Na Política

Biblia Online

19/07/18 | 21:10h

O Parque Governador Augusto Franco, mais conhecido como Parque da Sementeira, será ampliado, para que o aracajuano tenha uma área ainda maior de convivência, de lazer e de contato com o meio ambiente. Nesta quinta-feira, 19, o prefeito Edvaldo Nogueira assinou com o chefe-geral da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Marcelo Ferreira Fernandes, termo de cessão de uma área da instituição, de três hectares, o equivalente a três campos oficiais de futebol, que será incorporada ao parque. O prazo da cessão é de dez anos.

“Este é um grande evento para nossa cidade, pois, ao assinarmos este acordo, mais um passo fundamental é dado na construção de uma cidade inteligente, humana, criativa e, sobretudo, sustentável. O Parque da Sementeira é extraordinário, é um patrimônio da sociedade aracajuana, por isso temos que cuidar cada vez mais dele, preservá-lo”, afirmou o prefeito.

Na cerimônia, Edvaldo anunciou que constituirá um conselho de administração do Parque da Sementeira com a participação de instituições, da sociedade e da iniciativa privada, para que a gestão do espaço tenha a contribuição de todos.

“Havia um projeto da gestão anterior de construção de prédios da administração no local, com o qual não concordamos. Nossa ideia é melhorar a arborização, o paisagismo, ampliar a área de caminhada, de ciclismo e de convivência. Vamos buscar parcerias para realizar esta revitalização, mas o mais complexo é a manutenção, por isso queremos o envolvimento de todos”, explicou.

O chefe-geral da Embrapa, Marcelo Fernandes, comemorou a assinatura do termo, com o prazo de dez anos, por entender que, ao ser incorporado ao Parque da Sementeira, a área servirá para exposição das ações de educação ambiental e desenvolvimento tecnológico da Embrapa.

“O Parque da Sementeira foi o berço da Embrapa em Aracaju. Com este termo, teremos uma área para educação ambiental e como uma vitrine das nossas ações. Estaremos juntos, não só na concessão da área, mas na elaboração de projetos e eventos para a população de Aracaju”, disse ele, citando que, no ano passado, um primeiro evento de conscientização ambiental foi realizado no parque em parceria com a Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb).

Planejamento Estratégico

O presidente da Emsurb, Luiz Roberto Dantas, ressalta que a revitalização do Parque da Sementeira está inserida no Planejamento Estratégico da administração municipal, sendo o projeto de número 34. “A ampliação da área de lazer do Parque já vinha sendo estudada por nós, uma vez que integra o Planejamento Estratégico. Agora, com a ideia apresentada pelo prefeito de instalação de um conselho de administração para o parque, vamos ampliar as discussões, com ideias da sociedade, que é quem utiliza o parque”, destacou.

Luiz Roberto pontuou ainda que o projeto está baseado nas seguintes premissas: ampliar a área para esporte; relacionar as ações com o meio ambiente, com o aumento da área do Parque Botânico e do Horto, já existentes; tornar o parque atrativo do ponto de vista do turismo; ampliar a segurança.


Da Ascom

19/07/18 | 21:08h

O conselheiro Luiz Augusto Ribeiro informou ao colegiado na sessão plenária do Tribunal de Contas do Estado (TCE) realizada nesta quinta-feira, 19, que autorizou a realização de auditoria especial no contrato de aluguel do prédio do Centro Administrativo de Saúde Gilvan Rocha - antigo Mistão.

A ação foi motivada por denúncias veiculadas na imprensa sergipana, relacionadas, sobretudo, a questionamentos quanto aos valores investidos pelo poder público na reforma do prédio, que, segundo vem sendo noticiado, ultrapassam mais de R$ 10 milhões.

O procurador-geral do Ministério Público de Contas, João Augusto dos Anjos Bandeira de Mello, avaliou ser pertinente a iniciativa: "Quando surge uma questão em que a sociedade quer saber se há uma boa ou má aplicação de recursos públicos, o Tribunal tem o dever de dar a resposta e no caso concreto isso vem sendo questionado", comentou.

Relator dos processos instruídos pela 3ª CCI, unidade técnica responsável por jurisdicionar a 5ª Área de Controle e Inspeção, que, dentre outras unidades gestoras, há o Fundo Estadual de Saúde e a Fundação Estadual de Saúde, Luiz Augusto salientou que o objeto da auditoria não deverá se voltar apenas a aferir a regularidade e legalidade contratual, mas apurar detidamente todas as circunstâncias que envolvem esses fatos noticiados.

"A sociedade sergipana vem acompanhando toda essa repercussão e o TCE não pode ficar ausente; tem que dar uma resposta à sociedade. Então, no dia de hoje, autorizamos uma auditoria no contrato e em sua execução", explicou o conselheiro.

Ainda na sessão, o conselheiro Carlos Alberto Sobral comentou que deve ser observado também se o contrato prevê ressarcimento em caso de melhorias efetuadas no prédio. Já a conselheira Susana Azevedo elogiou a iniciativa como uma forma de o Tribunal apurar com clareza a destinação dos recursos ao exercer o controle externo.


Da Ascom/TCE

19/07/18 | 21:06h

O vice-presidente nacional do PT e pré-candidato a deputado federal de Lula, Marcio Macedo, visitou na tarde desta quinta-feira, 19, o ex-presidente Lula, que cumpre prisão na sede da Polícia Federal (PF), em Curitiba, no Paraná. Marcio, que esteve com Lula por aproximadamente 30 min, conta que o ex-presidente está forte, animado e que pediu para avisar a todos os brasileiros que ele será candidato nas eleições 2018.

“Lula está bem, determinado e já preparando o programa de Governo. Ele está com uma vontade enorme de voltar à presidência e pediu para eu falar aos brasileiros que ele está mais forte do que nunca e que ele é pré-candidato e que será candidatíssimo. No dia 15 de agosto registraremos a sua candidatura a presidente. Lula está indignado com a injustiça que está sofrendo, triste com o que estão fazendo com o povo, mas ele vai voltar para colocar o país nos trilhos novamente. Levei o carinho do povo pra Lula e, apesar da sua prisão política ilegal e injusta, saio da carceragem com meu coração mais tranquilo por ver como Lula está bem e focado. Lula é, realmente, um líder”, disse. O presidente do Instituto Lula, Paulo Okamotto, também acompanhou Marcio na visita.

Ainda de acordo com Macedo, durante a visita, Lula pediu para ele e os demais líderes do Partido dos Trabalhadores cuidarem das alianças para as eleições. “Vamos continuar dialogando com o PCdoB, PROS, PSB e PCO, que é muito importante ter um leque de alianças formais. A candidatura de Lula é prioridade e a palavra de ordem é cuidar da campanha dele e colocá-la nas ruas. Lula vai voltar”, afirma.

O vice-presidente nacional do PT completa dizendo que a prisão política e arbitrária de Lula não aprisiona os seus direitos políticos. “Ele é pré-candidato e será candidato a partir do dia 15. Isso é fato. Os advogados de Lula estão pedindo o direito de expressão dele e ele tem o direito de falar. Estamos tomando as providências jurídicas e políticas, e acreditamos que ele vai estar livre em breve e voltará à presidência da República para fazer o Brasil feliz de novo”, declara.

Prisão ilegal

Em relação aos últimos acontecimentos no país envolvendo o ex-presidente, Marcio conta que Lula está ciente da injustiça que está sendo cometida contra ele, incentivada por Temer e sua turma e também as elites.

“Encarceraram um homem inocente por medo de enfrentá-lo nas urnas. As elites, Temer e seu time sabem que Lula deu voz a quem não tinha voz, deu esperança aos brasileiros, colocou comida na mesa do povo e deu oportunidade aos pobres. Não há uma prova material contra Lula e o povo sabe disso tanto que, se as eleições fossem hoje, Lula ganharia disparado no primeiro turno. Lula quer e vai voltar para consertar o Brasil. É Lula livre, Lula inocente, Lula presidente”, frisa.

Em nome do ex-presidente, Marcio Macedo, ao sair da visita, agradeceu ao povo a vigília a favor de Lula que está sendo feita em frente à PF. “Emocionado, Lula pediu para dizer que ficou feliz em saber que a vigília Lula Livre está na Polícia Federal. A vigília irradia força para todo o país e o povo, junto com o PT e os pré-candidatos, colocarão Lula nos braços dos brasileiros mais uma vez”, conclui.


Da Ascom

19/07/18 | 05:50h

Do Portal NaPolítica

Uma pesquisa realizada pelo Instituto Dataplan revela que a disputa está com empate técnico entre os três principais candidatos a governador.

A intenção de voto espontânea para governador do Estado mostra que Belivaldo Chagas com 3,3%, Eduardo Amorim com 2,7%, Valadares Filho com 2,4%, Mendonça Prado com 05%, João Tarantela com 03%, Edvaldo Nogueira com 0,2%, Jackson Barreto com02%, André Moura com 0,1%, Dr. Emerson com 0,1%, Eliane Aquino com 0,1%, Fábio Henrique com 0,1%, Luciano Bispo com 0,1%, Milton Andrade com0,1%, outros 0,2%, branco/nulo 15,3% e não sabem 74,3%.

A intenção de voto para governador do Estado estimulada mostra Valadares Filho com 13,1%, Eduardo Amorim com 12,1%, Belivaldo Chagas com 11,1%, Dr. Emerson com 2,7%, Mendonça Prado com 2,7%, Marcio Souza com 1,7%, João Tarantela com 1,3%, Milton Andrade com 0,5%. Branco/Nulo 28,7%, não sabem 26,1%.

Da redação

17/07/18 | 21:49h

Com a aprovação da Emenda Modificativa ao Projeto de Lei Complementar 13/2018, que altera a tabela remuneratória da carreira dos Profissionais do Magistério Público Estadual, pelos deputados estaduais por Sergipe, a partir do dia 1º de dezembro deste ano, os integrantes do magistério da rede estadual terão recuperado no escalonamento do Nível Médio para Nível Superior o percentual de 6%.

Nos demais níveis, a recuperação na tabela remuneratória será de 7,5% para Pós-Graduação; 9,3% para Mestrado e 15% para Doutorado.

A tabela que garante 15% de recuperação da carreira do magistério no escalonamento vertical (níveis de formação) e no horizontal (1% a cada três anos totalizando 10% no final de carreira), foi aprovada no último dia 3 de julho durante Sessão Especial no plenário da Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese).

O Governo do Estado havia apresentado proposta com índice de 10%, mas representantes do Sindicato dos Trabalhadores em Educação no Estado de Sergipe (SINTESE), contestaram argumentando que “essa proposta geraria perdas para os docentes que possuem Doutorado”.


Da Ascom Alese

17/07/18 | 21:43h

A vereadora Kitty Lima (Rede) anunciou nesta terça-feira, 17, sua pré-candidatura a deputada estadual por Sergipe. A decisão em colocar seu nome à disposição para as eleições deste ano é fruto do trabalho que vem sendo realizado pela vereadora na Câmara Municipal de Aracaju (CMA) desde o ano passado, e que tem sido aprovado pela população que pede para que a atuação de Kitty Lima chegue aos demais municípios sergipanos.

“Como vereadora percebi que ainda tem muita coisa para arrumar, mas também vi que com vontade e muita luta, dá para acreditar numa cidade mais justa. Hoje eu anuncio minha pré-candidatura à vaga de deputada estadual pelo partido Rede Aracaju, e o compromisso de lutar, incansavelmente, pelo direito de todos os sergipanos. Obrigada a todos que me fizeram chegar até aqui como vereadora. Hoje é dia de mostrar que a gente veio pra ficar”, disse Kitty.

Eleita em Aracaju com 4.925 votos nas eleições de 2016, Kitty Lima até então era um nome totalmente desconhecido no cenário político sergipano. Sua paixão pelos animais e dedicação à causa animal foram as principais bandeiras que a levou a ocupar uma cadeira no Legislativo municipal.

Em um ano e meio de atuação, Kitty acumula inúmeras conquistas na CMA, como a Lei da Castração, que regulamenta a atuação do Castramóvel em Aracaju; o Dia Municipal da Adoção Animal, que visa conscientizar a população sobre a importância da adoção de animais sem lar; a Campanha Dezembro Verde, iniciativa de combate ao abandono de animais; além das emendas às leis municipais proibindo o transporte de resíduos sólidos da construção civil por meio de carroças, atitude configurada como maus-tratos devido ao excesso de peso imposta ao animal, e a regulamentação do transporte de animais na mobilidade urbana, entre tantas outras.

Algumas dessas conquistas, inclusive, já são consideradas feitos inéditos na história da causa animal em Aracaju, como a emenda à Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) que dispõe como meta e prioridade da administração municipal a instituição de programas e ações destinados à proteção e bem estar animal. Isto que dizer que a partir de agora a Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA) terá que reservar parte de sua receita para as políticas públicas voltadas à causa animal.

“Quero agradecer o apoio e o carinho que venho recebendo de toda a população que tem acompanhado meu trabalho. Tudo o que eu faço é pensando sempre no melhor para todos”, afirmou Kitty.

São vitórias que comprovam o trabalho ético, responsável e árduo que Kitty vem desenvolvendo em prol dos animais e também de toda a população, sensível principalmente as causas que atingem as mulheres e suas intersexualidades.


Da Ascom

17/07/18 | 21:39h

O ex-prefeito de Capela, Manoel Messias Sukita Santos, foi condenado pelo Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe a 13 anos e 9 meses de prisão por corrupção eleitoral, desvio de verbas públicas e autorização de despesas não previstas em lei. Por seis votos a um, o TRE/SE manteve nesta terça-feira, 17 de julho, sentença que havia sido proferida em abril de 2017. A condenação é resultado de ação do Ministério Público Eleitoral ajuizada em julho de 2015. Com a sentença, Manoel Sukita fica inelegível e não pode concorrer às eleições de 2018.

Pelos crimes, também foram condenados três integrantes da então equipe de Sukita que participaram dos esquemas criminosos. São eles: Ana Carla Santana Santos (ex-secretária municipal de Assistência Social), Maria Aparecida Nunes (ex-secretária de Assistência Social substituta) e Arnaldo Santos Neto (ex-diretor financeiro do Fundo de Assistência Social).

Penas

Manoel Sukita foi condenado a 13 anos, 9 meses e 15 dias de reclusão em regime inicial fechado e pena de multa de 32 dias-multa no valor de um salário mínimo vigente à época dos fatos.

Ana Carla Santos foi condenada a 6 anos, 3 meses e 15 dias de reclusão em regime inicial semi-aberto e 10 dias-multa no valor de meio salário mínimo vigente à época dos fatos.

Maria Aparecida Nunes e Arnaldo Santos Neto foram condenados a 3 anos, 9 meses e 15 dias de reclusão em regime inicial aberto.
Os réus ainda podem recorrer.


Da Ascom/MPF

17/07/18 | 05:53h

Antes do recesso parlamentar, os deputados estaduais aprovaram o Projeto que altera a Lei que fixa o efetivo da Polícia Militar do Estado, onde o Poder Executivo visou dar continuidade à modernização institucional nas organizações policiais sergipanas.

Diante do déficit no Quadro de Oficiais da PM e com a realização de concurso público para a investidura nos cargos, o Executivo entendeu a necessidade de proceder à transposição de parte dos cargos atualmente vagos.

Consta no texto do projeto que as vagas eram necessárias diante da ascensão funcional dos Subtenentes da Corporação no Quadro de Oficiais de Administração sendo necessário o Executivo viabilizar o necessário fluxo de carreira relativamente aos Subtenentes da PM em razão do atual déficit nos Postos de 2º e 1º Tenentes do Quadro, totalizando 181 vagas não ocupadas, representando um déficit de quase 80% da função pública.

Ressaltando que a violência representa na atualidade, o maior problema enfrentado pelos governantes face ao clamor social, o Executivo propôs e os deputados aprovaram a seguinte alteração: no quadro de Oficiais Militares houve uma redução no cargo de 1º tenente de 110 para 75 e no cargo de 2º tenente de 120 para 100 homens; por sua vez, no quadro de Oficiais de Administração da PM, no cargo de 1º tenente houve um acréscimo de 40 para 75 homens e no cargo de 2º tenente de 80 para 100 homens.

Por Habacuque Villacorte – Rede Alese

`


20-07-2018
 

 

 

Resultados - Eleições 2016

 

Setransp

 

 

Parceiros
TPM

 

Tudo Salvo

 

 

Fazer o Bem

 

Ciclo Urbano

 

Adjor

 

Sindjor

 

 

Twitter