Na Política

Biblia Online

17/12/19 | 12:55h (BSB)

Prefeito alinha parceria com Fundação Bernard Van Lee e BID

Ampliar Foto

Ana Lícia Menezes/PMA

O prefeito Edvaldo Nogueira recebeu, na tarde desta segunda-feira, 16, membros do Banco Interamericano do Desenvolvimento (BID), e da fundação holandesa Bernard Van Lee, com os quais discutiu sobre possibilidade de inserir Aracaju no programa Urban95. De iniciativa da própria fundação, a proposta visa promover mudanças em cenários das cidades para atender as necessidades da criança, na fase da primeira infância, buscando o seu amplo desenvolvimento. Em Aracaju, a ideia seria integrar a ação ao programa de requalificação urbana “Construindo para o futuro”, que prevê um conjunto de obras estruturantes na cidade, através do financiamento de R$ 300 milhões, firmado pela Prefeitura com o BID. 

O prefeito aprovou a proposta. “Fico muito feliz com a apresentação e, principalmente, pela fundação querer se somar à Prefeitura com ideias maravilhosas para o desenvolvimento das nossas crianças. Sempre digo que elas representam o futuro e que é para elas que estamos construindo a cidade. Desde que voltamos à gestão municipal esse tem sido nosso esforço, de construir a capital do presente, mas voltada para o futuro.  E receber o reforço  de uma instituição séria como a Fundação Bernard Van Lee, que já possui experiências bem sucedidas no mundo todo, é a demonstração de que estamos no caminho certo. Estou muito animado”, destacou o prefeito Edvaldo.

Durante a reunião, da qual também participaram os secretários envolvidos com os projetos que serão executados com os recursos do BID, Edvaldo colocou a equipe da Prefeitura à disposição para os avanços das tratativas. “Estamos muito dispostos e falo por todos. Inovar, pensar fora da caixa, são orientações que costumo dar aos secretários e esse projeto nos permite isso. Vamos estudar maneiras de adaptar os projetos que serão realizados por meio do financiamento com o BID, mas desde já quero dizer que é possível incorporar as ideias. Vamos, juntos, colocar em prática a ideia de construir uma cidade para o cidadão. Agradeço por escolher Aracaju para que possamos estabelecer essa parceria”, reiterou.

A coordenadora dos programas da Fundação  Bernard Van Lee no Brasil, Fernanda Vidigal, explicou que a escolha por Aracaju se deu pelas potencialidades que a cidade apresenta. “Vemos uma grande oportunidade em Aracaju porque a gestão municipal tem feito muitas obras que nos dão a possibilidade de incluir os componentes já testados pelo mundo. Existem pesquisas que comprovam a importância da primeira infância e que 50% do nosso desenvolvimento cerebral acontece até os quatro anos de idade. Então, estimular o desenvolvimento nessa fase contribui para o aumento da igualdade nas cidades. Olhamos para tudo o que a Prefeitura já vem fazendo e a ideia é qualificar, para que as crianças tenham ainda mais oportunidades no futuro, melhor desenvolvimento na escola. A construção da cidade tem muito a ver com isso”, detalhou.

O chefe de equipe de operação de crédito para Aracaju, Jason Hobbs, ressaltou que a reunião desta segunda-feira foi um passo importante para que a proposta se torne concreta. “Já tinham acontecido outras conversas iniciais, mas essa com o prefeito, de alinhamento, sai da ideia para se tornar algo concreto, robusto entre as três partes. A fundação já vem trabalhando com o BID na questão da primeira infância há bastante tempo. Essa iniciativa nova, da Urban95, já acontece no Brasil e a ideia é que eles possam expandir. Aracaju se apresenta como uma boa candidata pelas potencialidades dos projetos apresentados junto ao banco. Alguns deles, como o Parque da Sementeira, intervenções na mobilidade urbana, praças, por exemplo, se encaixam muito bem dentro da lógica do programa. Então acreditamos que será uma iniciativa bastante positiva e que vai colaborar para  tornar a cidade mais agradável”, declarou.

Participaram da reunião os secretários Jeferson Passos (Fazenda), Augusto Fábio Oliveira (Orçamento, Planejamento e Gestão), Sérgio Ferrari (Obras e Urbanização), Luiz Roberto Dantas (Sérgio Ferrari), Jorge Araújo Filho (Governo), Antônio Bittencourt (Assistência Social), Alan Lemos (Meio Ambiente), Nildomar Freire (Chefia de Gabinete) e a  coordenadora de Projetos Especiais da Prefeitura, Michele Lemos Ribeiro Alves.

 

Da PMA



25-04-2024
 

 

 

Resultados - Elei��es

 

Setransp

 

Setransp

 

Setransp

 

 

Parceiros

 

 

Fazer o Bem

 

Ciclo Urbano

 

Adjor

 

Sindjor

 

 

Twitter