Na Política

Biblia Online

28/02/18 | 09:06h (BSB)

Kitty faz prestação de contas das atividades

Como parte de sua prestação de contas à sociedade, a vereadora Kitty Lima (Rede) utilizou o pequeno expediente da Câmara Municipal de Aracaju (CMA) na última terça-feira, 27, para falar sobre sua atuação parlamentar durante o recesso legislativo. Devido a sua experiência com políticas públicas desenvolvidas à causa animal na CMA, Kitty foi procurada por gestores municipais e protetores independentes em busca de orientação sobre como lidar com problemas relacionados à temática.

A vereadora iniciou seu discurso relatando as visitas feitas pelos municípios do interior do estado, o primeiro deles Aquidabã, onde ela se reuniu com a presidente da câmara de vereadores daquele município, Sandra Menezes, para explicar a importância de se aprovar projetos que instituam a castração como política pública de saúde para o controle populacional de animais.

“Em Aquidabã percebemos que o número de animais em situação de rua é muito grande. O controle de zoonoses é quase inexistente lá e por isso fiz questão de levar cópias de alguns projetos meus que tratam sobre o assunto a fim de auxiliar a prefeitura na criação de políticas públicas que beneficiem a causa animal”, explicou Kitty.

Assim como em Aquidabã, em Capela, a convite do secretário da Saúde Carlos Augusto de Lima Bispo, a vereadora orientou o município sobre como proceder com o elevado índice de animais em situação de rua. Para ela, a demonstração do interesse por parte dos próprios gestores em sanar o problema de forma responsável é o primeiro passo para implementação de uma cultura de respeito aos animais e também à sociedade.

“Fico muito feliz ao perceber esses convites porque isso mostra que as pessoas estão percebendo a importância de que a saúde pública animal precisa ser discutida em todos os municípios. Apresentei ao secretário meu projeto de lei, já em vigor em Aracaju, a respeito da castração de animais, uma solução para o problema ao qual o município enfrenta totalmente dentro dos parâmetros médicos veterinários e em consonância com o bem-estar animal”, disse.

Denúncia de maus-tratos contra animais de uma ONG sob a responsabilidade da Prefeitura de Boquim motivou a vereadora Kitty Lima a ir até o município para verificar a situação dos cães e gatos lá abrigados, assim como a estrutura física e administrativa do local.

“Fiz questão de ir pessoalmente averiguar essa denúncia e buscar uma solução para sanar os problemas que ali foram apontados. Conversei com o vice-prefeito Chicão que se comprometeu em resolver as pendências. Aproveitei a oportunidade e solicitei a ele a possibilidade da prefeitura oferecer atendimento veterinário gratuito à população carente, uma vez que a administração do município possui veterinários em seu quadro de funcionários”, revelou Kitty.

Já em Itabaianinha, a vereadora relatou que a situação verificada naquele município foi a mais favorável à causa animal.

“Fiquei muito feliz porque o prefeito Danilo de Joaldo entendeu a necessidade de ser criar uma política de controle populacional de animais e já está providenciando a castração de 100 animais. Estou bastante otimista com essa iniciativa e torço agora para que ela se torne uma ação efetiva daquela prefeitura”, disse Kitty, parabenizando ainda o trabalho que a ONG Amigo Fiel realiza com os animais abandonados e vítimas de maus-tratos na cidade.

Semasc

A parlamentar falou ainda sobra sua atuação em Aracaju durante o recesso, onde visitou algumas secretárias municipais para tratar de demandas que beneficiam a população de Aracaju. Na Secretaria Municipal da Assistência Social (Semasc), Kitty voltou a cobrar o retorno da equoterapia como tratamento alternativo à pacientes com algum tipo de deficiência.

“Conversei com Eliane Aquino sobre o assunto, que sinalizou positivamente para o meu pedido desde que o serviço seja realizado em parceria com alguma ONG. Busquei apoio na APAE para que esse projeto possa se tornar realidade mais uma vez, e fiquei bastante emocionada ao saber que ela dará todo o apoio para efetivarmos a equoterapia no município”, comemorou Kitty, que lembrou ainda outro benefício que ocorrerá com a implementação do serviço pelo município.

“Por meio da equoterapia, daremos uma destinação solidária aos animais que serão retirados das ruas de Aracaju com a aprovação e sanção do projeto que põe um fim gradativo às carroças. Além de ajudar os pacientes, esses animais também serão beneficiados com esse contato”, explicou.

Sobre projeto, Kitty reforçou junto à Eliane Aquino a realização do cadastro social dos carroceiros. O início, segundo a vice-prefeita, está programado para o mês de março.

“O projeto de lei será votado ainda neste semestre, por isso é tão importante termos esse cadastro, assim como o emplacamento das carroça já finalizados quando o texto for apreciado pela câmara. Será um momento histórico e tenho orgulho de ter sido parte desse processo, e torço para que esta Casa não se negue a aprova-lo”, disse Kitty aos demais vereadores.

Semdec

Mais recentemente, a parlamentar esteve na Secretaria Municipal de Defesa Social e Cidadania (Semdec) em busca de apoio da Guarda Municipal para os servidores da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema).


“Os funcionários correm risco de agressão diariamente quando vão atender algum chamado ou durante as fiscalizações. Pensando na integridade física deles, pedi para que a Guarda Municipal desse um apoio logístico durante as ações do órgão”, pontuou.

Sema

Sobre as atividades que serão realizadas no Dia Municipal de Adoção Animal, a ser celebrado no dia 04 de outubro após ser instituído oficialmente no calendário municipal graças a iniciativa da vereadora Kitty Lima, a parlamentar esteve na Sema para tratar sobre a microchipagem dos animais que serão disponibilizados nas campanhas de adoção que serão promovidas pela PMA.

“O Objetivo é ter o cadastro desses animais em um banco de dados para que, caso eles sejam abandonados, os responsáveis possam ser identificados e punidos”, concluiu Kitty.


Da Ascom



26-09-2018
 

 

 

Resultados - Eleições 2016

 

Setransp

 

 

Parceiros
TPM

 

Tudo Salvo

 

 

Fazer o Bem

 

Ciclo Urbano

 

Adjor

 

Sindjor

 

 

Twitter