Na Política

Biblia Online

10/05/23 | 20:11h (BSB)

MPSE participa de Operação para combater organização criminosa especializada no tráfico de drogas

O Ministério Público de Sergipe, através do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), participou, nesta quarta-feira, 10, da operação coordenada por meio do Grupo Nacional de Combate ao Crime Organizado (GNCOC) para combater facções criminosas, tráfico de drogas, lavagem de valores e crimes correlatos.

A operação, que ocorreu de forma simultânea em 13 Estados, contou com a participação de 43 Promotores de Justiça ligados aos Gaecos das unidades do Ministério Público e com o apoio de mil Policiais Militares, Civis, Penais e Rodoviários Federais. Em todo o Brasil, foram cumpridos 228 mandados de prisão e 223 mandados de busca e apreensão.

Em Sergipe, a operação, denominada de “Sintonia”, cumpriu um mandado de busca e apreensão em uma residência na zona sul de Aracaju. No local, morava um dos suspeitos de integrar ramificação de uma das principais organizações criminosas, oriunda do Estado de São Paulo que atua em todo território nacional e em outros países.

Durante a ação, o suspeito arremessou um aparelho celular e uma arma de fogo, o que resultou na prisão em flagrante. Além da arma de fogo (pistola) e do celular, foram apreendidos aparelhos eletrônicos e documentos pertinentes à investigação.

A ação no Estado também contou com a participação de 22 profissionais da Polícia Militar, por meio do Comando de Operações Especiais (COE), e da Polícia Civil, por intermédio do Departamento de Crimes Contra o Patrimônio (Depatri).

GNCOC

O Grupo Nacional de Combate ao Crime Organizado é formado por membros do Ministério Público dos Estados e da União. Criado em 2002 pelo Conselho Nacional de Procuradores-Gerais (CNPG), o Grupo surgiu como uma resposta ao assassinato do Promotor de Justiça de Minas Gerais Francisco José Lins do Rêgo Santos, vítima da ação armada de uma organização criminosa que atuava no ramo de adulteração de combustíveis.

O GNCOC tem como objetivo primordial o combate às organizações criminosas e se caracteriza pela cooperação entre seus membros e a articulação com diversas instituições parceiras no enfrentamento ao crime organizado.

Sob a presidência do Procurador-Geral de Justiça do Estado de São Paulo, Mario Sarrubbo, o GNCOC mantém grupos de trabalho permanentes integrados por todos os Gaecos dos Estados e do Ministério Público Federal.

Com informações e fotos do Gaeco/MPSE



19-04-2024
 

 

 

Resultados - Elei��es

 

Setransp

 

Setransp

 

Setransp

 

 

Parceiros

 

 

Fazer o Bem

 

Ciclo Urbano

 

Adjor

 

Sindjor

 

 

Twitter