Na Política

Biblia Online

23/03/18 | 05:45h (BSB)

Descarte irregular de lixo provoca inundações, adverte Fábio

Ao destacar o trabalho preventivo que vem sendo realizado pela Empresa Municipal de Obras e Urbanismo (Emurb), o vereador Fábio Meireles (PPS) voltou a alertar para a conscientização quanto aos prejuízos do descarte irregular de lixo na capital sergipana. Da tribuna da Câmara Municipal, nesta quarta-feira (22), o parlamentar disse que os “detritos aglomerados no sistema de drenagem são os principais responsáveis pelas inundações, principalmente, na zona norte durante o período chuvoso”.

De acordo com o vereador, a Emurb tem monitorado as áreas de risco aplicando um programa diário de recuperação das galerias subterrâneas. “Nesta semana, por exemplo, as equipes foram distribuídas no Olaria, Santos Dumont, Castelo branco e Suissa”, citou. No entanto, observou Meireles, “o entulho lançado nas ruas escorre para as bocas de lobo, comprometendo a vazão das águas e, nos casos mais graves, interrompendo totalmente o fluxo nos tubos do sistema”.

Fábio Meireles lembrou a existência da Lei Municipal nº 1.721/91 que já tipificou a prática de descarte de lixo em locais inapropriados como crime. Segundo ele, “os cidadãos que forem flagrados estão sujeitos a penalidades da Sema, que vão desde a autuação inicial e multa, podendo variar entre R$ 500 e R$ 50 mil reais a até mesmo detenção”.

O vereador reforçou ainda a importância da contribuição que cada cidadão pode dar para coibir essa prática por meio das denúncias que devem ser feitas à Guarda Municipal por meio do telefone 153 ou do Whatsapp (79) 98166-7790, à Sema no telefone 98149-2497 ou pelo e-mail sema@aracaju.se.gov.br, pelo número 118 da SMTT, ou através da Ouvidoria da Emsurb, pelo número 3021-9908.


Da Ascom



29-03-2024
 

 

 

Resultados - Elei��es

 

Setransp

 

Setransp

 

Setransp

 

 

Parceiros

 

 

Fazer o Bem

 

Ciclo Urbano

 

Adjor

 

Sindjor

 

 

Twitter