Na Política

Biblia Online

15/07/20 | 17:22h (BSB)

Canindé de São Francisco inicia  projeto de Coleta seletiva 

A Prefeitura Municipal de Canindé de São Francisco, através  da Secretaria de Obras, Planejamento e Desenvolvimento Urbano, em parceria com a SE-PA-RE Cooperativa e o CONBASF – Consórcio de Saneamento Básico do Baixo São Francisco Sergipano, deu início à coleta seletiva no bairro Beira Rio e depois iniciará em outros bairros do município.  
 
Antes, a comunidade colocava os seus resíduos (lixo) nas lixeiras disponibilizadas em pontos estratégicos no bairro. Agora, a cooperativa estar fazendo um trabalho de conscientização junto às pessoas daquela comunidade com o objetivo de que ela ajude na separação correta do lixo em reciclável, orgânico e rejeito. Outro ponto importante nesse processo junto à comunidade, é a criação de um novo hábito que os ajude a entender a importância de colocar os resíduos no dia e horário marcado pela coleta seletiva.
 
Para Heverton Santana, Presidente da SE-PA-RE Cooperativa, “a implantação da coleta seletiva é de grande importância, pois os resíduos sólidos são separados em três elementos: orgânicos, reciclável e rejeitos. Desses, 60% são orgânicos, 30% reciclável e apenas 10% é rejeito”. Segundo ele, 90% da coleta seletiva são aproveitáveis, os 10% restantes dos rejeitos segue para o aterro sanitário. “Com isso gera renda para catadores e catadoras, gera dignidade, gera renda para município”, finalizou.
 
O secretário de Obras, Rildo Joaquim, acredita que vai deixar muitos exemplos para outros gestores. Essa ação de mudar a forma de tratamento e gerenciamento dos resíduos sólidos (lixo), a partir da intervenção da Prefeitura, é tão importante quanto o fechamento do antigo lixão durante o período dessa gestão. Iniciativa que os gestores anteriores não tiveram a coragem de fazer, esse é um legado que deve ser continuado e melhorado pelos próximos prefeitos. “Quando cuidamos de forma adequada da política de resíduos sólidos a tendência é que haja uma redução no investimento do transbordo dos rejeitos não aproveitáveis para o aterro sanitário”, comentou o secretário. 
 
“É inegável que começamos a escrever um novo capítulo na questão ambiental da nossa cidade e do município. Esse é um assunto que não trás notoriedade, mas com certeza causa um grande impacto positivo na vida das pessoas, e principalmente na preservação do meio ambiente do nosso município. Poderia ter usado do artifício jurídico para ter reaberto o lixão, mas preferir enquanto gestor, tomar a decisão certa de passar essa página negra na histórica de Canindé. Agora parte do lixo que é produzido os cooperados da SE-PA-RE faz a reciclagem, gerando trabalho e renda para as famílias. É gratificante essa ação, espero que o próximo prefeito continue essa iniciativa e que melhore cada vez mais, destacou o prefeito Ednaldo da Farmácia.
 
Da ASCOM



16-04-2024
 

 

 

Resultados - Elei��es

 

Setransp

 

Setransp

 

Setransp

 

 

Parceiros

 

 

Fazer o Bem

 

Ciclo Urbano

 

Adjor

 

Sindjor

 

 

Twitter