Na Política

Biblia Online

09/01/20 | 06:56h (BSB)

Novos conselheiros tutelares de Aracaju são empossados

O prefeito Edvaldo Nogueira empossou, na manhã desta quarta-feira, 8, os novos conselheiros tutelares de Aracaju. Eleitos em outubro do ano passado, através do voto popular, os 30 agentes públicos atuarão na luta pela defesa e garantia dos direitos das crianças e adolescentes, residentes na capital sergipana, no período de 2020 a 2024. Os escolhidos foram divididos por seis distritos eleitorais, sendo cinco conselheiros para cada um. Ao todo, 128 candidatos concorreram às vagas.

“O Conselho Tutelar exerce um papel fundamental em nossa cidade, na proteção das crianças e adolescentes, por isso, este é um momento muito importante para o nosso município. Eles não exercem uma tarefa fácil, mas contam com nosso total apoio para cumprir com a missão, de garantir os direitos da criança e do adolescente que moram em Aracaju. Cuidar dessa parcela da sociedade é ter a certeza de um futuro melhor. Esses meninos e meninas são a garantia do nosso amanhã. Por isso, a cada ano temos ampliado as ações, em parceria com os conselhos, para o fortalecimento das políticas públicas de garantia dos direitos”, destacou Edvaldo.

O prefeito também enfatizou que tanto a posse, como a escolha dos novos conselheiros, representam um ato de democracia. “Foi um processo legítimo, honesto e democrático. Enquanto em outros estados e cidades ocorreram problemas, levando até mesmo a anulação de eleições, em alguns casos, em Aracaju nosso processo foi limpo. Todos os empossados aqui hoje foram escolhidos pela população. Cerca de 26 mil eleitores foram às urnas para escolher o conjunto de conselheiros que serão responsáveis pelos seis distritos de Aracaju, fortalecendo a política de defesa da criança e do adolescente”, ressaltou.

Edvaldo frisou ainda que a atual gestão tem trabalhado pela participação da sociedade nas áreas que envolvem, diretamente, as crianças e adolescentes do município. O gestor deu como exemplo as ações colocadas em prática na Educação de Aracaju. “Implantamos uma política de democracia nas escolas para que a sociedade participe ativamente das decisões tomadas. Nos últimos anos, foram os pais e alunos que escolheram os diretores e coordenadores das unidades de ensino. Essa é uma maneira de envolver as famílias nas políticas voltadas à população, especialmente no que diz respeito às crianças e adolescentes. Com essa participação podemos alavancar as ações”, reiterou.

Fortalecimento

Para a conselheira eleita do 3º distrito de Aracaju, Florisa Jurubeba, a posse fortalece a parceria entre o Conselho Tutelar e a Prefeitura, por meio da Secretaria da Assistência Social. Ela também definiu o momento como “um marco” na história do conselho. “Somos escolhidos para zelar pelos direitos das nossas crianças e adolescentes, direitos que estão ameaçados ou que são violados. Mas sozinhos, sem o apoio da gestão municipal para o atendimento das nossas demandas, ou para a resolução de situações dentro do Conselho Tutelar, não conseguiríamos cumprir com esse papel. Tudo só acontece com o apoio da Prefeitura de Aracaju”, salientou.


A conselheira comemorou a participação expressiva dos aracajuanos no pleito eleitoral. “A cada nova eleição ficamos surpresos e com essa não foi diferente. A população tem demonstrado a consciência que tem sobre a importância do conselho e, com isso, tem ido às urnas para votar. Estamos aqui representando a sociedade e ela passou a reconhecer isso”, reiterou.

De mesmo modo, o conselheiro eleito, também do 3º distrito, Alisson Santos, destacou a importância do papel exercido pelos conselheiros tutelares na sociedade. “Me sinto bastante orgulhoso, ao mesmo tempo em que sinto a responsabilidade pela função. Os conselheiros são guerreiros incansáveis que, por diversas vezes, atuam em condições de risco para proteger as nossas crianças e adolescentes. Crianças e adolescentes que são vítimas da violência, em sua maioria, negros, pobres e, em muitos casos, já envolvidos com drogas. Precisamos mudar essa realidade. Nossa prioridade absoluta deve ser as crianças e adolescentes. Sabemos que o prefeito Edvaldo é um gestor comprometido com a causa, por isso, aproveitamos para pleitear melhorias para a estrutura dos conselhos, para que possamos atuar da melhor maneira possível”, declarou.

Em seu discurso, Edvaldo deixou agendada uma reunião com os conselheiros tutelares para tratar da estrutura das sedes dos conselhos. “Em fevereiro iremos nos reunir para discutir a situação de cada conselho e atuar pela melhoria da estrutura para atender melhor crianças e adolescentes”, comprometeu-se.

 


Da  Ascom



28-03-2024
 

 

 

Resultados - Elei��es

 

Setransp

 

Setransp

 

Setransp

 

 

Parceiros

 

 

Fazer o Bem

 

Ciclo Urbano

 

Adjor

 

Sindjor

 

 

Twitter