Na Política

Biblia Online

08/09/21 | 21:38h (BSB)

Plenário da CMA aprova 19 proposituras em Sessão Deliberativa

Cuidar da saúde na infância e evitar doenças em adultos, foi com esse lema que Projeto de Lei nº 20/2021 que institui a política municipal de combate à obesidade infantil no município de Aracaju foi aprovado, em 2ª discussão, na sessão Deliberativa nesta quarta-feira, 8. A propositura é de autoria do vereador Isac Silveira (PDT) e foi bastante elogiada pelos vereadores da Câmara Municipal de Aracaju (CMA).

“A nossa intenção é busca construir uma política efetiva através do Poder Executivo esse problema que é muito visível em muitas crianças do Brasil. A gente precisa de políticas públicas efetiva e certamente uma orientação de nutricionista e prescrição de exames. Infelizmente, a gente é um país ainda que cuida da doença e não da prevenção.”, afirmou o autor do projeto.  

Após ouvir a justificativa de Isac, o presidente da CMA, Nitinho (PSD), ressaltou que além de uma alimentação balanceada, é importante inserir e incentivar à população algum tipo de atividade física para a prevenção de doenças. “Eu mesmo consegui tirar (com orientação médica) o uso de medicação para a pressão fazendo atividade física, hoje em dia meus exames são bons e tenho uma boa qualidade de vida”, recomendou.

Falando como médico e estudioso da saúde, Dr. Manuel Marcos (PSD) diz que esse projeto pensa nas gerações seguintes, pois qualidade de vida depende sim, do início de sua vida. “Uma boa alimentação no começo da vida do indivíduo faz uma grande diferença em sua saúde quando adulto”, disse.

Os vereadores Vinicius Porto (PDT), Sargento Byron (Republicanos), Ricardo Vasconcelos (Rede), Professora Ângela e Emília Corrêa (Patriota) parabenizaram o autor do projeto pela iniciativa e destacaram o caráter educativo da matéria. “É um projeto extremamente educativo, necessário e para ontem. Busca cuidar da saúde infantil, diminuindo o índice de doenças”, opinou Emília.  

Proposituras

O Plenário da CMA aprovou em 2ª discussão o PL nº 15/2021 que altera a Lei municipal no 4.914, de 31 de julho de 2017, que “cria o sistema municipal de registro de câncer - Siscan com o objetivo de identificar todos os novos casos no município de Aracaju, propiciando o planejamento de programas de prevenção e tratamento imediato. Também provado em 2ª discussão, com uma emenda, o Projeto de Lei nº 18/2021 de autoria de Breno Garibalde (DEM)  que estabelece a criação de “parklets” em Aracaju.

Mais três Projetos de Lei foram aprovados em Redação Final: o de nº 302/2018 institui no âmbito do município de Aracaju, a premiação aluno nota dez aos estudantes do ensino fundamental das escolas da rede pública, o nº 12/2021 obriga os hipermercados, os atacados, supermercados e lojas similares a higienizar os carrinhos e os cestos de compras disponibilizados aos clientes do município. Além do nº 244/2019, que altera nome de rua no bairro Jabotiana. Além dos Projetos de Lei, o Plenário da CMA apreciou seis Requerimentos e sete Moções.


Da CMA



28-03-2024
 

 

 

Resultados - Elei��es

 

Setransp

 

Setransp

 

Setransp

 

 

Parceiros

 

 

Fazer o Bem

 

Ciclo Urbano

 

Adjor

 

Sindjor

 

 

Twitter