Na Política

Biblia Online

13/08/20 | 08:12h (BSB)

Luciano Pimentel debate cenário do turismo

O setor turístico sempre ganhou destaque nas intervenções feitas pelo deputado estadual Luciano Pimentel. Nesta quarta-feira, 12, o parlamentar voltou a debater o assunto e fez questionamentos ao secretário de Estado do Turismo, Sales Neto, que esteve na Assembleia Legislativa para falar sobre o cenário atual, a atuação da pasta durante a pandemia e as perspectivas para a área no pós-covid.

"Tenho assistido algumas lives sobre o segmento e em uma delas o presidente da CVC, Leonel Andrade, destacou que o processo de retomada do mercado se dará através do turismo de vizinhança. Sabemos que boa parte dos turistas que visitam Sergipe são oriundos da região Nordeste, especialmente da Bahia e de Alagoas. Esse é um fator que mostra a importância das ações promocionais desenvolvidas regionalmente, nacionalmente e também de forma interna. Para incentivar os sergipanos a viajarem pelo estado", ressaltou Luciano Pimentel.

De acordo com o deputado, um levantamento da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) apontou que até o mês de abril o Brasil já havia perdido mais de 62 milhões de reais em razão do impacto da pandemia no mercado turístico. "Estamos falando de um setor bastante representativo para economia e que foi duramente afetado pelo novo coronavírus. Neste sentido, todo trabalho apresentado pelo secretário hoje é reflexo de uma preocupação do Governo do Estado com a recuperação do segmento. É tranquilizador observar que o turismo está sendo planejado com seriedade e profissionalismo", frisou.

Na sequência, Luciano Pimentel perguntou como estão os encaminhamentos da Parceria Público-Privada (PPP) para a operação do Centro de Convenções e citou o lançamento da Azul Conecta, indagando se o Governo Estadual já fez contato com a Azul Linhas Aéreas para incluir Sergipe nesta nova proposta da companhia.

"Foi lançada ontem, dia 11, a Azul Conecta. Se trata de uma empresa de aviação regional que vai iniciar com 200 destinos. Gostaria de saber se já houve uma interlocução com a companhia para possibilitar que Sergipe faça parte das rotas traçadas pela Azul Conecta. Aproveito para sugerir a busca por voos para Ilhéus, Itabuna, Barreiras e Maceió", disse.

Concluindo sua fala, o parlamentar enfatizou que a forte atuação do Governo Estadual no enfrentamento ao coronavírus tem resultado na queda dos índices de infecção e óbitos por Covid-19. Fato que, de acordo com ele, gera uma imagem positiva para o estado. "O Jornal Nacional está mostrando constantemente os números da pandemia em todo país. Quando Sergipe aparece como um estado onde os casos estão caindo, naturalmente temos uma propaganda indireta para o turismo. As pessoas que assistem e desejam viajar, irão começar a olhar mais para nosso estado. Elas irão procurar locais que estão trabalhando para controlar a pandemia e se preocupam com as normas de biossegurança", considerou Luciano Pimentel.

SETUR

Respondendo aos questionamentos feitos pelo deputado, Sales Neto explicou que o Centro de Convenções está em andamento e o  Governo de Sergipe aguarda a apresentação de um estudo.  "A empresa que está realizando o estudo ficou de apresentá-lo ainda essa semana para que possamos ter 30 dias para analisá-lo. Com mais 30 dias, estaremos promovendo uma audiência pública para ouvir a opinião do trade turístico e da sociedade. Após isso, lançaremos a licitação e esperamos que, assim como foi sucesso a do Ceasa de Itabaiana, seja também a do Centro de Convenções".

Acerca da Azul Conecta, o secretário afirmou que o Governo e a empresa já estão conversando. "Estamos em contato sim. Inclusive, o voo de Aracaju para Maceió está bem conversado. Além disso, oferecemos possibilidades de outros voos regionais. Obviamente que a empresa tem seus critérios de análise, mas deixamos claro que a mesmas condições de liberação de ICMS de querosene até os valores estipulados pelo decreto estarão oferecidos também para esses novos voos",  salientou Sales Neto.

 

Da Ascom



28-03-2024
 

 

 

Resultados - Elei��es

 

Setransp

 

Setransp

 

Setransp

 

 

Parceiros

 

 

Fazer o Bem

 

Ciclo Urbano

 

Adjor

 

Sindjor

 

 

Twitter