Na Política

Biblia Online

27/12/17 | 08:35h (BSB)

Senadora lamenta alto índice de analfabetismo

A senadora Maria do Carmo Alves (DEM) lamentou hoje (26), os dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) a partir de Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD), segundo os quais o Brasil ainda tem 12 milhões de analfabetos acima dos 15 anos. “Na nossa região, infelizmente, está concentrado a maior taxa, como sempre. É uma realidade dura que precisa ser revista com uma política pública de educação eficiente”, afirmou a democrata.

Outro dado - que para a senadora é bastante preocupante – sinaliza que quase 70% dos jovens, com idade superior a 18 anos não estudam e mais da metade dos brasileiros não tem ensino médio completo. “São índices que mostram que estamos muito aquém da meta estabelecida pelo Plano Nacional de Educação, que previa erradicar o analfabetismo no Brasil até 2025”, disse, lembrando que a questão da formação sempre foi uma das suas prioridades enquanto esteve como gestora de Secretarias.

Maria observou que o índice de analfabetismo é maior entre as pessoas mais velhas. “Quando fui secretária de Ação Social em Aracaju, em cada CRAS colocamos professoras para alfabetizar idosos, pois sabemos da importância do aprendizado para essas pessoas”, afirmou a senadora sergipana. A taxa atinge 20% entre as pessoas com 60 anos ou mais de idade. “São números que geram inquietação, pois sabemos que a educação é peça fundamental no processo de formação do indivíduo. É a partir da educação, que temos indicadores sociais melhores e uma sociedade mais equilibrada e justa”, salientou.

Da Ascom



28-03-2024
 

 

 

Resultados - Elei��es

 

Setransp

 

Setransp

 

Setransp

 

 

Parceiros

 

 

Fazer o Bem

 

Ciclo Urbano

 

Adjor

 

Sindjor

 

 

Twitter