Na Política

Biblia Online

16/11/17 | 10:24h (BSB)

Membros do Fórum Sergipano em Defesa do SUS se reúnem na Alese

Em uma reunião na tarde dessa terça-feira (14), no gabinete na deputada estadual Ana Lúcia (PT), membros do Fórum Sergipano em Defesa do SUS e contra a Privatização da Saúde estabeleceram algumas metas para a audiência pública prevista para acontecer no plenário da Assembleia Legislativa, na próxima terça-feira (21), a partir das 14 horas,


O Fórum é formado pela Associação dos Docentes da UFS (Adufs), Sindicato dos Trabalhadores na UFS (Sintufs), Associação dos Renais Crônicos de Sergipe, Diretório Central dos Estudantes (DCE-UFS), Conselho Regional de Enfermagem (Coren-SE), Movimento Mulheres de Peito, Movimento Loucomotivas, Mandato Popular da Deputada Ana Lúcia, Presidência Multiprofissional do Hospital Universitário, entre outros.


Segundo a presidente do Sindicato dos Enfermeiros do Estado, Shuley Morales, o momento é de somação de forças em defesa de um patrimônio nacional. “O SUS está em franco desmonte, seja no âmbito nacional, estadual e municipal. Com essa reunião nós aproveitamos para tratar de alguns temas importantes como a situação da Fundação Hospitalar de Saúde. Dia 24 teremos a audiência decisiva para descobrir se os contratos com FHS serão encerrados ou não e essa é a preocupação da nossa Frente. Qual será o tipo de contratualização? Com o encerramento da Fundação os serviços podem ser piorados com contratos terceirizados e precários”.


Integrante do Fórum Estadual, Atamário Cordeiro, disse que lutar contra o sucateamento do SUS é apenas uma das propostas do Fórum. Segundo ele a partir da organização do Fórum, foi criado uma demanda de mobilizações. “Nessa audiência na Alese nós teremos a presença do representante do Conselho Nacional de Saúde. Nós vamos fazer esse debate de uma maneira bem ampla, com audiências públicas no MPE e no MPF, nesse caso, sobre a Fundação Hospitalar de Saúde. São cerca de 5 mil trabalhadores que não sabemos como ficarão após uma decisão judicial”.


Presente na reunião, representando a Ordem dos Advogados do Brasil em Sergipe (OAB/SE), Maristela Santos, que é membro da Comissão da Infância, Adolescência e Juventude da OAB Sergipe e a Assessoria Jurídica Popular Maria Felipe. “Inicialmente fomos convidados para participar desta reunião em defesa das políticas do SUS. E a gente trouxe uma demanda sobre a Microcefalia, sobre a preocupação com os usuários. E aqui nos foi ponderado de uma situação da Fundação Hospitalar de Saúde”.


“Como ficará a condição dos trabalhadores? E de quem precisa desse acolhimento? São duas preocupações que cercam esta decisão. Vamos buscar o melhor diálogo, a melhor conversa, para manter a estruturação, para que ninguém venha a ser prejudicado neste processo. Vamos encaminhar algumas demandas à presidência da Ordem e vamos chamar outras comissões para entrarem no diálogo para ver no que podemos ajudar”, completou a advogada.


Presenças


Também participaram da reunião representando o Sintufs no Fórum, Tânia Maria Vieira Souza; a secretária-geral do Sindicato dos Enfermeiros do Estado, Paula Aparecida Barbosa; além de assessores parlamentares da deputada Ana Lúcia e do deputado Georgeo Passos (PTC).

Da Agência de Notícias Alese



19-04-2024
 

 

 

Resultados - Elei��es

 

Setransp

 

Setransp

 

Setransp

 

 

Parceiros

 

 

Fazer o Bem

 

Ciclo Urbano

 

Adjor

 

Sindjor

 

 

Twitter