Na Política

Biblia Online

16/10/19 | 09:21h (BSB)

Prefeitos defendem Sistema de Avaliação

A proposta de implantação do projeto que institui o Sistema de Avaliação da Educação Básica de Sergipe (SAESE), nas escolas das redes públicas (estadual e municipais de ensino) vem sendo debatida por deputados estaduais, prefeitos e profissionais do magistério. Isso após o governador Belivaldo Chagas ter encaminhado à Assembleia Legislativa, o projeto de lei nº 208/2019, que está tramitando na Casa, visando diagnosticar entre outros pontos, como está a aprendizagem dos alunos.

O presidente da Federação dos Municípios do Estado de Sergipe (FAMES) e prefeito de Ilha das Flores, Christiano Cavalcante já se manifestou a favor da proposta. “Nós somos totalmente favoráveis; apoiamos esse projeto do sistema de avaliação e contamos com todos os deputados estaduais para que votem a favor, pois é um projeto que vai valorizar o ensino público do estado de Sergipe ainda mais e valorizar aqueles que realmente se esforçam”, entende.

 

Segundo Christiano Cavalcante, os municípios sergipanos vão ganhar com a instituição do SAESE. “Os alunos também vão ganhar, já que vão ter uma educação de qualidade e os profissionais estarão mais capacitados e comprometidos com a educação de Sergipe. Mais uma vez eu peço em nome dos prefeitos de Sergipe e em nome da FAMES, que os deputados estaduais votem a favor do projeto de avaliação da educação básica”, reitera.

“A aprovação do SAESE será uma vitória da educação de Sergipe, que clama por uma melhoria. Torço para que nós viremos esse jogo e saiamos em prol de um projeto que só tem a engrandecer e elevar a educação desse estado”, complementa.

Preocupação

Já os professores mostram preocupação com a falta de uma ampla discussão com os representantes do Sindicato dos Trabalhadores em Educação no Estado de Sergipe e com a comunidade escolar, visando algumas alterações no texto original.

“Nós estamos acompanhando a tramitação do projeto na Assembleia Legislativa com muita preocupação. Primeiro porque ele chegou para ser votado, sem uma discussão com o sindicato e com a comunidade escolar; segundo, porque tem vários pontos que nós temos discordância quanto à concepção que está posta”, explica a presidente do Sintese, Ivonete Cruz.

Ela acrescentou que o sindicato tem levado uma pauta para o governador Belivaldo Chagas para que o projeto seja retirado de pauta e que a Secretaria de Educação e Cultura (SEDUC), convoque a Conferência Estadual de Educação.

“E que nessa conferência, a gente discuta todo o sistema de educação, inclusive a avaliação, pois o Sintese e os professores não têm nenhuma posição contrária à avaliação. Nós somos contrários ao método como esse projeto de lei foi elaborado e à concepção que o norteia e com isso, queremos discutir um projeto de avaliação que contemple de fato, a realidade das escolas de Sergipe”, garante Ivonete Cruz.

Da Ascom



11-11-2019
 

 

 

Resultados - Eleições 2016

 

Setransp

 

Setransp

 

 

Parceiros
TPM

 

Tudo Salvo

 

 

Fazer o Bem

 

Ciclo Urbano

 

Adjor

 

Sindjor

 

 

Twitter