Na Política

Biblia Online

27/02/18 | 22:21h (BSB)

PMA disponibiliza serviço de alerta por SMS sobre desastres naturais

Foi implementado o serviço de mensagens via SMS para informação de alerta em caso de possíveis desastres naturais. O mecanismo, disponibilizado pelo Ministério da Integração Nacional, abrangerá informações da Defesa Civil Estadual e Municipal. Para ter acesso aos alertas é necessário realizar o cadastro através de mensagem de texto enviada para o número 40199. O serviço é inteiramente gratuito.

 

O secretário da Defesa Social e da Cidadania, Luis Fernando Almeida, destaca a relevância do serviço que está sendo disponibilizado não só em Sergipe, mas em todo o país. “É de grande importância, uma vez que as pessoas receberão em tempo real as informações necessárias para a prevenção em caso de desastres naturais, como indicação de fortes chuvas, rajadas de vento, ressacas no mar, entre outros. Tudo isso será enviado direto aos cidadãos cadastrados. Então é muito importante que, especialmente, as pessoas que vivem em áreas de risco, onde podem ocorrer deslizamentos ou inundação, realizem o cadastro, para que possam se prevenir e mobilizar a comunidade, principalmente no período com maior volume de chuva”, destacou.


O coordenador da Defesa Civil de Aracaju, o major Sílvio Prado, explica o funcionamento do serviço. “Consiste em cadastrar o CEP da região em que o usuário reside para que nós possamos estabelecer o registro na nossa base de dados. Diante do cadastramento do CEP será possível indicar as informações conforme a localidade específica, e se houver alerta para tal localidade as pessoas receberão a mensagem com informações sobre o tipo de desastre ou situação a qual sua região ou bairro está sujeito. O mecanismo possibilita que precauções sejam tomadas antecipadamente”, ressaltou o coordenador da Defesa Civil.


A partir do momento em que o número estiver cadastrado, a população poderá receber informativos da Defesa Civil de Aracaju através do celular.


Passo a passo

Para fazer o cadastramento e receber os alertas da Defesa Civil, o cidadão deverá acessar o campo de mensagens (SMS) do celular, e no campo de indicação do destinatário incluir o número 40199.

Em seguida, no corpo da mensagem, deverá ser colocado o CEP da região. Após evitar a mensagem, em alguns segundos, o usuário receberá uma mensagem de confirmação. Caso algum dado tenha sido digitado de maneira equivocada o sistema informará o problema e será possível refazer o cadastro. Será possível cadastrar mais de um CEP.

Caso o cidadão mude de endereço, poderá enviar, também para o número 40199, a mensagem SAIR e, em seguida, poderá cadastrar o novo CEP.

Da Ascom



25-09-2018
 

 

 

Resultados - Eleições 2016

 

Setransp

 

 

Parceiros
TPM

 

Tudo Salvo

 

 

Fazer o Bem

 

Ciclo Urbano

 

Adjor

 

Sindjor

 

 

Twitter