Na Política

Biblia Online

07/05/20 | 09:57h (BSB)

Coronavírus: quando o estado deve decretar o “lockdown”?

Desde o início do surto causado pelo novo Coronavírus, os estados do Brasil, como de diversos países, começaram a adoção de algumas medidas de restrição para conter o avanço do vírus. O procedimento inicial adotado pelas autoridades de Saúde foi o Isolamento Social. Contudo, diante da necessidade de maior impacto contra o contágio por avanço desenfreado pela COVID-19, os governadores de alguns estados brasileiros estão adotando o Lockdown em seus municípios.


Essas estratégias, de isolamento e até do lockdown, são conhecidas como Intervenções Não Farmacológicas (INF), que visam inibir a transmissão entre humanos, desacelerar o espalhamento da doença, e consequentemente diminuir e postergar o pico de ocorrência na curva epidêmica com o objetivo de diminuir a morbidade e a mortalidade causada pelo coronavírus. Importante destacar que as INF são utilizadas quando não há medicamento, vacina ou tratamento para o enfrentamento de um surto, epidemia ou pandemia que colocam em risco à saúde e vidas das pessoas.


No Brasil, em 6 de fevereiro de 2020, foi sancionada a Lei no 13.979, que á a Lei Nacional da Quarentena, no combate à proliferação do coronavírus e dispõe sobre as medidas para enfrentamento da epidemia da COVID-19 – doença causada pelo novo coronavírus que é conhecido pela comunidade científica de “SARS-CoV-2”.

Entre as estratégias que podem ser adotadas na lei estão: Quarentena, Isolamento, Distanciamento Social e o Lockdown.


Mas, o que é Lockdown?


O lockdown é um protocolo de emergência com a adoção de bloqueio total. O bloqueio possui o objetivo de limitar a movimentação interna das pessoas, impedindo que haja contato entre as pessoas e diminuir a transmissão do coronavírus.


Durante o Lockdown apenas estão autorizados a funcionar os serviços considerados essenciais. Se descumprido, às autoridades podem tomar medidas que vão desde a aplicação de multas e até mesmo prisão. O lockdown pode ser aplicado em uma área específica que pode ser um prédio, um quarteirão, uma cidade ou até mesmo um país inteiro.

Um exemplo de Lockdown foi o realizado na China no início do surto, estudos sugerem que adoção de intervenções não farmacológicas com medidas rigorosas de bloqueio da circulação de pessoas, como aquelas adotadas na cidade de Wuhan a partir de 23 de janeiro de 2020, contribuíram para a supressão da epidemia da COVID-19 naquele país.


DA ALESE



07-06-2020
 

 

 

Resultados - Eleições 2016

 

Setransp

 

Setransp

 

Setransp

 

 

Parceiros
TPM

 

 

Fazer o Bem

 

Ciclo Urbano

 

Adjor

 

Sindjor

 

 

Twitter