Na Política

Biblia Online

31/05/21 | 10:12h (BSB)

PMA vacinará população de 58 e 59 anos

A Prefeitura de Aracaju avançará na campanha de vacinação contra a covid-19 e vacinará pessoas de 58 e 59 anos, sem comorbidades, a partir de segunda-feira, 31. Ao mesmo tempo, a gestão ampliará a imunização de professores e profissionais do transporte público para aqueles que tenham acima de 18 anos. O novo calendário municipal, divulgado pelo prefeito Edvaldo Nogueira Nogueira, através das redes sociais, nesta sexta-feira, 28, também dará continuidade à vacinação das pessoas com deficiência permanente grave, alcançando a população de 57 anos deste público. Também serão incluídos os trabalhadores do transporte aéreo.

“Com muita satisfação, avançaremos na vacinação de todos os cidadãos por faixa etária. É uma vitória da proposta que a Frente Nacional de Prefeitos, da qual sou presidente, apresentou ao Ministério da Saúde. Assim, na próxima semana, todos os aracajuanos com 58 e 59 anos já receberão a primeira dose da vacina contra a covid-19. Também vamos incluir novas faixas etárias dos trabalhadores da Educação e concluiremos os motoristas e cobradores. Além disso, pessoas com deficiência permanente grave, sem BPC, de 57 e 58 anos, já podem se vacinar”, afirmou Edvaldo.

A vacinação dos trabalhadores do transporte aéreo já teve início nesta sexta-feira, 28, e prossegue até o domingo, dia 30. Este grupo está recebendo a primeira dose da imunização no auditório da Escola Presidente Vargas, no bairro Siqueira Campos.

Vacinação 58 e 59 anos

A vacinação do novo grupo começará pela população de 59 anos na segunda-feira, 31. Neste dia, recebem a primeira dose do imunizante aqueles que nasceram nos meses de janeiro a abril. Na terça-feira, 1º, será a vez dos nascidos entre maio e agosto. Na quarta-feira, 2, serão imunizados os que nasceram entre setembro e dezembro.

Já na quinta-feira, 3, começam a receber a vacinação os aracajuanos de 58 anos, nascidos de janeiro a março. Na sexta-feira, 4, avançará para os cidadãos nascidos entre abril e junho, e no sábado, 5, para aqueles que aniversariam entre julho e setembro. Por fim, no domingo, 6, serão imunizados aqueles que nasceram entre outubro e dezembro.

Para organizar o fluxo e evitar aglomerações, a Secretaria da Saúde de Aracaju disponiblizará 10 pontos fixos para este público. São eles: UBS João Augusto Barreto (bairro Japãozinho); UBS Augusto Franco (bairro Farolândia); UBS Santa Terezinha (Zona de Expansão); UBS Marx de Carvalho (bairro Ponto Novo); UBS Adel Nunes (bairro América); CRAS João de Oliveira Sobral (bairro Santos Dumont); UBS Manoel de Souza Pereira (bairro Jabotiana); UBS Hugo Gurgel (bairro Coroa do Meio); UBS Cândida Alves (rua São João); e UBS Edézio Vieira de Melo (bairro Siqueira Campos). Para receber a 1ª dose nestes locais, é necessário apresentar documento de identificação com foto e comprovante de residência.

Também será possível  receber a vacina no drive-thru, instalado no Parque da Sementeira, após cadastramento no portal “VacinAju” e liberação do código autorizativo.
Pessoas com Deficiência Permanente

A vacinação das pessoas com deficiência permanente grave (auditiva, visual, motora e mental), sem o Benefício de Prestação Continuada (BPC) também foi ampliada. Agora, aqueles que se encaixam neste grupo e estão na faixa etária de 57 e 58 anos já podem se vacinar. É obrigatória a apresentação de relatório médico comprovando a deficiência. Este grupo pode se vacinar no drive-thru (o cadastro é feito no Portal da Vacina) ou nos 10 pontos fixos que estão vacinando a população em geral de 58 e 59 anos.

Professores e rodoviários

Já entre os profissionais da Educação, poderão receber a vacina aqueles que atuam em creches, pré-escolas e no 1º e 2º ano do Ensino Fundamental, com idade acima de 18 anos. Pelo cronograma estabelecido pela Secretaria  Municipal da Saúde, a vacinação desses profissionais ocorrerá de forma escalonada. De segunda-feira, 31, até quarta-feira, 2, serão vacinados os trabalhadores de 35 a 39 anos. Na segunda os nascidos entre janeiro e abril; na terça os que nasceram entre maio e agosto, e na quarta os nascidos entre setembro e dezembro.

Na quinta- feira, 3, será a vez dos trabalhadores de 30 a 34 anos que nasceram entre janeiro e junho, e na sexta-feira, 4, serão vacinados os educadores destas faixas etárias nascidos  entre julho a dezembro. Já no sábado e domingo, dias 5 e 6, recebem a primeira dose os profissionais de 18  a 29 anos  - no sábado os nascidos entre janeiro e junho, e no domingo os que nasceram entre julho e dezembro.

O mesmo esquema será adotado para os profissionais do transporte coletivo. Na segunda-feira, 31, serão vacinados os motoristas e cobradores de 35 a 39 anos que nasceram entre janeiro e junho, e terça-feira, 1º  os nascidos entre julho e dezembro. Já na quarta-feira, 2, recebem a 1ª dose os trabalhadores de 30 a 34 anos, e, para finalizar, na quinta-feira, 3, os rodoviários de 18 a 29 anos.

Para este grupo, é necessário realizar cadastramento no portal “VacinAju” para emissão do código autorizativo. Também é preciso apresentar comprovante de vínculo com a instituição ou empresa na qual trabalha, RG, CPF e comprovante de residência. Com o código validado em mãos, os trabalhadores da Educação e do transporte público poderão se dirigir aos seguintes pontos:  UBS Francisco Fonseca (bairro 18 do Forte); UBS Oswaldo de Souza (bairro Getúlio Vargas); UBS José Calumby (bairro Bugio); UBS Amélia Leite (bairro Suíssa); e Colégio CCPA (bairro Grageru).


Da PMA



19-04-2024
 

 

 

Resultados - Elei��es

 

Setransp

 

Setransp

 

Setransp

 

 

Parceiros

 

 

Fazer o Bem

 

Ciclo Urbano

 

Adjor

 

Sindjor

 

 

Twitter