Na Política

Biblia Online

09/07/19 | 06:50h (BSB)

PL de Samuel Carvalho combate a dependência tecnológica View Larger Image

De autoria do deputado estadual Samuel Carvalho (Cidadania) está em tramitação na Assembleia Legislativa um projeto de lei que institui a semana de orientação, prevenção e combate à dependência tecnológica dentro do calendário anual de campanhas institucionais da Secretaria de Estado da Saúde, sempre nos finais do mês de Março.

A proposta do parlamentar passa pela realização de procedimentos informativos e educativos a serem definidos pelo Poder Público. Em sua justificativa, o deputado reconhece que a comunicação e as ferramentas tecnológicas revolucionaram o desenvolvimento humano, permitindo a transposição de barreiras sociais, culturais e geográficas.

“O impacto das tecnologias da informação e comunicação, além de proporcionarem o desenvolvimento pessoal, profissional e social, trazem uma nova dinâmica, uma vez que a massificação do acesso da população à internet, aos smartphones e as redes sociais alterou o modo de vida das pessoas e a maneira de se relacionarem com os outros”, explica Samuel Carvalho.

O parlamentar levanta a discussão sobre o receio das pessoas de ficarem desconectadas desses equipamentos. “A influência é tão intensa que tem provocado problemas de natureza clínica, como dores na coluna cervical, obesidade, perda auditiva, insônia, ansiedade, alteração de apetite, estresse, irritabilidade e depressão”.

Por fim, Samuel Carvalho revela que, segundo pesquisa elaborada pelo Hospital das Clínicas de São Paulo, no Brasil existem oito milhões de pessoas viciadas em internet. Dentre os grupos de usuários de computador, 10% são viciados, enquanto 20% dos usuários de smartphones criam uma relação de dependência com o aparelho. “(A dependência tecnológica) é crescente e, apesar de ser um vício socialmente aceito, é altamente nociva”.


Da Rede Alese



13-11-2019
 

 

 

Resultados - Eleições 2016

 

Setransp

 

Setransp

 

 

Parceiros
TPM

 

Tudo Salvo

 

 

Fazer o Bem

 

Ciclo Urbano

 

Adjor

 

Sindjor

 

 

Twitter