Na Política

Biblia Online

03/05/19 | 07:20h (BSB)

Edvaldo Nogueira afirma que Aracaju não está em risco de surto de dengue

O prefeito Edvaldo Nogueira rebateu, nesta quinta-feira, 2, as informações divulgadas de que Aracaju poderia ter surto de dengue. Em entrevista concedida à rádio Xodó FM, o gestor municipal enfatizou que as matérias veiculadas não refletem a realidade da capital sergipana, listada atualmente entre as seis capitais com menores índices de infestação das doenças transmitidas pelo agente. Segundo o gestor municipal, no último Levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes Aegypti (LIRAa), realizado em março, a cidade registrou a pontuação de 1.2, se classificando como médio risco, mas fora da possibilidade de surtos.

“O que houve foi uma grande infestação no interior do estado, o que aumentou o índice nacional. Em Aracaju, ao contrário do que foi noticiado, temos tido um decréscimo grande de casos e mantemos a pontuação de 1.2 para o período. Desde que assumimos a gestão, realizamos um grande trabalho de combate à dengue, zika e chikungunya, colocando em prática diversas medidas preventivas e de monitoramento. Para se ter uma ideia, dos 103 casos suspeitos, apenas sete foram confirmados nestes primeiros meses do ano, o que mostra a eficácia do nosso trabalho para que não aconteça epidemia. O nosso trabalho tem sido feito, agora, o que precisamos fazer, e aproveito para fazer um chamamento à população, é nos conscientizar para não deixar água parada em casa. Peço para quem tem planta que cuide, se livrem de objetos que possam acumular água e ser foco. Precisamos nos unir”, destacou Edvaldo.

Perguntado sobre a realização do Forró Caju, o prefeito voltou a afirmar que só fará a festa se conseguir os recursos necessários. Para Edvaldo, apesar da importância do festejo para a capital, “se tiver que optar entre investir na saúde, educação, em melhorias para a cidade, ou em realizar o Forró Caju, vou optar pela melhoria de vida dos aracajuanos”. “O martelo já está batido. Só realizaremos a festa se tivermos recursos. Não é que a festa não seja importante, porque ela é. Tivemos a felicidade, inclusive, de realizar as maiores edições do Forró Caju em nossos mandatos anteriores. Mas existem outras prioridades. Estamos fazendo tratativas com o Ministério do Turismo, mas ainda não temos uma resposta definitiva. No ano passado conseguimos R$ 3 milhões com o Ministério da Cultura, mas tivemos aquele desgaste porque o dinheiro acabou atrasando. Então esse ano só faremos se os recursos estiverem em caixa”, afirmou.

 

Durante a entrevista com o radialista Jairo Júnior, o prefeito também destacou a elaboração de um projeto para recuperar as ciclovias da cidade. De acordo com Edvaldo, além de incluir novas ciclovias em obras executadas, a gestão municipal dará início a restauração das já existentes. “Reconhecemos que as ciclovias precisam ser recuperadas, especialmente porque elas passaram quatro anos completamente abandonadas. Tenho uma relação antiga com a prática de atividade física, passei a me exercitar incentivado pela minha esposa, por isso conheço bem a necessidade. Além disso, foi nos meus dois mandatos anteriores que foi construída boa parte das ciclovias existentes. Mas até julho vamos apresentar um projeto de recuperação das ciclovias. Em alguns locais, como a avenida Rio de Janeiro, serão recuperadas com o Plano de Mobilidade Urbana”, detalhou.

Candidaturas próprias

Outro tema repercutido na entrevista foi o número de possíveis candidatos a prefeito de Aracaju nas eleições de 2020. Sobre o tema, Edvaldo foi enfático e disse “não estar pensando em eleições”. “Meu foco está no desenvolvimento da cidade. Enquanto uns pensam 24 horas em eleição, eu penso em trabalhar pela nossa capital e em melhorar a vida dos aracajuanos. A cidade precisa que o prefeito esteja voltado para ela, cada vez mais, e é exatamente o que estou fazendo. Nossa gestão já é vitoriosa porque nenhuma outra enfrentou tantos problemas como a nossa e conseguiu resolvê-los. Hoje temos obras por todos os lados, a cidade voltou a ter a limpeza de 2012 e os serviços funcionam”, enfatizou continuando.

“Respeito quem está levantando candidaturas, mas não estou pensando em eleições. Em julho do ano que vem a gente senta e decide. Sei como é política e por isso afirmo, é natural que apareçam pessoas interessadas em governar a cidade, principalmente neste momento, em que tudo caminha. Mostra que estamos fazendo um grande trabalho. Mas minha cabeça não está nas eleições. Agora é hora de trabalhar. Sou paciente, resiliente e não tenho nenhum problema com a candidatura de aliados. Mas as discussões políticas ficarão para o próximo ano. No momento ideal apresentaremos as ideias, os projetos, até lá, tudo é especulação”, reiterou.

Quanto a uma possível candidatura do PT, Edvaldo destacou que o partido é um aliado. “Tenho um respeito e admiração grande pelo PT. Tive Eliane Aquino como vice-prefeita e secretária da Assistência Social, onde desenvolveu grande trabalho, e agora está ao lado do governador fazendo o mesmo. O PT continua representado na gestão com a indicação de Cássio Murilo na Funcaju e fizemos um movimento importante que trouxe um vereador do PT para a Câmara de Vereadores. Ou seja, é um partido aliado, que tem nos ajudado e estamos trabalhando para que continue na nossa gestão”, assegurou.


Da Ascom



17-04-2024
 

 

 

Resultados - Elei��es

 

Setransp

 

Setransp

 

Setransp

 

 

Parceiros

 

 

Fazer o Bem

 

Ciclo Urbano

 

Adjor

 

Sindjor

 

 

Twitter