Na Política

Biblia Online

07/04/20 | 10:21h (BSB)

O maior desafio do homem é ele mesmo

Temos aprendido a controlar a cada coisa por nós mesmos. Controlamos o sol para aquecer nossas casas, assim como controlamos a temperatura dele através do ar condicionado; controlamos os rios poderosos para produzir eletricidade para as nossas cidades; controlamos satélites, no espaço, para transmitir sinais de comunicação às nações do mundo; nós controlamos tantas doenças através de vacinas e de outros medicamentos e tratamentos, MAS, não aprendemos a controlar a nós mesmos. Com certeza foi por isso que Jesus disse que: “Se alguém quer vir após mim, negue-se a si mesmo...” pois, o que existe dentro do homem não lhe permitiria seguir a Cristo no sentido de ser submisso a Ele; o orgulho, a prepotência, a arrogância não deixaria esse homem dar ouvidos a palavra do Senhor, portanto a necessidade de autonegação.

Veja sobre essa doença que estamos enfrentando, o corona vírus. O problema não é a doença, mas a dificuldade do próprio homem em entender, aceitar, concordar uns com os outros. A desobediência, a desconfiança que temos quanto as informações que recebemos é por quê? Porque enxergamos interesses pessoais, particulares naqueles que nos dirigem, ou seja, problema dos homens. O PROBLEMA É O HOMEM. Se o homem tivesse mais humildade e buscasse o interesse do outro, ajudasse de verdade os que dele precisam, essa doença seria debelada com muito mais facilidade, mas o que enxergamos é uma guerra de ego, cada um querendo aparecer mais que o outro e olhando para essa crise como uma oportunidade não de crescimento como ser humano, mas a oportunidade de tirar algum tipo de vantagem em cima da desgraça de outros.

Gaste um tempo para descobrir a fonte da maioria dos problemas que os homens, nessa terra, têm e você encontrará a falta de temperança e falta de autocontrole, além de descobrir a ganância, e o egocentrismo. Ao dizer isso, não estou sendo um pessimista de carteirinha, até porque sou, na verdade, um apaixonado e interessado cada vez mais no ser humano. Entendo como minha missão tentar ajudar, e inclusive ao tentar ser útil aos outros acabo crescendo e tendo a oportunidade de olhar no espelho, ou seja, o meu semelhante, e perceber o quanto preciso crescer, mas não podemos crescer e melhorar se não tivermos coragem de encarar nosso estado atual.

E então, certos problemas que você está enfrentando, não será você a verdadeira causa ou pelo menos não será você mesmo a solução?

Não será hora de mudar, de ter coragem e humildade de reconhecer que errou, de querer ser diferente, de querer ser melhor, tomar as decisões acertadas? Até quando seremos vítimas de nós mesmos?

Pois bem, minha crença é de que o ponto de partida é a tal da humildade em reconhecer que como está não está bom, e então desejar, ardentemente, mudar para melhor. Em segundo lugar, entender que essa mudança só pode acontecer através do milagre do novo nascimento que Jesus falou: “Necessário vos é nascer de novo”, e olha que Ele disse isso a um homem que era extremamente religioso, Nicodemos, mostrando que só a religiosidade não basta, mas sim uma transformação sobrenatural que acontece de dentro pra fora. Já pensou o que seria para um religioso importante como Nicodemos o que significaria nascer de novo? Começar tudo de novo, considerar a possibilidade de que havia entendido tudo errado até então. Quem sabe mudar a ordem de valores que já estava estabelecida dentro de si. Pense no reboliço. Pois é isso que o verdadeiro evangelho veio fazer conosco, um reboliço. Jesus continue abençoando sua vida e que você permita esse reboliço acontecer com você, pode ser doloroso, mas no final das contas você sairá como vencedor. Não seja contra você, seja a favor. Até a próxima oportunidade se Deus disser que sim.

A decisão vem do alto, vamos para o alto... ilustração sobre o rato no avião...

 

*Luiz Antonio da Silva, ministro do Evangelho, é pastor da Igreja do Evangelho Quadrangular no bairro Jardins, em Aracaju, e Supervisor da igreja no Estado de Sergipe. Possui formação acadêmica em Teologia e graduação em Psicanálise Clínica, com pós-graduação em Teoria Psicanalítica. Também é graduado em Administração, com ênfase em Recursos Humanos e pós-graduação em Gestão Estratégica de Pessoas. Apresentador do Programa Pense e Repense, de segunda à sexta, na TV Aperipê às 8h45 e na Rádio Aperipê FM e AM às 12h30, e do Programa No Caminho no www.youtube.com/c/pastorluizantoniodasilva. Colunista no Jornal Correio de Sergipe e no Portal NaPolítica. Contato: luantosilva@msn.com

 



28-03-2024
 

 

 

Resultados - Elei��es

 

Setransp

 

Setransp

 

Setransp

 

 

Parceiros

 

 

Fazer o Bem

 

Ciclo Urbano

 

Adjor

 

Sindjor

 

 

Twitter