Na Política

Biblia Online

31/05/21 | 10:46h (BSB)

Maria pede limpeza de barragens de Itabaiana

 deputada estadual Maria Mendonça (PSDB) apelou ao superintendente da Companhia de Desenvolvimento do Vale São Francisco (Codevasf), Marcos Alves Filho para que adote as medidas necessárias visando a limpeza das barragens dos municípios de Itabaiana, Campo do Brito, Malhador e Ribeirópolis.

As barragens são estruturas que influenciam, tanto a área onde estão construídas, quanto suas proximidades rurais e urbanas. Isso significa que elas afetam o ecossistema em que estão, bem como a bacia hidrográfica local”, disse Maria, que protocolou o pedido junto à Mesa diretora da Assembleia Legislativa.

De acordo com a parlamentar, as barragens são necessárias para que os recursos hídricos sejam disponibilizados, mesmo em períodos de longa estiagem. Ela lembrou que o momento para a retirada de todo sedimento é no verão, porém é preciso iniciar todo o planejamento durante o inverno para, assim que ela secar, a limpeza ser iniciada, o que ocorre em meados de outubro.  “A revitalização representa garantia hídrica para a manutenção humana, animal, agrícola e o incentivo ao turismo rural, gerando renda para a população do entorno”, disse Maria.

Ela destacou que a barragem de Campo do Brito, é um local atrativo para economia e para o turismo. As Jacarecica I e II contribuem com o abastecimento do município de Itabaiana, sendo que elas estão instaladas entre o referido município e Malhador. “O perímetro Jacarecica II está situado às margens do Rio Jacarecica, abrangendo os municípios de Malhador, Areia Branca e Riachuelo, nos territórios Agreste Central e Grande Aracaju”, citou.

Maria Mendonça observou que a barragem do povoado João Ferreira, no município de Ribeirópolis, foi construída em 1989 sobre um manancial denominado "Bica Santa Rita", cabeceira da bacia do Jacarecica, com o objetivo de desenvolver a produção agrícola, criação de peixes e garantir o abastecimento humano. “Há uma década, ela seca todos os anos por não ter capacidade de acumular água suficiente para atravessar a estiagem, devido à grande irrigação que a represa abastece e também o assoreamento”, contou a deputada, ao pedir a atenção do superintendente para o seu pleito. 


Da Ascom



28-03-2024
 

 

 

Resultados - Elei��es

 

Setransp

 

Setransp

 

Setransp

 

 

Parceiros

 

 

Fazer o Bem

 

Ciclo Urbano

 

Adjor

 

Sindjor

 

 

Twitter