Na Política

Biblia Online

27/02/20 | 07:02h (BSB)

Secretária da Saúde faz balanço da sua gestão em Audiência Pública na CMA

Nesta quinta-feira, 20, a Câmara Municipal de Aracaju (CMA) recebeu a secretária municipal de Saúde, Waneska Barbosa em Audiência Pública para fazer o balanço das principais ações desenvolvidas pela pasta em 2019 com foco no 3º quadrimestre. Esse encontro com os parlamentares tem por objetivo apresentar relatório e prestação de contas da Secretaria Municipal da Saúde (SMS).

De acordo com Waneska, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) se baseia em dez diretrizes para fazer a sua programação anual e planejar as ações. Em seu pronunciamento, a secretária destacou as principais ações desenvolvidas entre elas, garantia da cobertura vacinal, campanha contra o vírus da influenza, ação do Forró Caju referente ao combate do Aedes Aegypti, além de ações do castramóvel (desenvolvimento e ampliação do projeto).

Waneska pontuou ainda a redução do tempo de espera para a realização de exames. “Só com alguns ajustes técnicos conseguimos reduzir de maneira significativa o tempo de espera para a marcação de exames”, ressaltou. Por fim, a secretária demonstrou um gráfico indicando que cerca de 85% dos projetos da SMS foram concluídos com sucesso. “Pegamos a secretaria desestruturada e tivemos que reestruturá-la. Temos que lembrar que todos nós somos usuários do SUS, pena que muitos não sabem grandiosidade e da complexidade do sistema”, disse. Ainda sobre o assunto, a secretária lamentou que algumas pessoas só fazem reclamar e não percebem as mudanças que já foram feitas para melhorar a Saúde do município.

Apartes

Após as explanações da secretária, os vereadores fizeram suas considerações e perguntas. Lucas Aribé (PSB) questionou com relação a destinação dos pneus recolhidos e deu a sugestão da secretaria mandar para escolas municipais para serem aproveitados na construção de hortas. Além disso, o vereador perguntou se há pessoas verdadeiramente capacitadas para atender em libras nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). A secretária respondeu que os pneus são entregues à Emsurb, que encaminha para a empresa Reciclan. Com relação as pessoas capacitadas, Waneska informou que a prefeitura promove sempre cursos de capacitação visando melhorar neste quesito.

Já os vereadores Zezinho do Bugio (PTB), Dr. Manuel Marcos (PSDB) e Professor Bittencourt (PCdoB) fizeram questão de destacar a atuação da secretária a frente da pasta. De acordo com Dr. Manuel Marcos, os aracajuanos já sentem a diferença ao irem até os postos de saúde, na agilidade do atendimento. Professor Bittencourt também reconheceu o esforço de Waneska e disse que a maioria das dificuldades enfrentadas foi vencida. “Os números apresentados de maneira geral são todos positivos, ações crescentes de atendimento, reformas dos espaços, por exemplo”, citou.

Seu Marcos também parabenizou a secretária e seus técnicos e lembrou que quando a secretária assumiu a cobrança foi grande. “É público e notório que a Secretaria de Saúde melhorou muito. Sei que ainda tem muito que melhorar, mas houve vários avanços e é uma das secretarias mais difíceis de gerir”, afirmou.

Fábio Meireles (Cidadania) disse que não existe saúde perfeita e sim uma saúde que atende muito bem a situação. “Não falo isso porque sou da base do prefeito e sim porque observo grandes melhorias na sua gestão”, elogiou. Em contrapartida, o parlamentar pediu uma atenção especial a projetos da Academia da Cidade no Bairro Soledade. “A atividade física traz grandes benefícios as pessoas”, pontuou.

Entre as ações feitas por Waneska, o líder da bancada do prefeito na CMA, Vinicius Porto (DEM) destacou as reformas nos Caps e a construção da Maternidade do 17 de Março. “Essa para mim, é um grande marco dessa gestão é a construção da Maternidade do 17 de Março. Com certeza vai ser referência no Nordeste”, destacou. O vereador acrescentou ainda que a secretária planeja e organiza toda ação e que isso gera bons resultados.

Américo de Deus (Rede) questionou a secretária sobre campanha de conscientização gravidez na adolescência. Sobre o assunto, Waneska disse que tem projetos sim, mas que o problema maior do município é a gravidez não desejada e por isso não querem cuidar da gravidez. Finalizando suas considerações, Américo reconheceu o trabalho que vem sendo desenvolvido pela secretária e a parabenizou pelas melhorias.


Da CMA



20-04-2024
 

 

 

Resultados - Elei��es

 

Setransp

 

Setransp

 

Setransp

 

 

Parceiros

 

 

Fazer o Bem

 

Ciclo Urbano

 

Adjor

 

Sindjor

 

 

Twitter