Na Política

Biblia Online

23/10/18 | 08:02h

Acompanhado de membros da Defesa Civil de Aracaju, o vereador Fábio Meireles (PPS) visitou residências habitáveis e não habitáveis de bairros da capital para conhecer as áreas de riscos, chamando a atenção da população e evitando possíveis transtornos em momentos de intempéries da natureza. Ele explicou que a ideia é verificar o quanto antes para que as providências sejam tomadas de forma antecipada.

O parlamentar ressaltou que mesmo com a modernização do método de mapeamento, a prudência é sempre importante pois em períodos de chuvas prolongadas, por exemplo, a população sofre o risco de desabamento e deslizamentos em suas casas, a depender de onde estejam edificadas. “Esses problemas são causados pela ação humana, mas não podemos ignorar que a situação fica mais vulnerável a depender das condições climáticas”.

O vereador observou que desde 2017, a Secretaria da Defesa Social e da Cidadania, através da Defesa Civil de Aracaju, utiliza um drone para captar imagens aéreas em localidades previamente selecionadas, tomando como parâmetro a classificação de risco. O mapeamento consiste na quantificação de casas que estão em áreas de riscos e cálculo do número de pessoas que residem em cada região monitorada.


Da CMA

23/10/18 | 07:48h

O prefeito Edvaldo Nogueira recebeu em seu gabinete o suplente de vereador Cabo Didi, que assumirá o mandato na Câmara Municipal de Aracaju, a partir do próximo ano. No encontro, o gestor municipal apresentou ao futuro parlamentar os projetos que estão sendo desenvolvidos na cidade e se colocou, desde já, à disposição para discutir ações que contemplem o conjunto Santa Tereza, no qual Didi tem atuação.

“Foi uma conversa muito positiva, um primeiro encontro. Mostrei ao Cabo Didi o que temos realizado na cidade e o que estamos planejando para o futuro. Também coloquei à Prefeitura de Aracaju à disposição das demandas do conjunto Santa Tereza, onde o futuro vereador tem liderança”, afirmou o prefeito.


Com informações da CMA

22/10/18 | 18:37h

A vereadora de oposição, Emília Corrêa (Patriota), cansada de esperar pela tramitação dos seus projetos na Casa Legislativa, protocolou nesta segunda-feira, 22, cerca de vinte e seis requerimentos de urgência cobrando providências imediata da Mesa.

De acordo com Emília, não existe boa vontade em colocar em tramitação seus projetos e logicamente apreciação no plenário da Casa. Cabendo unicamente ao presidente da Câmara, pautar as proposituras para votação.
“Os aracajuanos nos procuram, trazem sugestões e propostas para que sejamos interlocutores em projetos de lei junto ao Executivo e outros poderes, no entanto as proposituras não entram misteriosamente na pauta Legislativa”, lamentou.

Na oportunidade a patriota, destacou um dos projetos de lei que diz respeito ao Direito do Consumidor e fala sobre a obrigatoriedade dos estabelecimentos comerciais e de crédito, instalados em Aracaju de cientificar o consumidor do direito da liquidação antecipada do debito.

“Os estabelecimentos comerciais bancários ou de crédito e os estabelecimentos comerciais que forneçam produtos e serviços ao consumidor, pagos por meio de financiamentos ficam obrigados, devem afixar em local de fácil visibilidade, cartaz legível a informação da redução proporcional juros e demais acréscimos na liquidação antecipada do débito”, destacou.


Da Ascom

19/10/18 | 17:41h

O senador eleito Delegado Alessandro Veira esteve na manhã desta sexta-feira, 19, visitando o município de Itabaiana. Neste ato foi recepcionado pelo prefeito Valmir de Francisquinho que apresentou ao novo parlamentar projetos importantes que estão sendo desenvolvidos na cidade. O gestor municipal agradeceu a presença do senador no município e parabenizou o delegado Alessandro pela vitória na eleição. “Os sergipanos deram uma importante resposta nas urnas’, destacou Valmir.

O prefeito de Itabaiana apresentou projetos executados na cidade, que incluem obras de esgotamento sanitário, construção de praças, escolas e pavimentação. “Na minha administração toda a cidade de Itabaiana, da sede aos povoados, está crescendo e se desenvolvendo. O futuro senador será um parlamentar fundamental para que esse crescimento continue. Agradeço a abertura e disposição do delegado Alessandro. Agora é trabalhar para os sergipanos”, afirmou.

O senador eleito vem mostrando uma lógica de trabalho muito diferente da política tradicional. Uma semana após sair vitorioso das urnas, o futuro parlamentar já iniciou uma série de reuniões com prefeitos da Grande Aracaju, e agora no agreste sergipano, sentando com os gestores municipais para identificar os projetos mais importantes e garantir apoio para o bom andamento dos mesmos.

“É a forma mais rápida de beneficiar a população. Estamos estruturando as consultas públicas e as conversas com os cidadãos, mas já ganhamos tempo analisando o que está em tramitação, através do contato com os prefeitos. Itabaiana é muito importante no cenário estadual, é natural que seja uma das primeiras cidades a ser visitada, mas já adianto que vamos visitar todas as cidades nas próximas semanas”, informou Alessandro Vieira.

Delegado Alessandro avaliou a rodada de conversas com os prefeitos como muito positiva. “Abrimos um canal de diálogo transparente. Não tenho restrição quanto a partidos ou grupos políticos. O trabalho deve ser focado no interesse do cidadão. A campanha para o senado já acabou. É hora de trabalhar”, ressaltou.

Da assessoria

19/10/18 | 06:30h

Na última  quinta-feira, 18, foi realizada a 84ª Sessão Ordinária na Câmara Municipal de Aracaju (CMA). Durante a pauta de votação os vereadores discutiram e aprovaram 19 proposituras, sendo 10 Projetos de Lei, oito Moções e um Projeto de Resolução.

Dentre os projetos aprovados pelos parlamentares, o PL Nº 201/2017, de autoria da vereadora Kitty Lima (Rede), foi aprovado em 1ª votação. O Projeto altera o artigo 3º da Lei 4.377, de 2 de maio de 2013, que dispõe sobre o Fundo Municipal do Meio Ambiente (FMAA).

Também foi votado o Projeto de Resolução Nº 8/2018, de autoria do vereador Seu Marcos (PHS). O projeto, aprovado em 3ª votação, dispõe sobre a execução do Hino da Bandeira Nacional no dia 19 de novembro no Plenário deste Parlamento Municipal.

As oito Moções aprovadas em votação única são do vereador Lucas Aribé (PSB) para agradecer com Moção de Aplausos a algumas pessoas que contribuíram e se empenharam na execução da 6ª Semana Aracaju Acessível. Dentre os senhores contemplados com as moções estão: o superintendente do Setransp, José Carlos Amâncio; a diretora regional do Sesc, Adely Carneiro dos Santos; o diretor-geral do Senac, Paulo do Eirado Dias Filho; o coordenador do Procon Municipal, Igor Franklin Ramos Lopes; e o secretário Municipal do Meio Ambiente, Augusto César de Mendonça Viana.

Da CMA

18/10/18 | 22:24h

Do Portal NaPolítica

A defesa do deputado estadual eleito, Talysson Barbosa Costa, afirmou que vai recorrer da decisão do Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe (TRE-SE). O TRE/SE por quatro votos a três votou pela cassação de Talysson.

“Nós vamos recorrer. E assim que esse pedido for protocolado, a decisão do TRE/SE será suspensa e a diplomação de Talysson ocorrerá normalmente e ele tomará posse e exercerá o seu mandato até que a última instancia (TSE/SE) se pronuncie”, afirmou o advogado Fabiano Feitosa.

Da redação

18/10/18 | 22:10h

Do Portal NaPolítica

O Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe (TRE-SE) cassou o diploma do deputado eleito, Talysson Barbosa Costa. Segundo o Ministério Público Eleitoral, Valmir se aproveitou das inaugurações de obras públicas para divulgar a campanha eleitoral de seu filho. A acusação foi feita pela deputada Maria Mendonça.

Talysson Barbosa Costa é filho do prefeito de Itabaiana Valmir de Francisquinho. A juíza Brígida Declerck Fink aplicou multa no valor de R$ 50 mil ao prefeito Valmir de Francisquinho e também ao filho, Talysson Barbosa Costa, que se apresentou na campanha de deputado estadual como Talysson de Valmir. 


O presidente do TRE/SE, Ricardo Múcio de Abreu Lima, ampliou a punição, pois considerou grave o fato do prefeito ter utilizado bens públicos em benefício da candidatura do filho, entendendo que aquela conduta exerceu influência direta no resultado eleitoral.


Com informações do TRE/SE

18/10/18 | 06:29h

Na manhã da última  quarta-feira, 17, o vereador Lucas Aribé (PSB) utilizou a tribuna da Câmara Municipal de Aracaju para alertar a população sobre as recentes fake news plantadas nas redes sociais e compartilhadas para os grupos de aplicativos de mensagens disseminando o pânico em relação a crimes envolvendo crianças e adolescentes com falsos sequestros, homicídios e lesões corporais contra o público infanto-juvenil.

"A gente sabe que as fake news são nada mais, nada menos que notícias falsas e mentirosas, e em muitos casos, até notícias maldosas. Ontem o Ciosp teve que atender várias denúncias que não passaram de mentira envolvendo crianças e adolescentes desparecidos e se espalharam pelas redes sociais e em grupos de aplicativos de mensagens. Não entendo como é que existem pessoas que se utilizam dessas ferramentas tão importantes para criar notícias falsas e fazer terrorismo para a sociedade", enfatiza.

O parlamentar explica que as fake news também estão acontecendo na campanha eleitoral deste ano. "É um lado falando mal do outro com mentiras e é preciso lembrar que quem planta notícia falsa é criminoso. Eu como jornalista sei que o comunicador deve passar a verdade, mas vemos muitos profissionais e não profissionais da comunicação passando para a sociedade notícias falsas que deixam a população confusa", destaca.

Lucas afirma que fica triste com isso e condena essa prática e implora que ninguém crie notícias falsas e nem repasse o que não tem certeza. "Vamos tomar cuidado com as informações que recebemos, esse é o alerta que faço para a população como um todo. Aproveito e faço um apelo para essas pessoas criminosas que quando forem escrever um conteúdo falso pense duas vezes porque uma informação caluniosa pode prejudicar toda uma sociedade", orienta.


Da redação

`


23-10-2018
 

 

 

Resultados - Eleições 2016

 

Setransp

 

 

Parceiros
TPM

 

Tudo Salvo

 

 

Fazer o Bem

 

Ciclo Urbano

 

Adjor

 

Sindjor

 

 

Twitter