Na Política

Biblia Online

05/02/20 | 06:18h (BSB)

Senadora destaca importância de se repensar o modelo do ENEM

A senadora Maria do Carmo Alves (DEM) destacou na editorial do Jornal Correio Brasiliense intitulado "Série de fiascos desmoralizam o Enem", segundo o qual o modelo adotado há cerca de dez anos, além de ignorar as diferenças culturais e os saberes peculiares de cada região brasileira, ainda, tem permitido a ocorrência de uma série de episódios que o descredibilizam.

"Vivemos num país continental, com riquezas culturais e saberes diversos. Portanto, devo dizer que concordo com a opinião do Correio Brasiliense por entender que o modal aplicado no Exame Nacional do Ensino Médio, com um único modelo de prova não contempla a nossa diversidade", disse. Ela ressaltou que, em assim sendo, também não se constitui a melhor forma de selecionar os estudantes que acessarão as universidades.

Para ela, é imprescindível entender a necessidade de se repensar o formato, pois, como bem diz o editorial "desperdiça talentos e exige uma logística cara para ser aplicada a todos que disputam uma vaga no ensino superior". No entender da senadora por Sergipe, faz-se necessário pensar uma logística mais técnica, levando-se em conta as peculiaridades, tornando-o mais seguro e factível dentro de um formato mais inclusivo e abrangente, porém menos dispendioso.

"É inadmissível publicizar um gabarito errado, por exemplo. E como bem diz o editorialista, além de descredibilizar a organizadora do exame, gera desconfiança nos estudantes que se preparam para concorrer a uma vaga de ensino superior. Isso sem contar com a desestrutura que gera nas universidades", afirmou Maria do Carmo.


Da Ascom



01-10-2020
 

 

 

Resultados - Eleições 2016

 

Setransp

 

Setransp

 

Setransp

 

 

Parceiros
TPM

 

 

Fazer o Bem

 

Ciclo Urbano

 

Adjor

 

Sindjor

 

 

Twitter