Na Política

Biblia Online

07/03/23 | 06:10h (BSB)

É Lei: Aracaju terá Festival de Quadrilhas Juninas Mirins e Juvenis

Para incentivar e valorizar a cultura entre os estudantes de nível fundamental e médio, a Lei nº 5.477, de 19 de maio de 2022, cria o Festival de quadrilhas juninas mirins e juvenis dos estabelecimentos de ensino, tanto público quanto privado, em Aracaju. O evento ocorrerá anualmente no mês de junho e, preferencialmente na Rua São João, no bairro Industrial, por causa dos aspectos históricos e tradições juninas.

O Projeto de Lei nº 203/2021 é de autoria do vereador Binho (PMN). “Esse projeto era um sonho meu muito antes de ser vereador, eu que vim de quadrilha junina de escola. É muito importante essa Lei porque traz de volta as quadrilhas juninas nas escolas municipais e nas escolas particulares da nossa cidade”, comentou o parlamentar.

A organização e a execução do Festival ficarão a cargo da Fundação Cultural da Cidade de Aracaju (Funcaju), com a participação de representantes da Liga das Quadrilhas Juninas de Aracaju e Sergipe (Liquajuse), devido à experiência e ao trabalho de manutenção da tradição das quadrilhas juninas do Estado. “Vamos precisar da Secretaria de Educação e da Funcaju juntamente com a Liquajuse para pode levar as quadrilhas juninas criadas nas escolas para fazer um grande festival na Rua São João. Será um espetáculo para toda a nossa cidade!”, declarou o vereador Binho (PMN).

A legislação também prevê que a Funcaju poderá atribuir ao Festival um caráter de competição, sendo estipuladas categorias para inscrições, avaliações e premiações. Além disso, a Lei estipula que parcerias com a iniciativa privada poderão ser feitas.

As campanhas de divulgação deverão ser direcionadas aos estabelecimentos de ensino com até três meses de antecedência, na forma de comunicação oficial para os dirigentes, bem como anúncios em material impresso a ser exposto nas escolas em local visível aos estudantes.

A Funcaju ainda deve incentivar e debater, junto ao corpo dirigente dos estabelecimentos de ensino, atividades didáticas que envolvam o caráter histórico referente às quadrilhas juninas, de forma a instigar a participação dos estudantes no Festival, bem como incentivar o conhecimento acerca da histórica e cultura de Sergipe.


Da CMA



23-04-2024
 

 

 

Resultados - Elei��es

 

Setransp

 

Setransp

 

Setransp

 

 

Parceiros

 

 

Fazer o Bem

 

Ciclo Urbano

 

Adjor

 

Sindjor

 

 

Twitter