Na Política

Biblia Online

13/03/20 | 06:36h (BSB)

Vereadores aprovam 13 proposituras na 9ª Sessão Ordinária

Foram nove Projetos de Lei (PL) e quatro requerimentos

Os vereadores aprovaram 13 proposituras na 9ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Aracaju (CMA), na Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe (Alese). Foram nove Projetos de Lei (PL) e quatro requerimentos ao todo.

Dois PLs foram votados em urgência. O primeiro foi o nº 26/2020, que denomina Augusto Prado Leite a atual Rua D, no loteamento JC Barros, Bairro Aeroporto. A propositura foi do vereador Américo de Deus (Rede). “Buscamos aqui fazer uma justa homenagem ao cidadão Augusto Prado Leite, por tudo que ele fez por Aracaju e por Sergipe. Às vezes a gente vota em um projeto e as pessoas não sabem do que se trata, mas é uma justa homenagem por tudo que ele fez em Aracaju”, afirmou.

O outro foi o n° 410/2019, de autoria de Isac Silveira (PCdoB), que dispõe sobre a criação, manejo e realização de exposição de aves de raça mura-galo de combate em Aracaju. “Há um fato que vem ocorrendo que é a apreensão os galos combatentes. Esses animais fazem parte da fauna brasileira. Não é uma raça formulada em laboratório, o galo-mura é originário de nossa terra. Ninguém sabe explicar porque neles há um desejo belicoso. O homem não coloca nesses animais a vontade de brigar, eles nascem com esse instinto”, questionou Isac. Alguns vereadores ratificaram o PL, como Américo de Deus, Pastor Alves (Republicanos) e Bigode do Santa Maria (MDB).

O PL nº 110/2019, de autoria de Zé Valter (PSD), cria a semana de conscientização dos cidadãos sobre a preservação do patrimônio público. A vereadora Emília Corrêa (Patriota) foi uma das que defendeu a proposta: “É importante conscientizar as pessoas, principalmente os mais novos, porque eles podem mudar a atitude. Mas é uma pena que a gente esteja votando algo que já deveria estar acontecendo”.

Já o PL nº 254/2019, também de autoria de Isac Silveira, dispõe da criação do Porgrama Muncipal de Prevenção ao Acidente Vascular Cerebral (AVC) em Aracaju. “Quantas pessoas não foram a óbito ou tiveram órgãos amputados por conta de um AVC? Me apontem aqui qual programa que há em curso no estado sobre este tema? Não temos nenhuma política clara, contundente. E isso não importa partido, é a nossa vida!”, afirmou com veemência.

Fábio Meireles (Cidadania) subescreveu o projeto. “O AVC há décadas atrás atingia só idosos. Mas hoje vemos jovens com tal doença. O que está acontecendo? A criação desse projeto é um cuidado com a população”, declarou.

Por fim, outro ponto de destaque foi o requerimento nº 92/2020, que rqeuer a preferência para votação e urgência na aprovação do PL nº 29/2020, que altera a redação do parágrafo 1 do artigo 2º da Lei nº 4.678, que dispõe normas para uso da Verba para Atividade do Exercício Parlamentar (VAEP).


Da Câmara



04-04-2020
 

 

 

Resultados - Eleições 2016

 

Setransp

 

Setransp

 

Setransp

 

 

Parceiros
TPM

 

 

Fazer o Bem

 

Ciclo Urbano

 

Adjor

 

Sindjor

 

 

Twitter