Na Política

Biblia Online

05/05/20 | 10:43h (BSB)

Falando de inteligências

Inteligência é sempre admirável e todos nós a temos, graças a Deus. Talvez a aplicabilidade em tempo correto, a mensuração ideal é que nos fará termos êxito quanto aos resultados.

Mas de que inteligência estamos falando? Afinal, existem vários tipos dela sendo discutidos. Vamos falar de algumas. Inteligência racional: a partir das ligações neurais, o ser humano formula o seu pensamento lógico. Esse tipo de inteligência mede as habilidades e competências da pessoa, permite o avanço técnico-científico, mas possui baixo nível de compaixão, até porque o próprio nome já diz tudo, inteligência racional. Essa inteligência leva as pessoas a visões e soluções cartesianas, trabalha muito mais no aqui e agora, quando se refere ao passado busca dados e quando olha para o futuro usa probabilidades.

A inteligência artificial é um ramo de pesquisa da ciência da computação que busca, através de símbolos computacionais, construir mecanismos ou dispositivos que simulem a capacidade do ser humano de pensar, resolver problemas, ou seja, de ser inteligente. Portanto, sua ligação com a inteligência racional é total, pois novamente se baseia em números, matemática de linguagem computacional. Podemos dizer que ela consegue captar o lado mais frio do homem e só.

Inteligência emocional: nessa, o ser humano é capaz de, através de comportamentos e emoções, realizar o pensamento associativo. Isso quer dizer que a pessoa consegue sentir empatia, relacionar-se com o outro, controlar suas emoções, reconhecer as qualidades dos outros indivíduos e mais. O indivíduo que consegue se apurar nessa busca por inteligência emocional saberá mais de si mesmo, do outro e conseguirá ter uma leitura mais holística do seu entorno e ao aplicar esse conhecimento, também poderá obter resultados extraordinários. Segundo Daniel Goleman, chamado de pai da inteligência emocional, a partir do seu livro “Inteligência Emocional”, de nada adiantará uma pessoa ter habilidades, experiência profissional se não tiver essa expertise na área emocional.

Pois bem, cheguei onde queria, pois, parafraseando Daniel Goleman eu digo, de nada adiantará qualquer tipo de inteligência se não tivermos a Inteligência Espiritual, sendo que Jesus disse: “Sem mim nada podeis fazer”. Então vejamos; Inteligência espiritual: a inteligência espiritual tem como foco, o equilíbrio da vida. Nela, o ser humano pensa e age com direção, resultando, assim, em uma trajetória com mais significado. Uma vez que essa outra dimensão da inteligência é colocada em prática, a pessoa se torna mais criativa, tem mais insights e se comporta com base nos seus valores. É também com a inteligência emocional que traremos ressignificação à nossa vida, pois para aqueles que acreditam em Deus, deverão acreditar também que viemos a esse mundo com propósitos, não estamos aqui por estar, mas com uma história a ser desenvolvida para atender o desejo daquele que nos criou. Muitas pessoas crescem em tantas áreas de suas vidas, mas espiritualmente continuam sendo bebês. Há de se investir nessa inteligência, até porque muitas situações de nossas vidas só poderão ser interpretadas à luz da inteligência espiritual. Então, como vai a sua inteligência espiritual? Você tem crescido? Tem investido? Jesus continue abençoando sua vida, e até a próxima se Deus disser que sim.

 

 

*Luiz Antonio da Silva, ministro do Evangelho, é pastor da Igreja do Evangelho Quadrangular no bairro Jardins, em Aracaju, e Supervisor da igreja no Estado de Sergipe. Possui formação acadêmica em Teologia e graduação em Psicanálise Clínica, com pós-graduação em Teoria Psicanalítica. Também é graduado em Administração, com ênfase em Recursos Humanos e pós-graduação em Gestão Estratégica de Pessoas. Apresentador do Programa Pense e Repense, de segunda à sexta, na TV Aperipê às 8h45 e na Rádio Aperipê FM e AM às 12h30, e do Programa No Caminho no www.youtube.com/c/pastorluizantoniodasilva. Colunista no Jornal Correio de Sergipe e no Portal NaPolítica. Contato: luantosilva@msn.com



28-03-2024
 

 

 

Resultados - Elei��es

 

Setransp

 

Setransp

 

Setransp

 

 

Parceiros

 

 

Fazer o Bem

 

Ciclo Urbano

 

Adjor

 

Sindjor

 

 

Twitter