O Plenário da Câmara aprovou o Projeto de Lei 25/21, do deputado Fernando Rodolfo (PL-PE), que tipifica os crimes de infração de plano de imunização; peculato de vacinas, bens medicinais ou terapêuticos; e corrupção em plano de imunização. O objetivo é coibir a prática de furar a fila de vacinação contra o novo coronavírus e outros desvios. A matéria segue para análise do Senado.
Tramitando em conjunto com o PL 25/21 estavam 17 projetos que estipulavam penas diferentes contra quem burlar o plano de vacinação. O Plenário aprovou substitutivo da relatora, deputada Margarete Coelho (PP-PI), que destacou a importância e qualidade das propostas. "Os deputados tiveram a sensibilidade para perceber o momento de grave crise instalada pela pandemia", comentou Margarete Coelho.
A infração de ordem de prioridade de vacinação, também caracterizada como afronta à operacionalização de plano de imunização, pode resultar em pena de reclusão de um a três anos, e multa. A pena é aumentada de um terço se o agente falsifica atestado, declaração, certidão ou qualquer documento.
Além disso, a proposta dobra a pena de expor a vida ou saúde de alguém a perigo no caso de simulação ou aplicação fraudulenta de vacina. Com isso, a pena passa de detenção de três meses a um ano para detenção de seis meses a dois anos.
Na votação do projeto, os deputados fizeram referência a denúncias que mostram vídeos de agentes de saúde simulando aplicar a vacina do coronavírus, mas não utilizando a dose do frasco. "O conteúdo das vacinas não está sendo aplicado em idosos, gerando grave risco à saúde", alertou a deputada Soraya Manato (PSL-ES).
Peculato e corrupção
A pena de peculato (apropriação, desvio ou subtração) de vacinas, bens ou insumos medicinais ou terapêuticos é de reclusão de 3 a 13 anos, e multa. O crime vale tanto para vacina pública como para particular.
Fonte: Agência Câmara de Notícias
saiba mais
-
01/03 - 06:54 - Prazo para entregar declaração do Imposto de Renda começa hoje
24/02 - 09:21 - MPF e MP/SE cobram das secretarias de saúde prioridade de vacinação para idosos em Sergipe
24/02 - 06:31 - Aprovada dedução do IR por doações a programas de saúde até 2025
24/02 - 06:26 - Câmara aprova MP que facilita compra de vacinas contra covid-19
24/02 - 06:05 - Bolsonaro entrega medida provisória para privatização da Eletrobras
23/02 - 06:51 - Lira apresenta calendário de votações da Câmara no primeiro trimestre
22/02 - 05:15 - Saiba como solicitar o TítuloNet
22/02 - 05:02 - Estados terão recursos federais para compra de vacinas, prevê projeto
22/02 - 04:57 - Contribuinte pode juntar documentos para declarar Imposto de Renda
18/02 - 20:16 - Senadores reagem a decretos que ampliam acesso a armas