Na Política

Biblia Online

05/07/18 | 05:41h (BSB)

Kitty leva demanda da causa animal à Sema

A vereadora Kitty Lima (REDE) esteve reunida com o secretário Municipal do Meio Ambiente (Sema), Augusto César de Mendonça Viana, para discutir uma extensa demanda acerca da atuação da pasta na causa animal. Entre os pontos abordados estiveram a campanha para o Dia Municipal de Adoção Animal, o manejo adequado de colmeias em áreas urbanas e a participação da Sema no processo de recadastramento dos carroceiros.

O Dia Municipal de Adoção Animal (lei de autoria da vereadora Kitty Lima) é celebrado no dia 04 de outubro, e prevendo a necessidade de ações coordenadas para a realização da campanha que será promovida pela Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA), por meio da Sema, Kitty já iniciou uma articulação com a pasta para elaboração das estratégias que envolvem o evento.

“O secretário se comprometeu a ler todo o conteúdo da lei para analisar a melhor estratégia para a campanha que deve ocorrer entre os dias 06 e 07 de outubro. Falamos também sobre a necessidade do município já oferecer a microchipagem dos animais que serão adotados. O intuito é que, com esse procedimento, a prefeitura possa ter um controle maior em relação a esses animais por meio de um cadastro e, assim, promover outras ações pontuais de forma eficaz”, explicou Kitty.

Outro ponto abordado foi em relação as colmeias de abelhas e vespas em área urbana, problema que tem sido constantemente relatado pela população. Antiga reivindicação da parlamentar, Kitty tem dialogado com o Corpo de Bombeiros Militar (CBM) e a Associação de Apicultores de Sergipe em busca de formas adequadas para que a remoção, deslocamento e destinação dessas colmeias.

“Venho há muito tempo conversando com os Bombeiros a melhor forma para atender aos chamados da população em relação as colmeias. Havia um impasse grande nessa questão e a forma que encontramos para solucionar esse problema foi que a Associação de Apicultores de Sergipe capacite os bombeiros quanto ao manejo e deslocamento adequado dessas colmeias sem nenhum prejuízo à população e aos insetos. Agora, caberá aos militares determinar o local onde será realizado esse curso”, revelou a vereadora.

Ainda na Sema, Kitty questionou o secretário Augusto César sobre a rotina de fiscalização dos animais apresentados durante o recadastramento dos carroceiros. De acordo com a vereadora, foram detectados alguns problemas em relação a avaliação médicas dos animais durante a primeira etapa do processo.

“Vimos que alguns deles foram vítimas de maus tratos e, mesmo assim, estavam sendo liberados para as atividades. Isso é inadmissível. Todos os casos dessa natureza devem ser acompanhados pela Sema, que deve integrar essa força tarefa juntamente com a SMTT [Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito de Aracaju] e a Emsurb [Empresa Municipal de Serviços Urbanos], e por isso cobrei do secretário um posicionamento. Mostrei ao Augusto César que existe a necessidade de se criar uma rotina de fiscalização a esses carroceiros para saber se os animais estão sendo bem cuidados. Ele se mostrou sensível a essa situação e prometeu pensar numa forma para realizar esse trabalho, e eu estarei acompanhando tudo de perto para garantir que esse recadastramento ocorre da maneira correta”, garantiu Kitty.

Da assessoria de imprensa



24-04-2024
 

 

 

Resultados - Elei��es

 

Setransp

 

Setransp

 

Setransp

 

 

Parceiros

 

 

Fazer o Bem

 

Ciclo Urbano

 

Adjor

 

Sindjor

 

 

Twitter