Na Política

Biblia Online

15/09/17 | 09:32h (BSB)

Dr. Gonzaga propõe criação de ciclofaixas para lazer na Orla de Atalaia

O vereador Dr. Gonzaga (PMDB) apresentou esta semana uma indicação na Câmara Municipal de Aracaju (CMA) solicitando à Superintendência de Transportes e Trânsito (SMTT) ainstalação de uma Ciclofaixa de Lazer temporária na Orla de Atalaia, aos domingos e feriados. A indicação ainda recomenda garantir toda a sinalização e suporte necessários para que a população possa aproveitar o local e usar a bicicleta como lazer.

Uma ciclofaixa é um espaço destinado ao fluxo de bicicletas, caracterizada por ser apenas uma faixa pintada no chão, sem separação física de qualquer tipo, como acontece nas ciclovias. Ela é indicada para vias onde o trânsito motorizado é menos veloz. É muito mais barata que a ciclovia, pois utiliza a estrutura viária existente. Aracaju possui algumas ciclofaixas nas avenidas Augusto Franco, São Paulo e Santa Gleide e também na Orla Pôr do Sol. Recentemente, a Prefeitura também criou ciclorrotas na Orla de Atalaia, destinadas aos atletas praticantes de ciclismo.

Ao todo, a capital sergipana possui pouco mais de 58 km de extensão das ciclovias e tem ampliado os locais disponíveis para os ciclistas. Capitais como Salvador e Fortaleza, por exemplo, têm investido no plano cicloviário e expandindo suas ciclovias, um dos resultados foi a diminuição do número de acidentes.

Dr. Gonzaga explica que a ideia da proposta é oferecer mais um espaço de lazer ao aracajuano e também incentivar a promoção da saúde dos usuários de bicicletas, uma de suas maiores preocupações. “Segundo especialistas, uma pedalada de 10 minutos já é suficiente para a melhoria na articulação. Atingindo os 60 minutos, a pessoa tem um aumento da capacidade respiratória e melhora do nível cardiovascular, perda de peso e ótimos benefícios contra o estresse”, explica o vereador, que também é médico.


Da Ascom



20-04-2024
 

 

 

Resultados - Elei��es

 

Setransp

 

Setransp

 

Setransp

 

 

Parceiros

 

 

Fazer o Bem

 

Ciclo Urbano

 

Adjor

 

Sindjor

 

 

Twitter