Na Política

Biblia Online

01/07/20 | 15:50h (BSB)

Em novo decreto, PMA autoriza reabertura de salões de beleza e barbearias com restriações

O prefeito Edvaldo Nogueira anunciou, na manhã desta quarta-feira, 1º, as novas medidas para o enfrentamento ao coronavírus na capital. O novo decreto autoriza a abertura de salões de beleza, barbearias e de higiene, em Aracaju, a partir desta quinta-feira, 2, limitados a 50% da capacidade, em três dias na semana (terças, quintas e sábados). A decisão foi tomada em mais uma reunião com os membros do Comitê de Operações Emergenciais (COE), por videoconferência, em que foram discutidas as adequações ao plano de flexibilização instituído pelo Governo do Estado. Na reunião, também ficou estabelecida a ampliação dos leitos de estabilização no Hospital Nestor Piva (de três para 10) e no Hospital de Campanha (de 26 para 52).

Pela atualização do decreto, fica mantida a suspensão do funcionamento de shoppings centers, academias, casa de shows, cinemas e bares. Também continua proibida a realização de eventos e atividades em parques da cidade. Está mantido ainda o uso obrigatório de máscara pela população em locais públicos. Igrejas e demais templos religiosos permanecem fechados na capital e em toda a Grande Aracaju, pelo decreto estadual, até uma nova avaliação do cenário pelo Comitê Gestor de Retomada Econômica e o Comitê Gestor de Emergência, prevista para ocorrer nos dias 13 e 14 de julho, para novas definições do Plano de Retomada Econômica.

“Vamos seguir as decisões do Governo do Estado. Aracaju permanece na fase laranja e nela, a partir desta quinta-feira, estão autorizados a funcionar, por três dias na semana, salões de beleza, barbearias e estabelecimentos de higiene. É importante frisar que estes serviços devem manter apenas 50% da capacidade e atender todas as medidas de segurança, tanto dos funcionários como dos clientes. Também seguiremos a manutenção do fechamento de templos religiosos e igrejas, até uma nova avaliação do cenário pelo Estado, uma vez que os números registrados de novos casos ainda são altos na capital”, declarou o prefeito.


Ao anunciar as medidas, Edvaldo ressaltou a importância da participação popular e da consciência coletiva neste processo de reabertura. “O comportamento individual é fundamental nesse momento. As pessoas precisam respeitar as regras de distanciamento, a obrigatoriedade do uso de máscaras e as medidas de higiene. É difícil para todos, mas precisamos nos adaptar a essa nova realidade para vencer a doença. O índice de contaminação em Aracaju tem aumentado, hoje está em 1.5, e essa contaminação precisa ser freada, e nossa intenção é que esse movimento se alinhe a reabertura gradual do comércio, mas somente com a mudança de comportamento da população poderemos ter êxito. Cada atitude pesará nas decisões futuras e precisamos nos unir”, reiterou.

 

O prefeito também destacou os esforços da administração municipal para a ampliação dos leitos de baixa e média complexidade para garantir atendimento aos aracajuanos infectados pelo coronavírus. “Estamos trabalhando para, até sexta-feira, abrir mais leitos de retaguarda no Nestor Piva. Sairemos dos atuais três para dez, até a sexta-feira, 3. Também estamos trabalhando para ampliar os leitos de estabilização no hospital de campanha. Lá já são 26 leitos e chegaremos a 52, até o final do mês. Tudo isso para fortalecer o sistema de saúde. Paralelo ao nosso trabalho, o Governo do Estado tem aumentado o número de leitos de UTI’s, com a possibilidade de chegarmos a 220 leitos. Esse tem sido o nosso esforço conjunto para garantir atendimento de qualidade aos que estão sendo vitimados pela covid-19. É uma luta árdua, dura, mas tem apresentado resultados. Estamos trabalhando muito para enfrentar o coronavírus, mas volto a dizer que a atitude individual vai pesar muito no resultado futuro. Por isso conclamamos: jovens, idosos, crianças, trabalhadores, empresários, adotem as medidas necessárias. Só assim sairemos vitoriosos”, salientou.


Plano de retomada


Durante a reunião com o COE, prefeito e membros analisaram as primeiras medidas dentro do Plano de Retomada Econômica. Com a retomada de novos serviços a partir desta semana, Edvaldo ressaltou a importância do reforço das ações de fiscalização do cumprimento dos protocolos de funcionamento dos estabelecimentos. “É um trabalho que reforçaremos a cada dia. Os estabelecimentos que estão autorizados a funcionar devem seguir com muito rigor as medidas de distanciamento físico, higiene e uso obrigatório de máscaras”, reiterou.

Na última segunda-feira, 29, foram autorizados a retornar escritórios de prestadores de serviços e serviços em geral (publicidade e agências de viagem, entre outros); clínicas e consultórios de odontologia, fisioterapia, nutrição, psicologia, terapia ocupacional e podologia. Também foram permitidos operadores turísticos; atividades de treinamento de desporto profissional e alguns setores do comércio (cosméticos, perfumaria e higiene pessoal, material de escritório e papelaria). Estacionamentos privados também voltaram a funcionar na capital. Todos os estabelecimentos devem funcionar em horário especial, das 9h às 16h.

Nesta primeira fase, intitulada “bandeira laranja”, outros serviços puderam retomar ao funcionamento, sendo eles escritórios de engenharia e arquitetura, concessionárias de veículos, imobiliárias, comércio de eletrodomésticos, eletrônicos, comunicação, informática, equipamentos de áudio e vídeo, além de lojas de móveis e colchões.

Aracaju registrou 328 novos casos e 14 óbitos nesta terça-feira, 30. Ao todo, a cidade soma 14.814 casos confirmados. Atualmente, 357 pessoas estão internadas e 6.505 estão em isolamento domiciliar. Já se recuperaram 7.666 aracajuanos e há 92 pacientes internados sob investigação. Pelo boletim, a taxa de ocupação de enfermarias municipais está em 86,5%.

 

Da Ascom



29-03-2024
 

 

 

Resultados - Elei��es

 

Setransp

 

Setransp

 

Setransp

 

 

Parceiros

 

 

Fazer o Bem

 

Ciclo Urbano

 

Adjor

 

Sindjor

 

 

Twitter