Na Política

Biblia Online

15/10/20 | 07:20h (BSB)

Prefeitura realizou 9.439 testes RT-PCR em todos os bairros da capital

A Prefeitura de Aracaju, através do projeto TestAju, já realizou, nos 44 bairros da capital sergipana, 9.439 testes RT-PCR, considerado o padrão ouro para detecção do coronavírus. Desse quantitativo, 895 tiveram resultados positivos e 8.541 negativos.

 

Para a realização desse trabalho, cerca de 20 profissionais, divididos em quatro equipes, percorrem os bairros da cidade realizando testes na população. A seleção acontece de forma aleatória, através do Agente de Combate às Endemias. A metodologia de escolha dos imóveis segue os critérios sanitários já utilizados pelos agentes na realização do LIRAa e, no caso do TestAju, é escolhida uma pessoa por residência para realização do exame. Para quem mora em condomínio, o agente solicita o chamamento de moradores na portaria.

 

Entre os bairros com maiores taxas de infecção, levando em conta apenas os RT-PCR do TestAju, estão Atalaia, Porto Dantas, Industrial, Robalo, José Conrado e Jardins. Já entre os com menores taxam se encontram Capucho, Farolândia, Cirurgia, 13 de Julho, Japãozinho e Suissa.

 

A assessora técnica da Diretoria de Vigilância e Atenção à Saúde (DVAS), Ana Régia Oliveira de Andrade, ressalta que a adesão da população é fundamental na execução do projeto, pois nos casos detectáveis da doença, as pessoas são orientadas a permanecer em isolamento domiciliar, e todos os demais residentes no imóvel também devem ser testados.

 

“Sem a colaboração das pessoas, a atuação do município fica limitada a ação dos profissionais. Por isso é tão importante que os testados cumpram o isolamento, que repassem as orientações aos moradores com quem convivem e que informem todo agravamento dos sintomas aos nossos profissionais do MonitorAju, caso isso ocorra. Com esse acompanhamento de perto, não apenas conseguimos entender melhor o comportamento da doença, como também podemos evitar uma piora mais grave com evolução a óbito”, alertou a assessora.

 

Alguns bairros já receberam os profissionais ligados ao projeto mais de uma vez. São eles: 17 de Março; Jabotiana; Bugio; Novo Paraíso; Atalaia; Coroa do Meio; Inácio Barbosa; Industrial; Porto Dantas; Areia Branca; Suissa; José Conrado de Araújo; Robalo; Getúlio Vargas; Jardins; Aruana; Centro; Mosqueiro; Grageru; São José e América. De acordo com a DVAS, já estão previstas novas coletas nos bairros Aruana; Centro; Mosqueiro; Grageru; São José e América.


Da Ascom



16-04-2024
 

 

 

Resultados - Elei��es

 

Setransp

 

Setransp

 

Setransp

 

 

Parceiros

 

 

Fazer o Bem

 

Ciclo Urbano

 

Adjor

 

Sindjor

 

 

Twitter