Na Política

Biblia Online

30/11/17 | 06:52h (BSB)

Emília cobra dignidade ao idoso no transporte público

A defensora pública e vereadora, Emília Corrêa (PEN), cobra dignidade ao idoso no transporte público da grande Aracaju. Segundo a parlamentar, a falta de prioridade para os idosos nas políticas públicas de transporte das capitais tem proporcionado sofrimento em razão das peculiaridades dos idosos, em particular a sua condição física limitada.

De acordo com a parlamentar, todos os dias os idosos se deparam com situações delicadas para exercerem o seu direito constitucional de ir e vir, e isso não ocorre somente pela qualidade ruim do transporte do público, mas também pelo tratamento que é dispensado aos idosos dentro dos ônibus.

“O idoso carrega várias dificuldades, que todos nós conhecemos. Idosos chegam a viajar em pé, enquanto jovens ficam sentados fingindo que não vêm a sua presença. A falta de educação doméstica em algumas pessoas assusta”, destacou.

Para Emília, direito é direito, não é favor, portanto, é fundamental o respeito ao direito de preferencia do idoso; é uma justa e necessária garantia legal.

“A gente cansa de ver pessoas que ocupam os assentos reservados a idosos e não cedem o lugar quando eles entram nos ônibus, desrespeitando um direito previsto no Estatuto do Idoso, que mais que uma lei, é uma conquista dos idosos. Ademais, é uma questão de educação e bom senso”, ressaltou.

Por fim Emília lembrou da frase: “Respeite os idosos hoje, para que no futuro você seja respeitado”. É fundamental que seja implementada uma campanha de conscientização, para que sejam divulgados e cobrados à sociedade em geral, o respeito aos direitos dos idosos.

“Como o próprio nome diz, o transporte é ‘público’, ou seja, direito de todos, e as gerações precisam entender que o envelhecimento é um benefício e algo natural; só assim os nossos jovens terão o devido respeito aos idosos”, concluiu.

Por Andrea Lima



16-12-2017
 

 

 

Resultados - Eleições 2016

 

Setransp

 

 

Parceiros
TPM

 

Tudo Salvo

 

 

Fazer o Bem

 

Ciclo Urbano

 

Adjor

 

Sindjor

 

 

Twitter