Na Política

Biblia Online

20/06/18 | 16:40h (BSB)

Hospitais regionais terão segurança reforçada

Nesta quarta- feira, 20, o Secretário de Estado da Saúde, Valberto Lima, junto aos superintendentes dos hospitais regionais e do Hospital de Urgências de Sergipe (Huse), Darcy Tavares, recebeu, no Centro Administrativo da Saúde Senador Gilvan Rocha, a cúpula da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP), liderada pelo secretário João Eloy e comando das polícias Civil e Militar. Seguindo a orientação do governador do Estado, Belivaldo Chagas, a reunião objetivou criar um protocolo para reforçar a segurança nos hospitais de Sergipe a fim de garantir a integridade física dos pacientes, acompanhantes e funcionários.

Na noite do último dia 13, um homem que estava internado no Hospital Regional de Propriá foi morto a tiros. A vítima já havia sofrido uma tentativa de homicídio na terça-feira, 12, em Neópolis. De acordo com o Secretário de Estado da Saúde, Valberto Lima, invasões, agressões e crimes não podem acontecer dentro das unidades de saúde.

“A reunião foi muito proveitosa e temos até dia 30 para elaborar um protocolo para otimizar o diálogo entre a Saúde e Segurança Pública para que possamos ser atendidos em tempo hábil quando necessário for. Todas as equipes estão mobilizadas para isso neste sentido. Criamos um Grupo de Trabalho e um grupo de Whatsapp. Essa ação conjunta vai contribuir significativamente para a melhoria da segurança em nossas unidades de saúde”, revela Valberto.

O Secretário de Segurança Pública, João Eloy, adianta que no próximo dia 2 de julho haverá uma segunda reunião para dar continuidade à elaboração do protocolo de segurança. “Cada unidade de saúde tem uma realidade muito particular e por isso é preciso ser feito um trabalho de campo pelos comandantes das polícias militar e civil, da capital e do interior, para que possamos planejar as ações efetivas para melhorar o acesso ao hospital de forma mais segura, sanando, assim, todas as fragilidades nas unidades hospitalares. As pessoas não podem continuar se sentindo vulneráveis”, defende.

O comandante Geral da Polícia Militar de Sergipe, Marcony Cabral, avalia que o encontro representa um marco para a parceria entre a Saúde e a Segurança Pública. Todas as unidades da Polícia Militar no interior e na capital precisam se aproximar, otimizar o diálogo. Essa interação vai ser fundamental para que a segurança possa ser maior porque às vezes em uma unidade hospitalar entra alguém com algum problema e é preciso que a polícia seja informada para que possa se deslocar e prestar o atendimento”, explica.

Para a superintendente do Hospital Regional de Propriá, Patrícia Freitas a união entre as Secretarias transmite o empenho do Governo e mudar a realidade de insegurança.“Desde a ocorrência do fato, o secretário João Eloy foi até o hospital e isso nos tranquilizou pois sentimos que algo efetivo seria feito. Esse momento de união entre os secretários de Saúde e Segurança Pública nos deixa com esperança. Aqui, ficou pactuado uma ação efetiva para melhorar a segurança em todas as unidades. Colaboraremos com o que for necessário enquanto Saúde subsidiando a SSP que tem a visão técnica sobre como reforçar a no0ssa segurança”.

O Hospital de Urgência de Sergipe (Huse) também já foi vítima de insegurança. Para o superintendente do Hospital de Urgência de Sergipe (Huse), em Aracaju, Dr. Darcy Tavares, essas ações conjuntas junto com a área de segurança pública são de substancial importância. “ Este momento é primordial para nós que fazemos parte do atendimento de urgência e emergência do estado porque todos nós precisamos trabalhar em um local seguro, sobretudo, por ser um ambiente hospitalar onde já estamos lidando com situações críticas lutando para salvar vidas”, revela.


Da Ascom



29-03-2024
 

 

 

Resultados - Elei��es

 

Setransp

 

Setransp

 

Setransp

 

 

Parceiros

 

 

Fazer o Bem

 

Ciclo Urbano

 

Adjor

 

Sindjor

 

 

Twitter