Na Política

Biblia Online

17/09/18 | 14:52h (BSB)

Desfile cívico de Capela retrata Independência e Cidadania

Ampliar Foto

Foto: Gabriel Nascimento

“Independência e Cidadania, quem conquista somos nós”, com esse tema a rede municipal e estadual de ensino de Capela fez uma viagem pela história da cidade e celebrou as conquistas e direitos do cidadão para uma vida mais independente e com cidadania. O evento realizado na manhã do último domingo, 16, atraiu milhares de pessoas que ocuparam as calçadas da cidade para acompanhar o desfile das crianças e adolescentes que estudam nas redes públicas e privadas do município. Para a prefeita Silvany Mamlak, o evento serviu para “reforçar a importância da Independência do Brasil” e “compreender a importância de cada cidadão no processo de construção do conhecimento e exercício responsável pela cidadania”.



Ao lado dos secretários e vereadores municipais, a prefeita acompanhou todo o desfile, desde a abertura oficial com a Bandeira do Brasil, até a passagem de todas escolas que abrilhantaram o cortejo. O desfile deste ano também homenageou bombeiros, instituições militares, polícia Rodoviária Federal, e contou com participação das Secretarias de Assistência Social e Saúde.



“Este desfile representa o resgate de todos os direitos já conquistados pelo nosso povo e tem como objetivo fazer com que os nossos jovens participem ativamente deste momento de celebração de um fato tão importante da vida brasileira, que foi a Independência do nosso país, quando o Brasil se tornou de fato Brasil. Aproveitamos este momento para apresentar todas as leis, direitos trabalhistas, inclusão social, direitos adquiridos para um país melhor, para a construção de uma Nação”, explicou a prefeita.



Silvany revelou ainda que a escolha do tema: “Independência e Cidadania, quem conquista somos nós”, teve como objetivo apresentar os direitos e conquistas como cidadão e despertar uma reflexão sobre o que falta ser conquistando para um Brasil melhor e mais igualitário. “Queremos estimular nas crianças, nos adolescentes e nos jovens o sentimento de patriotismo, e reconhecer que já conquistamos muito, mas que ainda existe muita coisa a ser conquistada para termos um futuro melhor”, disse.



O gestor responsável pela realização do evento, o secretário municipal da Educação, Jorgival Santos, comentou que o desfile foi resultado de um planejamento de professores e diretores que acreditaram na ideia e executaram de forma brilhante na avenida. “Nós tínhamos como objetivo promover e incentivar o patriotismo nas escolas e consequentemente levar a população a refletir sobre o papel da cidadania, sobre a nossa independência. É uma satisfação imensa para nós como secretaria de educação perceber que a população apoia todos estes projetos e que nossos professores e diretores deram seu melhor para o desfile acontecer brilhantemente”, pontuou.



28-03-2024
 

 

 

Resultados - Elei��es

 

Setransp

 

Setransp

 

Setransp

 

 

Parceiros

 

 

Fazer o Bem

 

Ciclo Urbano

 

Adjor

 

Sindjor

 

 

Twitter