Na Política

Biblia Online

20/09/17 | 08:14h (BSB)

Kitty denuncia problemas na UPA Fernando Franco

A vereadora Kitty Lima (Rede), membro da Comissão de Saúde da Câmara Municipal de Aracaju (CMA), participou da 'visita surpresa' que o grupo de trabalho realizou ao Hospital Municipal Fernando Franco, no bairro Augusto Franco, para verificar a atual situação da unidade de saúde. Além de Kitty, o presidente da comissão, o vereador Seu Marco (PHS), também participou da ação.

De acordo com a parlamentar, a vistoria foi realizada em todas as dependências do local, e alguns problemas foram facilmente detectados. “O hospital possui mais de 10 anos e, de lá pra cá, nenhuma ampliação foi realizada. Existe hoje uma demanda bem maior de pacientes, a população cresceu, mas o serviço que é ofertado não acompanhou esse crescimento”, pontuou Kitty.

Durante a visita, a comissão verificou que os principais problemas estavam concentrados na ala adulta do hospital municipal. “Enquanto na ala infantil constatamos um setor funcionando perfeitamente, encontramos na área adulta paredes sujas e com mofo por conta de infiltração e pacientes e acompanhantes aguardando atendimento em cadeiras plásticas desconfortáveis, alguns deles há mais de cinco horas. Isso mostra que o número de funcionários não é suficiente para atender a demanda da população”, alertou a vereadora, chamando atenção também para os problemas estruturais da unidade.

“O banheiro dos funcionários estava interditado por causa de vazamentos. Além disso, o ponto eletrônico não funciona e constatamos que alguns armários estão enferrujados e o mobiliário defasado”, denuncia.

A parlamentar ressaltou ainda um grave problema encontrado no ‘Fernando Franco’, a falta de segurança. “As portas localizadas ao fundo do hospital ficam constantemente abertas e a guarita está desativada. Isso permite que qualquer pessoa mal intencionada entre no local sem nenhuma dificuldade, colocando a vida dos profissionais e dos pacientes em risco”, ressaltou.

Diante de toda situação constatada no hospital, Kitty protocolou três indicações com o objetivo de solucionar as falhas no local. “Solicitei à secretária de Saúde, Waneska Barboza, uma reforma estrutural da unidade, além da aquisição de novo mobiliário para atender a população com o mínimo de conforto. Outra indicação foi direcionada ao secretário municipal de Defesa Civil e da Cidadania, Luiz Fernando Silveira, para que disponibilize a permanência de uma equipe da Guarda Municipal, uma vez que a segurança do local não está adequada. A população precisa de um serviço eficaz e seguro”, reforçou.

Nesta quinta-feira, 21, a Comissão de Saúde da CMA irá se reunir com a secretária Municipal da Saúde para apresentar o relatório da visita realizada ao Fernando Franco, onde constarão todos os problemas verificados durante a visita para garantir que as indicações apresentadas sejam cumpridas.


Da CMA



20-04-2024
 

 

 

Resultados - Elei��es

 

Setransp

 

Setransp

 

Setransp

 

 

Parceiros

 

 

Fazer o Bem

 

Ciclo Urbano

 

Adjor

 

Sindjor

 

 

Twitter