Na Política

Biblia Online

09/07/19 | 06:45h (BSB)

Tribunal de Contas adotará novas práticas de auditoria na área da Educação

O Tribunal de Contas do Estado (TCE/SE) concluiu nesta quinta-feira, 4, o treinamento do seu corpo técnico quanto às práticas de auditoria adotadas pelo Tribunal de Contas do Município do Rio de Janeiro (TCM/RJ) na área da Educação. Inserida no "Workshop da educação – transformação, planejamento e desafios", a ação permitirá que a Corte sergipana amplie sua atuação junto aos jurisdicionados na busca por melhorias na rede pública de ensino.

As práticas de auditoria na educação do TCM/RJ são consideradas referência no país. Elas buscam entender o que está acontecendo nas escolas para, em seguida, definir resultados e expor orientações e cobranças aos gestores.

"É uma metodologia de trabalho que tem se mostrado exitosa em outros tribunais, pois ajuda a indicar se os recursos destinados à Educação estão sendo utilizados corretamente", observou o presidente do TCE, conselheiro Ulices Andrade.

Denominado "Programa de Visitas Às Escolas", o trabalho é baseado em visitas técnicas frequentes às unidades de ensino. Nessas ocasiões, são acompanhadas de maneira detalhada a estrutura, segurança, limpeza, material, refeição, corpos discente e docente. "Não tenho dúvida de que este curso vai proporcionar um grande aprimoramento em termos de fiscalização e auditoria na área da educação", destacou a conselheira Susana Azevedo.

Um dos profissionais responsáveis pela capacitação, o inspetor geral de Controle Externo do TCM/RJ, Marcus Vinícius Pinto da Silva, avalia que, para se fazer um trabalho na educação, é preciso conhecer a realidade de cada escola, "participar desse universo para que você possa fazer uma avaliação daquele gestor que está lá, quais são as dificuldades que ele tem, quais são as qualidades, como a gente pode ajudá-lo no desenvolvimento da educação", destacou.


Da Ascom



20-04-2024
 

 

 

Resultados - Elei��es

 

Setransp

 

Setransp

 

Setransp

 

 

Parceiros

 

 

Fazer o Bem

 

Ciclo Urbano

 

Adjor

 

Sindjor

 

 

Twitter