Na Política

Biblia Online

22/12/17 | 12:09h (BSB)

Tribunal de Contas inaugura laboratório para fiscalizar obras de pavimentação

Em meio às melhorias inauguradas pelo presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE), conselheiro Clóvis Barbosa, na manhã desta quinta-feira, 21, está o Laboratório de Ensaios e Controle de Materiais de Pavimentação, que permitirá ao corpo técnico do Tribunal avaliar obras de pavimentação em todas as suas etapas, desde a preparação do solo até a aplicação da capa asfáltica.

Instalada num prédio anexo ao Tribunal, a nova estrutura será utilizada para mostrar se o asfalto utilizado nas vias e rodovias sergipanas cumpre as espeficicações exigidas nos respectivos contratos.

"Assim poderemos atuar no momento em que a obra está sendo realizada, para acompanhá-la e determinar que as empresas contratadas façam a correção dos possíveis erros encontrados antes do pagamento e evitar prejuízos aos cofres públicos", explica o conselheiro Clóvis Barbosa.

O equipamento é capaz de mostrar, por exemplo, os índices de compactação, o traço do asfalto (mistura de componentes), e o percentual de ligante existente no pavimento (material que dá liga que une todas as outras substâncias que compõem a massa asfáltica).

Ainda por meio da novidade, os técnicos do TCE poderão retirar amostras do asfalto e colocar no equipamento, para avaliar itens como umidade, compactação, durabilidade e coesão do pavimento. As medidas vão ajudar os analistas a definir se o produto aplicado nas vias está de acordo com as especificações do edital.


Da Ascom



19-06-2018
 

 

 

Resultados - Eleições 2016

 

Setransp

 

 

Parceiros
TPM

 

Tudo Salvo

 

 

Fazer o Bem

 

Ciclo Urbano

 

Adjor

 

Sindjor

 

 

Twitter