Na Política

Biblia Online

19/10/17 | 08:32h (BSB)

Moritos: precisamos organizar Laranjeiras e São Cristóvão antes de receber os turistas

O deputado Moritos Matos (PROS) durante grande expediente na Assembleia Legislativa de Sergipe - Alese - nesta quarta-feira, 18, apresentou um levantamento dos problemas encontrados nos pontos turísticos nos municípios de Laranjeiras e São Cristóvão. E a situação é preocupante tendo em vista que o parlamentar já divulgou que em 2018 quatro grupos virão a Sergipe trazidos pela Agência Catedral. Esse é um dos frutos que o deputado Moritos Matos colhe da Audiência sobre Turismo Religioso que aconteceu no dia 7 de julho na Alese. "Precisamos organizar a Casa antes de receber esses grupos, porque dificilmente depois de visitarem esses locais eles voltem para o nosso Estado ou indiquem para outros turistas", enfatiza Moritos Matos.


De acordo com o levantamento situacional de Pontos Turísticos de Laranjeiras foi observado os seguintes pontos: ruas com crateras e pedras soltas. O Mercado Municipal é aberto de segunda a sábado, com comércio somente aos sábados. Nos demais dias parece abandonado, há danos na estrutura; cadeiras e bancadas deterioradas. "A situação do Marco da Cidade é triste. A calçada de acesso tem várias crateras e pedras soltas; a nossa equipe também registrou a presença de um televisor abandonado atrás do Marco no dia da visita (11/10/17). A situação de Laranjeiras não é agradável. O Centro de Compras e Lazer de cidade precisa de pintura externa e interna, necessita de reparos e há vazamento de água em algumas salas. Em frente ao local existe a ponte sobre o Rio Cotinguiba com parapeito quebrado, revela o deputado Matos.


E mais, a biblioteca da Universidade Federal de Sergipe - UFS - precisa de pintura e na praça em frente existem lixeiras quebradas. "Na Casa da Cultura João Ribeiro a pintura deteriorada; portas e janelas danificadas e acervo guardado devido a infiltrações. Infelizmente quem for visitar o local não terá acesso a todo o acervo", lamenta o parlamentar. A Casa de Cultura é gratuita e aberta somente pela manhã, a tarde o risco de assalto aumenta.


Os problemas não param e o Estado e a prefeitura local tem responsabilidade sobre os problemas encontrados, mas até mesmo a igreja católica deve rever a situação dos museus Sacro. "Museu de Arte Sacra é de responsabilidade da Igreja. Eu busco ajudar o Estado trazendo recursos e cobro a recuperação desses espaços, porque é uma obrigação nossa receber bem quem vem para cá, mas também o povo sergipano quando for você visitar esses lugares", ressalta Moritos Matos.


O Museu de Arte Sacra apresenta pintura deteriorada e danos na estrutura. "O banheiro utilizado pelos turistas nesse local também serve como como depósito. Já o Museu Afro Brasileiro necessita de restauração na pintura externa e melhoria na acessibilidade ao pavimento superior", pontua Matos. Ele acrescenta que a Igreja do Galo precisa ser restaurada. "Uma igreja famoso que há anos se encontra fechada", lamenta o parlamentar.

Moritos Matos revele que em Laranjeiras há ausência de sinalização turística, bem como de informações nas edificações históricas e monumentos. "Durante a visita, a equipe foi alertada, em momentos distintos, por sete moradores locais, para tomar cuidado com assaltos e roubos. Algumas expressões ouvidas foram: 'Cuidado com essa câmera na mão, aqui tem muitos assaltos'; 'Melhor guardar essa câmera na mochila'; 'Vocês são turistas? Cuidado por aqui tem muitos roubos'. E eu recebi de alguns taxistas reclamações em relação a falta de guias tanto em Laranjeiras como em São Cristóvão. Uma turista até revelou que não volta mais, ela pagou R$ 50 reais a um homem que disse que era guia, mas não era", ressalta Matos.


SÃO CRISTÓVÃO


Não só Laranjeiras precisa melhorar os pontos turísticos existentes a quarta cidade mais antiga do País também precisa correr para solucionar alguns problemas. "Em São Cristóvão a ausência de informações que destaquem a Praça São Francisco como tombada pela Unesco, como Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade. No dia que TV Aparecida esteve aqui para fazer as imagens eu chamei um dos assessores da prefeitura e fiz uma reclamação, porque eles não puderam fazer imagens da praça por causa da quantidade de carros no local. Não tinha nem um marco, nem uma placa mostrando a importância dessa praça. São poucas as cidades que tem esse título e temos que ter cuidado porque quem vai perder é o Estado de Sergipe, é a cidade de São Cristóvão", enfatiza o deputado Moritos.


A equipe do Programa Santa Receita, da TV Aparecida esteve na cidade para gravação de um especial no final do mês de setembro. "Não tiveram condições de filmar na Praça São Francisco e a situação contínua a mesma. Na porta do Museu de Sergipe se a pessoa for tirar uma foto na frente não vai tirar, porque ele não vai fazer propaganda dos carros que estão no local. E mais, algumas janelas e portas do museu sofrem com ataque dos cupins", revela Matos.


E os dilemas existentes não param. Na Praça Getúlio Vargas há bancos quebrados, estruturas danificadas, a exemplo do coreto. "A Igreja Nossa Senhora de Fátima necessita de reparos na pintura externa e também rampas de acesso. Na porta havia muitos carros estacionados. Eu estive em João Pessoa e isso não acontece por lá, visitei a Casa Cultural São Francisco, antigo convento e vou ser sincero uma maravilha e o nosso Estado deveria fazer o mesmo. Quero trazer um congresso que em média trará 600 pessoas para o nosso Estado", pontua o deputado.


O parlamentar informa que das 7 igrejas da cidade, apenas 2 permanecem abertas fora do horário de missas. "E a cidade tem a Imagem do Cristo, mas a nossa equipe foi alertada, por três moradores locais, a não visitarem sozinhos a imagem do Cristo, pois é um local deserto e perigoso. O acesso ao Cristo precisa melhorar. Precisamos sair do amadorismo que nos encontramos para que possamos assim fazer com que o nosso Estado possa receber muitos turistas", expõe Matos.


E o acesso a cidade também precisa melhorar. "A Rodovia João Bebe Água, que dá acesso a cidade, não possui acostamento em boa parte da via, além de sinalização escassa, bem como necessita de melhorias na pavimentação; Comerciantes locais reclamam, de forma unânime, sobre a falta de divulgação da cidade nas rotas turísticas. Complicado divulgar com essa situação que nós presenciamos, foram esses alguns problemas encontrados quando visitamos esses locais", afirma o parlamentar.


Os deputados Luciano Pimentel e Maria Mendonça solicitaram aparte para elogiar o pronunciamento do parlamentar Matos e de toda a equipe do deputado pelo levantamento feito nas cidades de Aracaju, São Cristóvão e Laranjeiras sobre a situação dos principais pontos turísticos desses locais. A deputada Sílvia Fontes citou obras que serão feitas pelo Governo e que não é ele responsável por todos os problemas apresentados. "Discordo em parte disso, primeiro recuperem o que já temos para depois construir novos atrativos para os turistas. O Estado tem sim a responsabilidade, nos temos uma Secretaria e cabe ela coordenar as outras, cobrar e fiscalizar esses espaços. Antes de fazer obras devemos manter as existentes, vamos cuidar do que já temos", enfatiza Matos.


No dia 27 de outubro, o deputado Moritos Matos vai se reunir na Cúria Metropolitana com o arcebispo de Aracaju, Dom João, representantes das prefeituras de Aracaju, São Cristóvão e Laranjeiras para debater os problemas, encontrar soluções e alavancar o turismo em Sergipe. "Minha intenção não é criticar, mas que o Estado possa alavancar o turismo. Estou brigando para que mais turistas venham, precisamos nós preparar para a vinda deles e eu acredito que o turismo pode sim alavancar a economia", finaliza Moritos Matos.

Da Assessoria de Imprensa do Parlamentar



28-03-2024
 

 

 

Resultados - Elei��es

 

Setransp

 

Setransp

 

Setransp

 

 

Parceiros

 

 

Fazer o Bem

 

Ciclo Urbano

 

Adjor

 

Sindjor

 

 

Twitter