Na Política

Biblia Online

07/02/22 | 06:32h (BSB)

Deputados incentivam mamografia periódica para identificar tumor precoce

Com o objetivo de sensibilizar mulheres sobre a importância de realizar o exame para a detecção precoce do câncer de mama, uma das principais causas de morte entre mulheres no Brasil, hoje, 5 de fevereiro, é comemorado o Dia Nacional da Mamografia. De acordo com a deputada estadual, Goretti Reis (PSD), que é procuradora Especial da Mulher na Assembleia Legislativa de Sergipe (PROMU/Alese), a data requer reflexão e alerta. A parlamentar defende que a realização do exame inicie aos 35 anos.

“A mamografia é o exame mais falado para a prevenção do câncer de mama e o dia 5 de fevereiro é dedicado ao exame. O objetivo da mamografia é o diagnóstico precoce, ou seja, não previne a doença, mas pode prevenir a morte pela doença quando faz diagnóstico de pequenas lesões percebidas somente na mamografia. Alguns problemas são enfrentados porque só a mamografia não é a solução. É preciso uma rede de atendimento, onde a paciente tenha acesso a biópsia, o mais rápido possível, e consequentemente ao tratamento, se necessário. Quanto mais cedo o diagnóstico, maiores são as chances de cura, principalmente em estágio inicial. Além do aumento de chance de cura, as lesões pequenas podem ser tratadas de maneiras menos agressivas. É um momento importante para falar da prevenção do câncer de mama e pensar sobre as diversas formas de rastreamento, de prevenção e de diagnóstico”, enfatizou a deputada.

Goretti Reis lembrou também que a situação do câncer já não era satisfatória no Brasil antes da Covid-19, e que piorou com a pandemia onde se registrou uma queda de diagnóstico. “Isso não quer dizer que o câncer desapareceu, mas que faltou diagnóstico”. Preocupada também com a saúde da mulher, sou autora da Lei que oficializou o Outubro Rosa em Sergipe, campanha mundial para alertar à saúde da mulher, em específico ao câncer de mama. Assim como o Dia da Mamografia, o Outubro Rosa é período para alertar a mulher que ainda não realizou o autoexame e a mamografia, que está na hora de fazer”, destacou a parlamentar.

Ela acrescentou ainda que o número de mamografia disponibilizada em Sergipe aumentou, mas é preciso atenção especial, por parte dos gestores, para que o resultado do exame salve vidas e não apenas detecte doenças. “Nesta data deixo meu apelo para que façam a mamografia anualmente. É preciso buscar essas mulheres e evitar mais mortes. Mulheres se toquem, se amem! Façam a mamografia e salvem suas vidas!”, concluiu.

Proposituras

Na Casa Legislativa, existem Projetos de Lei (PL) que incentivam a realização do procedimento médico como os PL’s nos 7.853, de 27 de maio de 2014, o 7.994, de 19 de janeiro de 2015, e o 8.688, de 22 de junho de 2020.

Nos dois primeiros, que são de autoria da ex-deputada estadual Conceição Vieira, instituem a Semana Estadual de Atenção à Saúde da Mulher, como também, a Semana de Luta contra o Câncer de Mama, a serem realizadas anualmente, sempre a partir do dia 8 de março. Já na terceira propositura, de autoria do parlamentar Talysson de Valmir (PR), concede ao servidor público estadual direito a se ausentar do local de trabalho para a realização de exames oncológicos preventivos.

INCA

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), no Brasil, são cerca 625 mil novos casos e mais de 224 mil mortes a cada ano do triênio 2020-2022. No mundo todo, a incidência de casos de câncer vem crescendo em ritmo acelerado, tornando a doença uma das principais causas de morte (antes dos 70 anos), além de um dos maiores problemas de saúde pública global.

Conforme a instituição, a detecção em fase inicial do câncer de mama, amplia muito as chances de cura. Considerando as projeções do INCA de cerca de 66 mil novos casos por ano desse tipo de câncer, mais de 30 mil serão diagnosticados em fases mais avançadas, exigindo tratamentos mais complexos e, às vezes, com prognósticos menos favoráveis.

A Sociedade Brasileira de Mastologia recomenda que o exame de mamografia seja realizado a partir dos 40 anos de idade.

Da alese



19-04-2024
 

 

 

Resultados - Elei��es

 

Setransp

 

Setransp

 

Setransp

 

 

Parceiros

 

 

Fazer o Bem

 

Ciclo Urbano

 

Adjor

 

Sindjor

 

 

Twitter