. O objetivo do curso foi atualizar e especializar os agentes das instituições envolvidas nas ações relacionadas aos desastres, promovendo uma padronização das operações de prevenção e preparação; resposta e mitigação; restabelecimento e reconstrução, de modo a contribuir para o desfecho rápido das ações, diminuindo sobremaneira os danos e prejuízos e, principalmente, o sofrimento das pessoas afetadas pelo desastre. Conseguimos atingir a meta de ampliar para 100% a criação e operacionalização das Compdec’s (Coordenadorias Municipais de Proteção e Defesa Civil) em Sergipe”, informa.

Queiroz ressalta também a realização do Seminário de Mitigação aos Efeitos das Chuvas 2023. “Esse foi um evento grande que teve como principal objetivo enfatizar a importância do planejamento por parte dos gestores municipais, para desenvolver ações preventivas e mitigatórias, buscando a redução dos efeitos ocasionados pelas fortes chuvas”, completa.

Em dezembro, Sergipe entrou em estado de alerta por conta das chuvas e ventos fortes que atingiram diversos municípios. A atuação do Governo do Estado se destacou ao monitorar os estragos causados e fornecer apoio aos moradores da região. A ação faz parte de um plano de contingência, que tem a participação de órgãos estaduais como a Secretaria de Estado da Assistência Social e Cidadania (Seasc), Corpo de Bombeiros, Samu 192 Sergipe, Defesa Civil estadual, além da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Infraestrutura (Sedurbi).

Diante da seca e estiagem, a Supdec/SE desenvolveu, neste ano, ações emergenciais, orientações e assessorias em 10 municípios. Na busca por respostas eficazes e comprometidas a esses desafios climáticos, a coordenação da Supdec realizou o seminário “Mitigação aos Impactos da Seca e Estiagem 2023”. Além disso, vale destacar que a Operação Carro-Pipa foi acionada para fornecer água a 63.770 sergipanos, evidenciando a abrangência das ações diante de eventos climáticos extremos. O credenciamento de pessoas físicas e jurídicas para transporte de água potável reflete o esforço em mobilizar recursos e apoio logístico para enfrentar a escassez hídrica.

O superintendente menciona o reconhecimento nacional da Supdec/SE, evidenciado pela contribuição da instituição para o Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad), onde a Supdec/SE colaborou em situações de emergência em todo o país. “A solicitação foi feita pelo secretário nacional, Wolnei Wollf Barreiros, ao governador do Estado de Sergipe, Fábio Mitidieri, objetivando dar uma maior celeridade aos processos de situação de emergência e estado de calamidade pública em virtude das fortes chuvas que atingiram o Brasil neste ano”, detalha.

Por fim, Queiroz agradece ao Governo de Sergipe por fortalecer a capacidade de resposta da Defesa Civil estadual frente aos desafios do ano e reafirma o compromisso contínuo da Supdec/SE com a população. Em suas palavras, a atuação da instituição é pautada pela eficiência, preparação e resiliência, visando sempre a segurança e o bem-estar da comunidade sergipana.

Da Ascom

07/12/23 | 05:36h

No último sábado, 2 de dezembro, o Governo do Estado, em parceria com a Fecomércio, fez a abertura oficial da Vila do Natal Iluminado na Praça de Eventos da Orla da Atalaia.

O acendimento das luzes traz o encanto da magia natalina para um dos pontos turísticos mais visitados do estado e é mais um ponto da cidade com a decoração natalina, que já conta com a Praça Fausto Cardoso no Centro da cidade.

E mais uma vez, os ônibus iluminados estiveram presentes na noite de inauguração, levando as crianças do Coral Arcanjos, que mais uma vez cantaram e encantaram o público presente.

Programação

A programação da Vila do Natal contará com atrações das 17h às 22h, onde os visitantes poderão conferir diversas apresentações artísticas com orquestras, filarmônicas e shows natalinos, além da presença do Papai Noel, Mamãe Noel e demais personagens natalinos. Na abertura da programação, a Banda da Polícia Militar e a Orquestra Sinfônica de Sergipe animaram a noite.

Os shows acontecem todos os dias, às 18h e às 20h. Já o Papai Noel, estará diariamente no espaço para receber crianças e todos que forem à vila, das 17h às 22h. De quinta a domingo, das 17h às 22h também estarão presentes personagens para recepcionar e interagir com o público.

A Vila do Natal Iluminado também tem pista de patinação no gelo e roda gigante, árvore de Natal de 20 metros, casa do Papai Noel, trenzinho, igreja, presépio, árvore de LED e espaço instagramável. Além disso, dentro da vila, o público contará com quatro bares, quatro lanchonetes e quatro operações de comidas típicas. Também haverá 17 casinhas de artesanato sergipano.


Da Ascom

30/11/23 | 22:36h

Com ônibus cheio de doadores, Hemose e IHHS receberam juntos 82 bolsas de sangue, para beneficiar 328 vidas em Sergipe 

Na última sexta-feira de novembro, dia 24, antecedendo o Dia Nacional do Doador de Sangue, o Setransp, em conjunto com a Fetralse e o Programa Ambiental Despoluir, levaram o ônibus iluminado cheio de passageiros para os bancos de sangue, tendo um saldo surpreendente de uma manhã com 82 bolsas coletadas – cada bolsa pode  salvar até quatro vidas, beneficiando 328 pessoas. 

Desde 2020, o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Aracaju (Setransp), em parceria com a Fetralse (Federação das Empresas de Transporte de Passageiros dos Estados de Alagoas e Sergipe), mobiliza a ação “Transporte Amor”, com o intuito de ajudar os Hemocentros do Estado de Sergipe: Hemose (Centro de Hemoterapia de Sergipe) e IHHS (Instituto de Hematologia e Hemoterapia de Sergipe). 

“Queremos ajudar a salvar vidas e sabemos que essa é uma forma de gerar esperanças através da doação. Estamos no quarto ano promovendo a campanha para estimular as pessoas a doarem, pois sabemos as dificuldades dos bancos de sangue, em especial no final do ano. E hoje além dos motoristas e outros trabalhadores do transporte, estamos trazendo também equipes do Senac e da Fecomércio que são parceiros importantes dessa iniciativa que como o nome já diz é um verdadeiro transporte amor”, destacou Raissa Cruz, presidente do Setransp.

A primeira parada do ônibus iluminado foi no IHHS, que recebeu todos os doadores com muita alegria e um café da manhã em agradecimento. O médico hematologista e diretor da unidade, Carlos Guimarães, explicou a grandiosidade da ação.

“Nunca é demais doar e estamos felizes em participar mais uma vez desta ação tão importante para a nossa saúde. Uma doação salva 4 vidas. Tem gente que já doou 20 vezes, ou seja, essa pessoa salvou 80 vidas! A gente incentiva, não só pelo final do ano, mas porque é um ato de amor que pode mudar a história das pessoas. Homens podem doar 4 vezes ao ano. Já mulheres 3 vezes” – informou.

A segunda parada da ação foi no Hemose, que recebeu os doadores com uma grande festa. o Hemocentro abastece o SUS do estado e parabenizou o Setransp por somar mais um ano.

“O Setransp é um grande parceiro nosso e está salvando vidas trazendo as pessoas aqui. Quem doa sangue salva vidas e o Setransp, com o ônibus trazendo as pessoas está levando esperança e amor. Só temos a agradecer por mais essa iniciativa”, informou a presidente da Fundação de Saúde  Parreira Hortas, Luciana Déda.  

A ação seguirá por mais dias e durará até o final do mês de dezembro. 


Da Ascom

30/11/23 | 22:34h

Doze. Esse é o número de edições que celebra o Prêmio Setransp de Jornalismo, uma das mais importantes premiações em prol da imprensa sergipana organizada pelo Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Aracaju (Setransp), em parceria com o Sindijor/SE (Sindicato de Jornalistas de Sergipe).

E na tarde desta segunda-feira, 27, na Cafeteria Alquimia, a presidente do Setransp, Raissa Cruz, ao lado do diretor executivo da Aracajucard, José Carlos Amâncio, receberam a imprensa para um bate papo sobre o setor de Transporte Público, além de aproveitar a tarde para expor dados e como está a situação do setor na Grande Aracaju. 

Raissa frisou a importância da premiação no estado, que celebra a categoria jornalística local. Além de apontar as premiações e explicar sobre o regulamento, Raissa explicou a abrangência da temática e como funcionará a categoria especial na Edição 12. 


“Estamos felizes com a presença de todos e ressaltamos que o tema “Os desafios do transporte coletivo com o desenvolvimento urbano”, que pode ser trabalhado de diversas formas.  Sou jornalista também e sei da importância do Prêmio, que hoje é um dos principais do Brasil. Sabemos como vocês, da imprensa, têm ajudado a construir uma discussão sobre mobilidade urbana para todos. Por isso, nos colocamos à disposição para ajudar e ressalto que temos os melhores profissionais aqui no estado, que têm condições de concorrer também ao Prêmio CNT de Jornalismo no ano que vem ”, explicou.

 

José Carlos Amâncio, diretor executivo da Aracajucard, apresentou as novidades da Bilhetagem Eletrônica e aproveitou para explicar uma nova forma de pagamento, que passa a valer para os passageiros da capital e sua Região Metropolitana.

 

“Mobilidade urbana também é falar sobre bilhetagem eletrônica e ferramentas que vêm para contribuir com a mobilidade de todos. Muitas coisas mudaram, avançamos e hoje temos aplicativos, temos a Val – atendente virtual, temos compras de créditos no aplicativo e agora (a partir de dezembro) o pix, o crédito e débito no ônibus, que demonstra que, mesmo com todos os desafios, seguimos avançando”, disse. 

 

INSCRIÇÕES

 

Poderão ser inscritas matérias que foram publicadas desde  1º Janeiro de 2023, com limite máximo até 31 de Janeiro de 2024 .

 

O tema do Prêmio Ano XII é “Os desafios do transporte coletivo com o desenvolvimento urbano”. E além das seis categorias já conhecidas – texto reportagem, vídeo reportagem, áudio reportagem, reportagem laboratório, melhores fotos e melhores vídeos – conta nesta edição com temática livre para a categoria Reportagem Especial.

CATEGORIAS

Podem concorrer trabalhos de jornalistas profissionais veiculados em órgãos da imprensa – rádio, televisão, jornal, revista, site jornalístico, situados no Estado de Sergipe, além de estudantes universitários.

Texto Reportagem – Mídia impressa ou online

Vídeo Reportagem – Mídia televisiva ou online

Áudio Reportagem – Mídia radiofônica

Melhores fotos – Mídia impressa ou online

Melhores imagens – Mídia televisiva ou online

Reportagem Laboratório – Mídias acadêmicas ou oficiais

Categorias Texto Reportagem, Vídeo Reportagem e Áudio Reportagem

1º Lugar – R$ 3.500,00 + troféu + certificado

2º Lugar – R$ 1.500,00 + troféu + certificado

3º Lugar – R$ 1.000,00 + troféu + certificado

Categorias Melhores fotos e Melhores imagens

1º Lugar – R$ 3.500,00 + troféu + certificado

2º Lugar – R$ 1.500,00 + troféu + certificado

3º Lugar – R$ 1.000,00 + troféu + certificado

Reportagem Laboratório

1º Lugar – R$ 1.500,00 + troféu + certificado

2º Lugar –R$ 1.000 + troféu + certificado

3º Lugar – R$ 500 + troféu + certificado

Reportagem Especial

1º Lugar – R$ 4.000,00 + troféu + certificado

2º Lugar – R$ 1.500,00 + troféu + certificado

3º Lugar – R$ 1.000,00 + troféu + certificado

Para se inscrever, acesse:  https://premiojornalismo.setransp-aju.com.br/login

Fotos: Eluzan Silva

 
Da Ascom

30/11/23 | 22:30h

Neste semana, o 28º Batalhão de Caçadores, conhecido como Batalhão Campo Grande,unidade do Exército em Aracaju-SE, se uniu ao Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Aracaju (Setransp) para mais uma parceria em prol do Natal com Mobilidade pelo segundo ano consecutivo, através da ação Transporte Amor.

Em 2022, o Exército se somou em prol do Hemose (Centro de Hemoterapia de Sergipe) e voltou a ação com um grupo de soldados para aumentar o banco de sangue do IHHS-SE ( Instituto de Hematologia e Hemoterapia de Sergipe) durante a última quarta-feira, 30, para ajudar juntos com motoristas do Transporte Público Coletivo para mais uma leva de doação, deixando 86 bolsas no hemocentro.

Com a doação, serão beneficiadas 344 vidas.

Da Ascom

09/11/23 | 06:54h

A Bilhetagem Eletrônica tem sido um meio importante no dia a dia dos cidadãos brasileiros e em Sergipe não seria diferente. Há 16 anos, a bilhetagem eletrônica vem trazendo  fluidez e comodidade para 70% dos moradores da Grande Aracaju – dado que compõem quem utiliza o ônibus como principal meio de transporte na Região Metropolitana.

O cartão Mais Aracaju Seduc se tornou uma grande referência, inclusive nacional, por se tornar um grande instrumento de combate à evasão na Rede Pública de Ensino Público do Estado de Sergipe. Os grandes ganhos no setor da educação chamaram atenção de outros gestores, a exemplo da Prefeitura Municipal de Nossa Senhora de Socorro, que através de sua Secretaria Municipal de Assistência Social convidou a Direção Executiva da Aracajucard para conversar sobre o benefício ainda no primeiro semestre deste ano.

“Nós conversamos com a Gestão Municipal socorrense, que apontou as suas demandas, explicando que os estudantes universitários de baixa renda iam para as universidades de ônibus alugados pela Prefeitura. Então, nós explicamos os ganhos que a Seduc teve com a adoção do Mais Aracaju, passando a utilizar o Transporte Coletivo e como poderíamos ajudar nisso. Com isso, se iniciou as tratativas com a Secretaria Municipal da Assistência Social que é quem está à frente, conosco, do Projeto Cartão Bem”, explica José Carlos Amâncio, diretor executivo da Aracajucard.

Bem ou Benefício Municipal Estudantil vai funcionar no mesmo esquema, como é o caso da Mais Aracaju Seduc, em que, alunos de mais de 16 instituições de ensino , com baixa renda, são beneficiados com o cartão da bilhetagem eletrônica com passagens pagas pela Secretaria de Estado da Educação e da Cultura de Sergipe (Seduc-SE), podendo ir à escola regularmente, inclusive participando de atividades extracurriculares e afins. Contudo, o BEM será distribuído apenas para estudantes universitários que residem em Nossa Senhora do Socorro. 
 

“Na Rede Pública de Ensino Público de Sergipe, o Mais Aracaju Seduc trouxe ganhos para o sistema educacional, inclusive financeiros. E a presença teve um considerável aumento de 20% nas instituições que possuem alunos que recebem o benefício. Com o Bem, nós esperamos que os estudantes tenham autonomia, principalmente. Afinal, agora eles não ficam mais reféns do horário dos veículos correndo o risco de perder o horário de ida e volta, por exemplo”, explica o diretor executivo da Aracajucard. 

 

No momento, os alunos estão passando pelo processo de cadastramento do sistema e a estimativa é de que até início de novembro, todos estarão recebendo o cartão Bem e circulando no Transporte Público Coletivo em direção às suas instituições de Ensino Superior. 

 

Da Ascom

`


29-03-2024
 

 

 

Resultados - Elei��es

 

Setransp

 

Setransp

 

Setransp

 

 

Parceiros

 

 

Fazer o Bem

 

Ciclo Urbano

 

Adjor

 

Sindjor

 

 

Twitter