Na Política

Biblia Online

09/03/23 | 05:13h (BSB)

Fruto de acordo com o MPSE, Aracaju terá primeira escola de educação infantil em tempo integral

Com a proximidade do início do ano letivo no ensino público municipal, o Ministério Público de Sergipe, por meio da 6ª Promotoria de Justiça dos Direitos do Cidadão e do Centro de Apoio Operacional (CAOp) dos Direitos à Educação, visitou as escolas municipais Tia Ruth (Educação Infantil) e João Oliva (Ensino Fundamental), no bairro Santa Maria. As unidades tiveram as obras concluídas recentemente e já integrarão a rede pública de Aracaju em 2023, sendo as primeiras a ofertarem a modalidade de ensino integral.

A construção das duas escolas faz parte de um acordo judicial entre o MPSE e o Município de Aracaju, através de Ação Civil Pública (n°. 202011200297), com o objetivo de aumentar a oferta de vagas de educação infantil na rede municipal de ensino. As duas escolas funcionarão de forma integrada, a exemplo Centro de Excelência Vitória de Santa Maria, inaugurado no início de 2007 e que representa um marco no desenvolvimento do bairro Santa Maria.

O Promotor de Justiça Orlando Rochadel, durante a visita aos prédios das duas novas escolas, destacou a importância para a educação pública. “Teremos aqui a primeira escola de educação infantil em tempo integral do município de Aracaju. Alunos de zero a cinco anos vão chegar pela manhã e só voltam para casa no final da tarde. Vão fazer todas as refeições na unidade, terão atividades de cuidado corporal, banho, vão aprender os processos de higiene bucal, e tudo está adaptado para isso, com chuveiros e vasos sanitários adequados para essa faixa etária. São unidades inéditas e que estão dentro dessa programação do acordo junto ao MPSE, de reforma e ampliação de escolas. Estamos muito felizes”, frisou.

Secretário Municipal de Educação, Ricardo Abreu, tem a expectativa de iniciar as atividades nas unidades na primeira quinzena de março. “São escolas que ficam na fronteira entre os bairros Santa Maria e 17 de Março, inaugurando na cidade de Aracaju o paradigma de educação integral no ensino municipal. É um paradigma moderno, adotado em todo Brasil, que se entende que quanto mais tempo a criança passar na escola, mais habilidades e conhecimentos elas desenvolvem”, pontuou.

Na EMEI Tia Ruth, serão 210 vagas destinadas para crianças de 0 a 5 anos, incluindo Pessoas com Deficiência e acolhimento especializado para crianças com microcefalia. O espaço tem ambientes adaptados para a faixa etária, com presença de solário, berçário e horta.

Já na EMEF João Oliva, serão 325 alunos, do primeiro ao quinto ano do ensino fundamental em tempo integral. A escola será equipada com quadra, área de lazer, laboratório de ciências e matemáticas, e aulas de danças e músicas.

As unidades já foram inseridas no sistema de matrículas do Município de Aracaju e o início das aulas está previsto para este mês de março.

Do MPE



29-03-2024
 

 

 

Resultados - Elei��es

 

Setransp

 

Setransp

 

Setransp

 

 

Parceiros

 

 

Fazer o Bem

 

Ciclo Urbano

 

Adjor

 

Sindjor

 

 

Twitter