Na Política

Biblia Online

18/07/17 | 06:26h (BSB)

PMA vai punir quem está sujando a cidade

O prefeito Edvaldo Nogueira iniciou a semana em contato direto com a população. Em entrevista à rádio Fan FM, na manhã desta segunda-feira (17), ele fez um balanço dos seis primeiros meses da sua gestão, interagiu com os ouvintes e detalhou as ações do governo municipal em suas principais áreas. Ao tratar da limpeza pública, um dos principais temas abordados e que mais gerou engajamento do público, Edvaldo fez um apelo aos cidadãos para que denunciem os casos de descarte irregular do lixo em Aracaju.

“Hoje, a coleta domiciliar do lixo está fluindo com normalidade. Os carros estão passando corretamente. Tem uma boa limpeza pública na cidade, mas estamos ainda enfrentando o problema do descarte irregular de resíduos da construção civil. Em menos de dois meses, nós coletamos mais de 6 mil toneladas de entulhos. Mas ainda assim, a situação continua difícil. Aquele entulho da construção doméstica, da pequena reforma, é de responsabilidade da prefeitura – e para esta situação, temos as caixas coletoras. Mas o que temos visto é que tem havido descarte ilegal de resíduos por parte de empresas. Por isso, quero pedir a colaboração da população, para que denuncie. A revolta do povo é minha também: é inaceitável que os entulhos sejam jogados nas ruas”, afirmou.


Edvaldo informou que a prefeitura está montando uma força-tarefa para combater estas práticas. Ele explicou que a fiscalização será rigorosa, com autuação e aplicação de multas. “A Secretaria da Defesa Social, a Guarda Municipal, a Secretaria de Meio Ambiente e a Empresa Municipal de Serviços Urbanos estão atuando juntas para combater estas situações. Então, o meu apelo é para que o cidadão seja um parceiro da prefeitura, não fazendo o descarte irregular do lixo e denunciando aqueles que o fazem. Nós vamos punir quem está sujando a cidade. As multas são altas”, ressaltou. As denúncias sobre descarte irregular do lixo podem ser feitas pela população por meio do telefone 153 ou pelo Whatsapp: (79) 98166-7790.


Durante a entrevista, vários ouvintes enviaram ao programa imagens e fizeram relatos de descarte irregular de entulhos, em localidades onde a atual gestão tem realizado a coleta de forma constante. “A prefeitura limpa em um dia, mas no outro já colocam de novo os entulhos. A culpa não é da prefeitura, que está limpando a cidade. O povo precisa se conscientizar”, afirmou a ouvinte Mara, moradora do conjunto Bugio. Da mesma forma, o ouvinte Júnior Pinheiro reconheceu o empenho da gestão de Edvaldo Nogueira e lamentou os casos de descarte irregular.


Compromisso


Ainda sobre a coleta do lixo, o prefeito destacou que cumpriu, no final do mês passado, um compromisso firmado com os aracajuanos de lançar ainda no primeiro semestre da sua administração o edital definitivo da limpeza pública. “Este é o primeiro grande compromisso da nossa gestão, que já estamos cumprindo. Mais de 35 empresas já tinham entraram com pedido de acesso ao edital. Estamos muito confiantes de que o processo se dará de maneira célere, uma vez que o edital foi lançado nacionalmente e de maneira transparente. O nosso prazo é dia 30 desse mês, quando abriremos os envelopes. Se não houver nenhuma judicialização, teremos um serviço ainda melhor e mais completo de limpeza da cidade neste semestre”, afirmou.

Retomada de obras

Questionado pelo radialista George Magalhães a respeito das ações para este semestre, Edvaldo anunciou que irá retomar até 20 obras na cidade, com recursos que pleiteou junto à Caixa Econômica Federal. O prefeito, inclusive, citou viagem que fará nesta terça-feira (18), para Brasília. “Vou visitar os ministérios, em busca de recursos. Também vou acompanhar o andamento da liberação dos recursos da Caixa para servir de contrapartida para estas 20 obras que queremos iniciar entre agosto e setembro”, disse.

O gestor municipal citou ainda as obras que foram iniciadas nos últimos dias, como a urbanização do Moema Mary, que terá impacto positivo direto na resolução dos alagamentos da avenida Euclides Figueiredo, e a obra de infraestrutura no bairro Japãozinho. “Nós demos ordem de serviço de duas obras importantes. A do Loteamento Moema Mary, que vai melhorar a vida daquela comunidade ao mesmo tempo em que vai ajudar na solução definitiva dos problemas da Euclides Figueiredo. E a do Japãozinho é uma obra sonhada pela população há 30 anos”, destacou.

Edvaldo ainda lembrou as duas inaugurações que realizou no início da gestão: a Praça de Esportes e Cultura Abraão Crispim, no conjunto Veneza, e a Escola de Ensino Infantil José Calumby Filho, a primeira escola do bairro 17 de Março. “São obras que eu comecei na minha gestão anterior, mas que não tiveram prosseguimento célere nos últimos quatro anos, e que quando eu cheguei à gestão finalizei e coloquei para funcionar”, afirmou.


Da Ascom



20-04-2024
 

 

 

Resultados - Elei��es

 

Setransp

 

Setransp

 

Setransp

 

 

Parceiros

 

 

Fazer o Bem

 

Ciclo Urbano

 

Adjor

 

Sindjor

 

 

Twitter