Na Política

Biblia Online

10/07/20 | 09:25h (BSB)

Governo de Sergipe aumenta o número de testagem para a Covid-19

O Governo do Estado já realizou mais de 60 mil testes para diagnóstico da Covid-19. A ampla testagem da população é uma das recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS) para o enfrentamento da Covid-19. E por isso se torna uma ferramenta eficiente adotada pela Secretaria de Estado da Saúde (SES) para ter dimensão e controle da propagação do vírus na população. 

O governador Belivaldo Chagas enfatizou a atuação do Estado para ampliar a capacidade de testagem. “Nós estamos fazendo nosso dever de casa, com muito sacrifício, desde o início. Não só na aquisição e aplicação dos testes, mas na ampliação de leitos, das estruturas das unidades, em recursos humanos. Hoje nossa maior dificuldade é em adquirir medicamentos específicos para combater o coronavírus”.

Conforme o diretor de Vigilância em Saúde e infectologista da SES, Marco Aurélio Góis, para que sejam tomadas decisões assertivas em favor da saúde pública, primeiro é necessário identificar bem a magnitude da ameaça à população do novo coronavírus. Para ele, isso só é possível por meio da testagem para detectar a doença.

“A testagem, no maior número possível de cidadãos, é fundamental para enfrentar o vírus. Quando a gente pensa na população sergipana, 60 mil é um número bom. Ainda assim a gente continua ampliando essa testagem. Nesse momento estamos passando por discussões para ampliar os testes e pra quem devemos ampliar”, contou o infectologista.

A Secretaria de Estado da Saúde tem como foco principal, atualmente, testar pessoas que apresentam sintomas com síndrome gripal. Fruto de compras, doações de instituições filantrópicas ou empresas, e repasses do Governo Federal, o Estado faz a distribuição dos testes rápidos e do tipo RT-PCR e o Swab nasofaringe para todos os municípios. Além dos municípios, a Universidade Federal de Sergipe, hospitais e clínicas particulares, e as farmácias também fazem testagem.

“Na nova fase da doença, pra poder mapear onde a doença está se espalhando, pretendemos testar também os assintomáticos. Mas isso é uma fase posterior”, revelou Marco Aurélio Góis.

Análise 

O Laboratório Central de Saúde Pública de Sergipe (Lacen) é o órgão de referência no diagnóstico da Covid-19 em Sergipe. Para conseguir atender o aumento de amostras na pandemia, o laboratório passou a funcionar 24h e possui a capacidade de executar quase 900 testes diários. Os resultados saem em até 48h. 

Devido a limitação defronte à crescente demanda e com o objetivo de agilizar o tempo de resposta e não acumular resultados dos diagnósticos, o Lacen envia, periodicamente, amostras para a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) no Rio de Janeiro.


Da ASN



18-03-2024
 

 

 

Resultados - Elei��es

 

Setransp

 

Setransp

 

Setransp

 

 

Parceiros

 

 

Fazer o Bem

 

Ciclo Urbano

 

Adjor

 

Sindjor

 

 

Twitter