Na Política

Biblia Online

13/11/18 | 07:05h (BSB)

Georgeo Passos cobra ações do governo no combate à seca View

O deputado estadual Georgeo Passos (Rede) ocupou a tribuna na tarde desta segunda-feira (12), para fazer um alerta a respeito da seca deste verão. Em seu pronunciamento, o parlamentar solicitou ação do Governo do Estado, em caráter de urgência, para que miniminize os problemas causados por esse fenômeno da natureza.

“Nós teremos esse ano um verão bastante rigoroso. As chuvas que caíram no inverno foram muito poucas, onde vários municípios já decretaram situação de emergência e contrataram carros pipas para auxiliar a sua população”, disse.

Outra situação levantada pelo deputado foi com relação a safra do milho, bem como a comida do rebanho. Georgeo Passos relembrou que no ano de 2017, Sergipe teve uma safra recorde, mas lamentavelmente este ano nenhum ou quase nenhum produtor vai conseguir ter essa safra revertida. “A seca aconteceu no meio do ano, não dando tempo para que o milho crescesse, acarretando em várias reuniões” frisou

“É preciso que o Governo do Estado esteja atento aos movimentos climáticos”, disse Georgeo explicando que não se pode esperar uma situação piorar para que sejam tomadas as medidas resolutivas. “Os municípios já estão buscando auxilio do Governo Federal, através do exército para o fornecimento de água para o consumo humano. Vários rebanhos já estão ameaçados pela falta de água. Essa Casa não pode ficar omissa, tendo em vista que o período da seca vai se agravar nos meses de dezembro e janeiro, onde o parlamento estará de recesso”, salientou Passos.

Para Georgeo é importante que os órgãos do Governo do Estado de Sergipe comecem a fazer um monitoramento, bem como informe a população quais são as ações que já estão previstas em caso de uma piora no cenário de seca no estado.

Segundo o parlamentar, o recurso do Fundo de Combate a Pobreza é sempre utilizado para a contratação de carros pipas, na compra de alimentação dos animais, lamentando que essa ação só acontece nos 48 mins. do segundo tempo. “O governo tem todo o período para começar esse planejamento e poder, no momento oportuno, socorrer a nossa população, evitando o sofrimento”, justificou Passos.

Ainda na tribuna, Georgeo trouxe como exemplo, o município de Ribeirópolis, expondo fotos da barragem do povoado João Ferreira, que já está sofrendo com as ações climáticas, além da sujeira em que ela se encontra. Segundo o parlamentar, a região não é uma das mais secas do estado, mas abastece cerca de 50 famílias que vivem da produção agrícola irrigada da referida barragem, afetando a economia do município, explicou.

Em aparte, o deputado Jairo de Glória parabeniza Georgeo pela temática apresentada, ao tempo tranquiliza o parlamento e a sociedade sergipana quanto as ações do Governo do Estado com relação a situação da seca e que na Assembleia foi realizada audiência pública onde resultou 10 medidas de combate aos efeitos da seca. “A situação não é fácil. O governo do estado, em seu plano estratégico de ações, através dos órgãos representativos, estão atentos, disse Jairo relembrando que no em 2017, o governo disponibilizou aos municípios que estavam em situações de dificuldade, a capitação de água de forma gratuita”, ressaltou


Da Alese



19-03-2024
 

 

 

Resultados - Elei��es

 

Setransp

 

Setransp

 

Setransp

 

 

Parceiros

 

 

Fazer o Bem

 

Ciclo Urbano

 

Adjor

 

Sindjor

 

 

Twitter