Na Política

Biblia Online

25/11/20 | 06:07h (BSB)

Morre o ex-governador João Alves em Brasília

Ele estava internada há uma semana no Sírio Libanês

Do Portal NaPolítica

O ex-governador João Alves Filho faleceu no final da última terça-feira, 24. Ele estava internado há uma semana hospital Sírio Libanês, em Brasília, para onde foi levado após sofrer uma parada cardíaca.

 

João sofreu uma parada cardíaca na quarta-feira, 18. Ele já recebia cuidados intensivos em formato home care por causa do quadro avançado de Alzheimer. No hospital, ele foi testado positivo para Covid-19.

Biografia

A trajetória de João Alves teve início aos vinte anos, quando ingressou no curso de Engenharia Civil da Escola Politécnica da Universidade Federal da Bahia. Em 1965, começou a vida de engenheiro ao lado do pai na Construtora Alves.

Iniciou sua carreira pública assumindo a prefeitura de Aracaju (1975-1979). Foi eleito governador em 1982 e nomeado Ministro de Estado do Interior pelo Presidente José Sarney em 1987. Em 1990, foi candidato ao governo de Sergipe e venceu com 364.819 votos. Em 1998, concorreu novamente ao governo de Sergipe, mas ficou em segundo lugar, perdendo para o seu ex-aliado Albano Franco.

Disputou o pleito ao governo do estado em 2002, obteve sucesso, derrotando o então senador José Eduardo Dutra.

Em 2006, João Alves Filho se apresentou como candidato à reeleição numa disputa polarizada entre o próprio João e o ex-prefeito Marcelo Déda candidato pelo PT. João, porém, perde a eleição para o candidato Marcelo Déda logo no primeiro turno.

Em 2010 candidatou-se novamente ao governo do Estado de Sergipe, não obtendo êxito, onde o então Governador Marcelo Déda foi reeleito.

Em 2012 lançou sua candidatura para prefeito pelo Democratas e venceu o deputado federal Valadares Filho o candidato do então prefeito Edvaldo Nogueira e do então governador Marcelo Déda .

Em 2016, João tenta a reeleição, mas acaba ficando de fora do segundo turno, disputado entre Valadares Filho (PSB) e o então ex-prefeito Edvaldo Nogueira.

 
Da redação



25-04-2024
 

 

 

Resultados - Elei��es

 

Setransp

 

Setransp

 

Setransp

 

 

Parceiros

 

 

Fazer o Bem

 

Ciclo Urbano

 

Adjor

 

Sindjor

 

 

Twitter